ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto Câmara Aberta recebe alunos do Colégio Santa Maria

28 de agosto, por Leandro Perché

“É desde cedo que plantamos a sementinha para a cidadania”. Com essa frase, a professora Glaucineia Patrícia dos Anjos, do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem, resumiu a visita de 62 alunos da instituição à Câmara Municipal de Contagem nesta quarta-feira (28/08). O projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, tem justamente este objetivo – contribuir para a formação cidadã e política dos jovens estudantes contagenses.

Nesse sentido, os estudantes do quinto ano tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Legislativo municipal, visitando sua presidência e conversando com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho. E, em plenário, assistiram palestra sobre política, democracia, o papel do vereador e o processo legislativo, além de participarem de simulação da votação de um projeto de lei.

Dirigindo-se aos jovens, Daniel Carvalho ressaltou que o objetivo de abrir as portas da Câmara para o estudante é ajudar a despertar sua consciência política. “Vocês têm sido preparados para ser profissionais competentes, mas queremos contribuir para que sejam também cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de sua responsabilidade na construção de uma sociedade melhor. Despertando seu interesse na política, vamos fazer com que vocês tomem melhores decisões e, quem sabe no futuro, sejam bons políticos”.

Muito interessados, os estudantes participaram ativamente das atividades, e fizeram perguntas ao presidente sobre seu trabalho, e sobre questões de segurança pública, educação, saúde e lazer. Em plenário, procuraram saber sobre o trabalho dos vereadores e debateram acaloradamente um projeto fictício de educação, que acabou sendo aprovado pelos vereadores mirins.

“Trouxemos nossos alunos à Câmara para que eles tenham uma vivência da política e aprendam um pouco mais sobre cidadania. Faz parte de um projeto de conscientização sobre meio ambiente, patrimônio histórico e cultural e política. A partir disso, eles começam a perceber a importância de conhecer seus direitos e deveres e de participar ativamente no cuidado com o bem comum, que é o início do caminho para a cidadania”, concluiu a professora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem