ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem sedia encontro de Fórum Regional do Governo de Minas

8 de fevereiro, por Leandro Perché

Vereador Ivayr Soalheiro (PDT) é escolhido para compor Colegiado Executivo

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, na manhã desta quarta-feira (08), uma das reuniões dos Fóruns Regionais do Governo do Estado de Minas Gerais. Programa de gestão instituído em 2015, esses fóruns tem por objetivo oferecer um canal efetivo de diálogo entre a população e a administração estadual, inserindo os cidadãos nas decisões sobre as ações governamentais, com foco nas perspectivas regionais.

O Secretário Executivo do Território Metropolitano, Ronaldo Manassés, abriu a reunião explicando o conceito e a importância dos Fóruns Regionais para a gestão do Governo do Estado. “Pensando em se aproximar mais dos municípios e dos cidadãos, e de suas demandas e necessidades, o governador Fernando Pimentel criou os fóruns, dividindo o estado em 17 territórios de desenvolvimento e, cada um, em microterritórios. A partir dos fóruns e de seus representantes, conseguimos levar as políticas públicas do Estado para atender melhor a população”.

Além de membros da sociedade civil, participam dos fóruns representantes de órgãos estaduais e federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. A partir dos encontros desses agentes, são levantadas as demandas específicas de cada território, oferecendo informações para que o Governo do Estado desenvolva um plano de ações voltado para as reais necessidades de cada região de Minas.

Escolha do Colegiado

17-02-08 - Fórum Regional de Governo - Foto Leandro PerchéContando com a participação de representantes dos três municípios que compõem a Microrregião de Contagem – Sarzedo, Ibirité e Contagem –, o encontro na Câmara marcou a escolha do vereador Ivayr Soalheiro (PDT), de Contagem, para compor como suplente o Colegiado Executivo. O vereador titular da Microrregião será o presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, Marcos Antônio (PMDB).

De acordo com Ronaldo Manassés, a intenção é realizar, nos próximos dias, reunião envolvendo os prefeitos dos três municípios da Microrregião, para escolher quem, dentre eles, também irá fazer parte do Colegiado Executivo dos Fóruns.

Para Soalheiro, a participação de Contagem nos Fóruns é essencial na busca de soluções para os problemas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A nossa cidade é muito importante nesse contexto, pela sua posição na RMBH, sendo a segunda maior cidade e por ter uma característica de integração com muitas cidades vizinhas. Pelo peso que tem na indústria e no desenvolvimento da região, ela influencia bastante outros municípios”, destacou.

O vereador de Contagem aproveitou a reunião para colocar a Câmara Municipal à disposição do Governo do Estado nesse programa. “A participação do legislativo municipal nos Fóruns é importante na medida em que as políticas públicas precisam passar pelas Câmaras para que sejam consolidadas como direito dos cidadãos. Por isso, participaremos ativamente desse processo”, concluiu Soalheiro.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem