A Câmara Municipal de Contagem recebeu na manhã desta quarta-feira (15/01) o Comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) coronel Flávio Godinho. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Bruno Barreiro (PV), e os vereadores Pedro Luiz (PL), Rodrigo do Posto (Mobiliza), Mauricinho do Sanduíche (PL), Denilson da Juc (Mobiliza), Tia Keyla (PL), Fatinha Manancial (União), Didi (PRD) e Daniel Carvalho (PSD). Em pauta, a segurança pública na cidade e possibilidades de colaboração entre a PM e o Legislativo Municipal.

Na reunião, o comandante respondeu a perguntas sobre as ações da corporação na cidade e acolheu demandas e sugestões dos parlamentares para melhorias nos serviços prestados aos cidadãos contagenses. “Estar próximo dos vereadores e do presidente da Câmara tem grande valor para a Polícia Militar, pois a gente passa a ter uma assessoria para ter mais conhecimento dos problemas da cidade. Assim, conseguimos atuar prevenindo e reprimindo crimes nas regiões onde eles ocorrem”, disse.
Os parlamentares abordaram diversos tópicos. Pedro Luiz falou sobre a importância de o Estado adquirir mais câmeras e, inclusive, dos moradores cooperarem com as forças de segurança cedendo imagens que possam auxiliar a investigação de possíveis crimes. Rodrigo do Posto abordou questões específicas do Nacional, em especial, a necessidade da presença de militares na Praça Nossa Senhora de Fátima. Mauricinho, por sua vez, sugeriu que fosse analisada a possibilidade de a Prefeitura colaborar com manutenções em instalações utilizadas pela corporação, de modo a garantir uma melhor prestação de serviço.

Didi solicitou que fosse reforçado o policiamento no bairro Darcy Ribeiro, sobretudo no período noturno, e recomendou atuação preventiva nas escolas. As ações em unidades de ensino também foram destacadas por Tia Keyla, que se manifestou favorável pela instalação de câmeras e enfatizou a relevância de políticas focadas na proteção das crianças. Fatinha concordou com a relevância do uso de câmeras e falou de demandas específicas do Industrial. Já Denilson da Juc parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho desempenhado na cidade e indicou regiões do Ressaca que necessitam de mais atenção. Daniel Carvalho falou da importância de uma Comissão de Segurança Pública forte na Câmara para colaborar com a PM nessa área, além de um trabalho efetivo do Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem.
O presidente Bruno Barreiro agradeceu ao coronel Godinho pela disposição em manter um canal de diálogo entre o Legislativo Municipal e a PM e reforçou que os parlamentares têm muito a contribuir. “O vereador é da cidade, ele representa o município, mas também atua de forma segmentada nos bairros, podendo colaborar com os militares nas necessidades particulares de cada lugar”, disse. Bruno também sugeriu a realização de parcerias entre a Escola do Legislativo da Câmara e a PM em iniciativas de caráter educativo.
Para o coronel da PM, o encontro com os parlamentares foi muito positivo. “Saímos dessa reunião com boas ideias e boas expectativas para que possamos melhorar o policiamento nas escolas, em horários em que a Polícia Militar talvez não esteja presente – vamos rever isso a partir do pedido de cada vereador. Para a Polícia Militar é muito importante participar da vida do município”, finalizou Godinho.
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...
A violência ainda faz parte da realidade de muitas brasileiras. De acordo com pesquisa do Instituto DataSenado, 3,7 milhões de mulheres sofreram al...
Novembro e dezembro são meses de mobilização contínua pelo fim da violência contra as mulheres. Do dia 20 de novembro a 10 de dezembro ocorre a cam...