ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Protetores buscam apoio da Câmara em defesa dos animais

22 de janeiro de 2021, por Lorena Carazza

   

Nesta sexta-feira (22/01), protetores de animais se reuniram com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade) e os vereadores Carlin Moura (PDT) e Daniel Carvalho (PL). O grupo apresentou várias reivindicações relacionadas ao direito animal.

De acordo com a protetora Rosângela Maria de Oliveira, só no ano passado ela realizou, com recursos próprios, a castração de cerca de dois mil cães e gatos de rua. “Temos um sério problema em Contagem e, ao meu ver, é um problema de saúde pública. São milhares de animais abandonados, os últimos dados divulgados pela Prefeitura, em 2018, apontavam mais de 100 mil animais nas ruas. A gente leva esses animais à Zoonoses e é mandado de volta sem tratamento, e, pior ainda, sem castração, que, além de controlar a reprodução, reduziria o risco de transmissão de doenças”, afirmou.

Sobre a castração, o vereador Daniel Carvalho destacou que, em 2017, atuou na destinação de emendas para reforma da Zoonoses e aquisição de castramóvel: “Temos nos debruçado há muito tempo sobre este tema, aprovamos vários projetos de lei para proteção animal e conseguimos importantes avanços, como o castramóvel. Mas precisamos da atuação do Executivo porque é um equipamento que está parado e a prefeitura já sinalizou positivamente a respeito de sua utilização”.

A presidente da Comissão de Direito Animal da OAB, Dra. Regiane Nunes, ressaltou que o primeiro passo seria a centralização das reivindicações e organização das demandas. “Temos que identificar os principais problemas, porque são milhares, e atuar de forma organizada. Podemos nos espelhar em iniciativas de outros estados que conseguiram reduzir o abandono, mas estamos certos que o ponto de partida é, sim, a castração”, reiterou.

Para conduzir essa organização, Alex Chiodi sugeriu que a Câmara, junto aos protetores e sociedade civil, cobre do Executivo a criação de um setor específico para atender demandas relacionadas ao Direito Animal.  “Somente a Secretaria de Meio Ambiente não parece suficiente para tratar esse tema tão complexo e que exige tantos esforços. Temos que unir a força da Câmara e a de vocês para desenvolver políticas públicas eficazes em favor dos animais. Tenho certeza que é uma causa de todos os vereadores”, afirmou. 

Já o vereador Carlin Moura pediu também a criação de uma comissão e um fórum permanente de debate: “Temos uma Comissão Permanente do Meio Ambiente, mas também precisamos de uma comissão que trate especificamente a causa animal, precisamos debater legislações e caminhos para esse tema”. 

Os vereadores Alex Chiodi, Daniel Carvalho e Carlin Moura defenderam a criação de um Fundo Municipal de Proteção Animal, a fim de captar recursos para defesa dos animais, e sugeriram diversas formas de arrecadação. Entre elas, o direcionamento de recursos advindos de multas aplicadas por maus-tratos a animais. 

Os vereadores lembraram, ainda, que outros animais, como os cavalos, sofrem com abandono e descaso e precisam de proteção e cuidado. Por fim, comprometeram-se a criar, em fevereiro, uma Comissão Externa de Direito Animal para que esses debates sejam aprofundados e a atuar na fiscalização para que as reivindicações sejam executadas pelo Poder Executivo.

Veja mais notícias

Câmara avança na promoção da acessibilidade com aprovação de projet...

Depois de quatro semanas de discussão em plenário e dois pedidos de vista, a Câmara aprovou, em segundo turno e redação final, na última terça-feir...

27 de junho, por Lorena Carazza

Projeto regula termo de ajustamento disciplinar na administração mu...

O Termo de Ajustamento Disciplinar (TAD) é um mecanismo de solução alternativa a incidentes disciplinares de servidores no âmbito da Administração ...

27 de junho, por Leandro Perché

Projeto modifica composição do Conselho Municipal da Criança e do A...

A Câmara de Contagem aprovou na 20ª Reunião Ordinária de 2025, realizada terça-feira, 22/06, o Projeto de Lei 09 de 2025, enviado pelo Poder Execut...

26 de junho, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem