ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Aberta para alunos da E.M. Profa. Ana Guedes Vieira

8 de novembro, por imprensa

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta semana, centenas de estudantes do 3º e 4º anos da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, localizada em Nova Contagem. As visitas fazem parte do projeto Câmara Aberta, promovido pela Escola do Legislativo.

A primeira atividade foi realizada na quarta-feira (06/11), quando os alunos puderam conhecer a sede do Legislativo, além de conversar com o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, sobre política, cidadania e o papel dos vereadores.

Muito atento ao que dizia o parlamentar, Pedro Arthur levantou a mão para participar do bate-papo: “A escola trouxe a gente aqui para termos conhecimento e saber o que a gente pode fazer no futuro, com consciência do que pode acontecer com as nossas escolhas. Por exemplo, se eu votar naquele político, o que ele pode fazer de bom para mim ou me prejudicar. É importante também para a gente conhecer as regras e saber respeitá-las”, explicou.

O presidente Daniel Carvalho confirmou as palavras do estudante, destacando que o objetivo da Câmara é justamente “despertar o interesse político nos jovens contagenses, ajudando na sua formação, para que, no futuro, eles sejam não apenas bons profissionais, mas cidadãos conscientes sobre seu papel na construção de uma cidade melhor, e que possam, quem sabe, se tornarem grandes líderes”.

Na quinta-feira (07/11), quem recebeu e deu as boas vindas às turmas foi o 1º secretário da Câmara, vereador Capitão Fontes, que também falou um pouco mais sobre a função exercida pelos parlamentares. Em plenário, os alunos acompanharam a palestra ministrada pelo procurador legislativo, Rodrigo Diniz, e apreciaram um projeto de lei fictício, simulando uma votação da Casa.

Viviane Alves, pedagoga da Escola Municipal Ana Guedes Vieira, acompanhou as turmas e afirmou que “não poderíamos deixar de trazer essas crianças à Câmara, que faz parte do patrimônio cultural da nossa cidade, e eu valorizo muito isso. Então, como já é do conteúdo programático deles, estamos conhecendo mais um monumento importante do município ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo e do Centro Cultural. Além disso, realmente é necessário conhecer o que acontece aqui e, desde criança, ter ciência da importância do trabalho político”.

A escola ou faculdade que se interessar pelo programa Câmara Aberta, e quiser realizar uma visita guiada à Câmara de Contagem, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (31) 3359-8750.

*Por Leandro Perché e Natália Rosa

 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem