ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Aprovado projeto de reajuste para auditores de Contagem

20 de setembro de 2022, por Leandro Perché

A Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (20/09), mais um projeto voltado para a valorização dos servidores municipais. Desta vez, foram contemplados os auditores de controle interno – que atuam na fiscalização das ações e processos da Prefeitura, e na avaliação do cumprimento das metas e da execução de programas e orçamentos pela administração pública, com vistas a garantir eficácia, eficiência e transparência na gestão municipal.

O Projeto de Lei Complementar 23/2022 concede reajuste parcelado para a categoria: de 10,71% a partir deste mês; de 9,67% em setembro do próximo ano; e de 8,82% a partir de 1o setembro de 2024. Desta forma, ele altera a tabela de vencimentos estabelecida na Lei Complementar 255/2011, fazendo com que o salário base passe de R$ 7.500 para R$ 9.216. Isso representará impacto orçamentário de pouco mais de R$ 1 milhão ao final desse período.

A matéria faz parte do pacote de medidas da gestão municipal destinado à valorização dos servidores públicos, cujos projetos foram debatidos, ampliados e aprovados neste ano pela Câmara. Isso inclui a valorização dos servidores da Educação; da Saúde; da Guarda Civil; ACE e ACS; servidores de engenharia, arquitetura e urbanismo; fiscais da Prefeitura; entre outras categorias, além melhoria no auxílio alimentação e reajuste geral para todas.

De acordo com a prefeita Marília Campos (PT), em texto anexo ao projeto, a proposição compõe a política de valorização das categorias profissionais, “de modo a viabilizar uma gestão pautada na modernização da administração pública; e vem ao encontro dos objetivos da atual gestão no sentido de fomentar o aperfeiçoamento do exercício de fiscalização, promovendo a busca por eficiência, eficácia e consolidação de uma cultura de controle preventivo, transparente e com apoio às boas práticas para a governança pública”.

Durante o debate em segundo turno, o vereador Carlin Moura (PSB) enalteceu a categoria e parabenizou o Executivo. “Faço o registro da qualidade dos nossos servidores que atuam na Controladoria Geral, que têm feito um trabalho de excelência do ponto de vista do controle interno e da transparência. Todos os indicadores analisados pelo Tribunal de Contas do Estado e da União, e pelos Ministérios Públicos, tem demonstrado a relevância de sua atuação”.

Carlin acrescentou que, durante o seu período a frente do Município, procurou “valorizar a Controladoria, por ser a melhor forma de combater a corrupção e de ter transparência. Além disso, no programa de ‘acordo de resultados’, nossos servidores responderam com a maior eficiência, e não é a toa que nossos controladores, a atual e o anterior, obtiveram as melhores notas entre os demais no processo seletivo para compor a Controladoria do Estado. Temos orgulho desses servidores e parabenizo à prefeita pela valorização”, concluiu.

Veja mais notícias

Projeto amplia proteção dos animais contra abandono temporário

Foi aprovado em Plenário, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 418/2025, de autoria do vereador Léo da Academia (PDT), que proíbe o aband...

23 de junho, por Lorena Carazza

Câmara forma mais uma turma de Libras

Formar para incluir. Com esse princípio, a Câmara de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, promoveu mais uma edição do curso Libras Comunica...

23 de junho, por Marco Túlio de Sousa

CCJ da Câmara recebe PGM para discutir Programa de Residência Jurídica

Os vereadores receberam, na manhã desta sexta-feira (19/06), representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) na Presidência da Câmara. O en...

22 de junho, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem