Category Archives: Eventos

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é administração pública. Além das limitações impostas pela legislação eleitoral, uma questão que preocupa os agentes políticos é o correto fechamento das contas em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desta forma, a Escola do Legislativo de Contagem trouxe para o plenário da Câmara Municipal de Contagem, nesta segunda-feira (17/06), o Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas, em parceria com a Brasil Master, instituição educacional responsável pelo conteúdo pedagógico e emissão de certificado aos participantes.

Durante todo o dia, servidores e interessados pela administração pública tiveram uma palestra com a professora Lucy Fátima de Assis Freitas, membro do Conselho Federal de Contabilidade, coordenadora do curso de Contabilidade Pública da PUC Minas e servidora do município de Belo Horizonte, onde exerceu a função de contadora-geral por mais de dez anos.

A abertura do Fórum foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV) que, além de dar as boas-vindas aos participantes, falou sobre os projetos e êxitos alcançados pelas ações da Escola do Legislativo.

Entre servidores da Câmara, da Prefeitura e também de outras cidades, a servidora da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Elaine Drumond, participou do curso e aproveitou para tirar dúvidas com a palestrante.

“Já conhecia a Lucy de outras palestras, ela tem um conhecimento incrível sobre o assunto. Como há regras em constante mudança no Tribunal de Contas e a Lucy está sempre atualizada, essa oportunidade sem dúvida vai contribuir e muito para o meu trabalho”, disse.

 

Regional Industrial recebe ação social da Ouvidoria da Câmara

O Centro Social Urbano (CSU) do bairro Amazonas – Regional Industrial, ficou repleto de pessoas na manhã do último sábado (25/05). Isso porque a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem promoveu no local mais uma edição da sua ação social, que vem rodando as regionais da cidade desde 2017.

Quem passou pelo local pode aproveitar uma série de serviços oferecidos pelos parceiros do evento: emissão de carteira de identidade e do cartão Ótimo, cadastro no Bolsa Família, serviços do Sine, orientação nutricional, ajuste e limpeza de óculos, orientação jurídica e do Procon, doação de mudas, adoção de animais, espaço kids, apresentações culturais e outros.

Os vereadores Vinícius Faria (PCdoB), Caxicó (PPS) e Pastor Itamar (PRB), além do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), estiveram presentes durante todo o evento, oportunidade em que andaram e conversaram com a população.

Outra presença foi a do administrador regional do Industrial, o ex-vereador Beto Diniz, que parabenizou a Câmara pela iniciativa e se colocou novamente à disposição caso a Ouvidoria volte a realizar eventos na região.

A equipe da Ouvidoria da Câmara ficou responsável por recolher as reclamações, sugestões e dúvidas da população sobre os serviços públicos da cidade e sobre o trabalho dos vereadores. De acordo com a ouvidora do Legislativo, Gabriela Diniz, as dezenas de demandas foram sobre assuntos diversos, mas a maior parte foi sobre a Saúde.

“Recebemos muitas reclamações de falta de médico em UBS e de demora na marcação de consultas especializadas”, explicou. Outras demandas recolhidas pela Ouvidoria foram sobre segurança, trânsito e também pedidos de emprego, que foram encaminhados para o Sine, presente no evento.

De acordo com Daniel Carvalho, mais do que oferecer lazer e serviços, a Ouvidoria Cidadã quer aproximar a Câmara da população. “Nem todo mundo tem condições de ir à Câmara, mas nós também queremos ouvir esse cidadão. É por isso que estamos aqui, para ouvir e para contribuir efetivamente para uma cidade melhor”, disse.

O senhor Adelardo dos Santos, por exemplo, aprovou a ideia. Ele, que nunca foi à Câmara, foi atendido pela Ouvidoria e conseguiu registrar sua reclamação sobre uma cobrança indevida do IPTU residencial. “Aproveitei e medi minha pressão, tá igual de gente nova (risos) ”. Rosilene Soares passava pelo local com seus dois filhos quando percebeu a movimentação. Satisfeita, ela conseguiu do Procon as orientações que buscava. “Me ‘quebrou um galho’ não ter que ir lá no Eldorado”, disse.

Outras ações da Ouvidoria

A Ouvidoria Cidadã vai realizar outras duas grandes ações sociais na cidade este ano, uma em julho, na Regional Ressaca, outra em outubro, na Regional Sede. No entanto, as visitas da van da Ouvidoria às demais regionais continuam mensalmente. As datas e locais serão divulgadas posteriormente nas redes sociais da Câmara e no site www.cmc.mg.gov.br.

Fale com a Ouvidoria

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32.017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

 

 

Câmara Aberta conclui ciclo de palestras sobre autismo e inclusão

O autismo e a inclusão escolar foram os temas de abril do Câmara Aberta, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Em razão do mês de conscientização sobre o autismo, a Escola do Legislativo convidou a equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo, localizado no bairro Milanês, para um ciclo de palestras sobre o autismo e outras síndromes e condições especiais em ambiente escolar.

A escola é referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, ela acolhe 40 com alguma deficiência neurológica ou condição especial, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras.

O encerramento aconteceu na noite desta segunda-feira (29/04), na Faculdade Única, localizada na região da Sede. Cerca de 40 alunos do terceiro ao oitavo período do curso de Pedagogia da instituição assistiram à exposição de Luciana Cristina Soares, Ana Carla Pereira Soares e Sara Camilo, parte da equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo.

Na ocasião, os futuros profissionais da Pedagogia assistiram atentos à palestra da equipe convidada. As três falaram sobre as disposições legais que tornam a inclusão uma obrigação, e deram exemplos de iniciativas e atitudes que as escolas devem ter para praticarem, de fato, a inclusão dos alunos especiais.

Selma de Fátima já se interessava pelo assunto e aumentou seu conhecimento sobre o tema

Luciana, por exemplo, mostrou uma prova adaptada para um aluno especial que compreende os conteúdos escolares por meio de desenhos. “A disciplina e a matéria são as mesmas dos outros colegas de sala, mas a forma de exposição é diferente”, explica. Ana Carla, professora de recreação, também compartilhou com os presentes as suas experiências durante as aulas inclusivas.

A aluna Selma de Fátima, do oitavo período, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo de levar o tema para a discussão nas faculdades. Ela, que se interessa pela inclusão e pretende trabalhar na área quando concluir o curso, levou como ensinamento a necessidade de acreditar no potencial das crianças e jovens com autismo.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Única, Ana Carolina Coelho Fernandes, a contribuição da palestra para a formação dos alunos foi importante. “Além da teoria, tentamos sempre trazer para os alunos as experiências e práticas que deram certo. E foi isso que vimos aqui hoje. Foi extremamente produtivo”, disse.

Ampliação do Câmara Aberta

O Câmara Aberta é um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem que, por meio de ações e palestras em instituições de ensino e de visitas guiadas de estudantes na própria Câmara, busca aproximar alunos de diversos níveis e áreas de conhecimento do Legislativo.

O projeto, que a princípio tinha como atribuição ensinar e falar sobre cidadania, democracia, papel dos vereadores e os processos Legislativos, com o tempo foi se ampliando, introduzindo no planejamento de palestras temas diversos, que vão além da política.

Em março, por exemplo, o Câmara Aberta levou a três escolas do município uma equipe de profissionais, dentre eles psicólogos, para fazer junto aos jovens uma campanha de conscientização contra o bullying.

Já em abril, autismo e inclusão foram tratados em duas ações na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca (nos dias 08 e 15 de abril), na visita à faculdade Una Contagem, no último dia 26, encerrando esse ciclo de palestras nesta segunda-feira.

Legislativo homenageia cidadãos com entrega títulos de honra

O plenário da Câmara Municipal de Contagem recebeu centenas de pessoas, na noite desta quinta-feira (25/04), que prestigiaram a cerimônia de entrega de títulos de honra. Na ocasião, oito personalidades que têm reconhecida contribuição para o desenvolvimento da cidade foram homenageadas.

Confira a galeria de fotos e a lista dos homenageados da noite:

Cidadania Honorária

– Francisco Silva Lima

– Joaquim Gomes de Fátima

Projetos de autoria do Vereador Arnaldo de Oliveira

– Capitão Leopoldo de Vasconcelos Maria

Projeto de autoria do 1º secretário, Vereador Capitão Fontes

– João Bosco de Castro

Projeto de autoria do Vereador Edgard Guedes da Farmácia

– Dr. Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp

Projeto de autoria do Vereador Jair Tropical

– Marcelo Augusto Gomes Cataldo

Projeto de autoria do Vereador Jerson Braga Maia – Caxicó

Honra ao Mérito

– Renato Rios Neto

Projeto de autoria do Vereador Xexéu

Mérito Desportivo

– Valdir Naves da Silva – Juninho Naves

Projeto de autoria do Vereador José Carlos Gomes

 

 

Câmara homenageia mulheres na próxima quarta-feira (13/03)

O Legislativo municipal se prepara para mais uma solenidade de Mérito da Mulher Contagense, ocasião em que a Câmara homenageia mulheres que deixaram seus nomes marcados na história do município, e por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

 

Data: 13 de março de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Plenário Vereador José Custódio (Câmara)
Praça São Gonçalo, nº 18 – Centro / Contagem – MG

 

Agraciadas:

– Cabo Tatiane Mara Moura Santos – Indicada pelo vereador Alessandro Henrique

–  Josefina Afonso de Souza Rocha – Indicada vereador Alex Chiodi

– Sirlene Pereira dos Reis – Indicada pelo vereador Arnaldo de Oliveira

– Renata de Carvalho Schettino – Indicada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira e Rogério Marreco

– Ariadne Cristina Coelho – Indicada pelo vereador Bruno Barreiro

– Sandra Aparecida Trad – Indicada pelo vereador Capitão Fontes

– Anamaria Malta Lima – Indicada pelo vereador Daniel Carvalho

– Rosália Magalhães Marquês – Indicada pelo vereador Daniel do Irineu

– Júnia Mendes Barbosa – Indicada pelo vereador Edgar Guedes

– Irmã Maria Helena Rodrigues – Indicada pelo vereador Teteco

–  Vânia Conceição Ferreira – Indicada pela vereadora Glória da Aposentadoria

– Dulce Consuêlo Santa Rosa Bravo – Indicada pelo vereador Pastor Itamar

– Dagmar Otoni Silva – Indicada pelo vereador Jair Tropical

– Glaucia Cardoso Paixão Mateus – Indicada pelo vereador Caxicó

– Márcia Antônia Ferreira – Indicada pelo vereador José Carlos Gomes

– Valeria Dutra Batista Catalan – Indicada pelo vereador Dr. Rubens Campos

–  Junia Fernandes de Oliveira Carrieri – Indicada pela vereadora Silvinha Dudu

– Sibele de Fátima Neiva Miranda – Indicada pelo vereador Vinicius Faria

– Neuza Maria Gomes Dutra – Indicada pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista

– Débora Dayane Batista – Indicada pelo vereador Xexéu

– Terezinha Gomes de Faria – Indicada pelo vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena

Comissão de Educação da Câmara realiza audiência pública nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Comissão Externa de Educação, realiza, a partir das 19h desta terça-feira (26/02), no plenário, uma audiência pública que vai discutir o modelo de parceria público-privada (PPP) para a implantação das Escolas em Tempo Integral no município.

O modelo de Parceria Público-Privada para a Educação em Contagem, proposta por meio de Projeto de Lei pelo Executivo, foi aprovado em setembro do ano passado pela maioria dos vereadores – Lei Municipal 4.963/2018.

A escolha da empresa que executará os projetos das ETI será feita por licitação, no modelo de concessão administrativa. A vencedora do processo licitatório deverá construir cinco escolas, reformar e adequar outras duas, que funcionarão em período integral e oferecerão atividades no turno e contra turno escolar para os estudantes de Contagem.

Além disso, será responsabilidade da empresa vencedora a aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia de informação, operação, manutenção e reposição estrutural e a prestação de serviços administrativos, de segurança, de higiene e limpeza e manutenção e conservação predial nas sete ETI que funcionarão em Contagem.

Em 28 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma audiência que tratou do tema, também na Câmara Municipal, cumprindo uma obrigação legal.

Agora, a Comissão Externa de Educação do Legislativo se mobiliza para fazer a discussão. Espera-se a participação de representantes do Executivo, especialmente das Secretarias de Governo e de Educação, do Sindi-Ute, dos vereadores e da sociedade civil.

 

 

Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Praça da Glória – Eldorado

A terceira ação social deste ano da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem está chegando na Regional Eldorado. No dia 24 de novembro, sábado, das 9h às 14h, vários serviços gratuitos e lazer estarão à disposição da população na Praça da Glória.

Confira toda a programação:

Escola do Legislativo prepara mais centenas de alunos para a redação do Enem

O auditório da Una Contagem foi palco, mais uma vez, do Aulão Solidário para o Enem 2018, promovido pelo projeto “Câmara Nota 10” da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Desta forma, a Escola fechou com chave de ouro o ciclo de palestras preparatórias para alunos da cidade que vão fazer a prova do Enem.

As aulas aconteceram na última quinta-feira (25/10) e foram voltadas para a redação, quesito de grande peso nas provas do Enem e que costuma tirar o sono dos jovens concorrentes. As professoras Flávia Rita Coutinho Sarmento e Joice Castro foram as responsáveis pelas aulas. O período da manhã foi das 9h às 11h e a tarde das 13h às 15h30.

Os quase 200 alunos da Escola Estadual Rui Pimenta e os demais inscritos pelo site da Escola do Legislativo tiveram, com as duas professoras, explicações detalhadas sobre estrutura de texto dissertativo-argumentativo, gênero exigido na redação do Enem. Além disso, elas sugeriram vários temas que podem cair este ano.

A aluna do terceiro ano Bruna de Souza Alves saiu satisfeita com a aula. Ela, que vem estudando ao longo do ano para o Enem, afirmou que as explicações da professora Flávia Rita serão muito importantes para seu sucesso na redação. “Realmente saio daqui com uma base muito boa, nunca tive uma aula de redação tão boa e prática”, disse.

O Enem 2018 vai ser realizado nos dias 4 e 11 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 5,5 milhões de estudantes são esperados para as provas.

Ouvidoria Cidadã ouve a população da Regional Petrolândia

Elisângela Fernandes reclama da falta de linhas de ônibus na região do Tropical II e da ausência de rede de esgoto no local. Antônio Carlos relatou que, além da falta de rede de esgoto, a limpeza da fossa não é feita regularmente, causando transtornos para os moradores.

Já Pedro Paulo alertou que os moradores do Tropical estão correndo risco ao atravessarem a Avenida Durval Alves de Faria, em frente ao oratório Nossa Senhora Aparecida. “Seria importante uma passagem elevada para pedestres”, diz, mostrando o fluxo intenso de carros.

Essas e outras demandas foram coletadas pela equipe da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem na última sexta-feira (19/10), em mais uma ação itinerante nas regionais da cidade, trabalho realizado mensalmente pela Ouvidoria desde o ano passado.

A ação itinerante da Ouvidoria tem como objetivo receber, examinar e dar o encaminhamento às manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

A van ficou toda a manhã estacionada na Avenida Durval Alves de Faria, local de muito comércio e movimento da Regional Petrolândia. De acordo com a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, as demandas foram bem diversificadas.

“Tivemos reclamações de IPTU, regularização fundiária, sinalização, trânsito, transporte público, iluminação pública, entre outras”, explicou Gabriela. “Todas serão encaminhadas para os órgãos competentes e a resposta será passada o mais rápido possível para o reclamante”, disse.

De acordo com o cronograma da Ouvidoria Cidadã, o próximo evento será no neste sábado, 27 de outubro, na Feira do Eldorado, onde a equipe estará à disposição dos visitantes da feira que quiserem registrar alguma demanda. Ao mesmo tempo, será realizada uma ação do “Outubro Rosa” no local, também organizada pela Câmara de Contagem.

Já em novembro, a Ouvidoria realiza uma ação social na Praça da Glória, no dia 24, levando à Regional Eldorado uma série de serviços gratuitos. Na ocasião, a Câmara vai fazer também uma grande ação do “Novembro Azul”, alertando para a prevenção e combate ao câncer de próstata. Fechando as atividades do ano, no dia primeiro de dezembro a Ouvidoria retorna à Feira do Eldorado.

Além das ações itinerantes e sociais da Ouvidoria Cidadã, você também pode entrar em contato pelos diversos canais de comunicação, confira:

Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702

Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br

Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br

Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170

Escola do Legislativo da Câmara promove mais um Aulão Solidário para o Enem 2018

Na próxima quinta-feira (18/10) a Escola do Legislativo vai promover mais um Aulão Solidário para o Enem 2018. Desta vez, o encontro será no auditório da Una Contagem, na parte da manhã, das 9h às 12h15. As inscrições estão abertas desde setembro, quando foi realizado o primeiro aulão do ano, no plenário da Câmara Municipal de Contagem. A próxima data será 25 de outubro, também na Una Contagem.

Quem vai ministrar as aulas da próxima quinta-feira é a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, professora de Língua Portuguesa em importantes cursos preparatórios presenciais e à distância do Brasil, com um currículo extenso na área educacional. Ela é colaboradora de alguns jornais, como Folha Dirigida, Estado de Minas e O Tempo, atua na capacitação de professores da rede pública e provada de ensino e é redatora do Guia do Estudante, da Editora Abril, além de ter vasta experiência na publicação de materiais didáticos.

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição, tanto para o dia 18/10, quanto para o dia 25/10, gratuitamente! Acesso o hotsite do projeto (clique aqui). O interessado deve doar 1 kg de alimento não perecível (menos sal e fubá), a ser entregue na entrada do evento. Em caso de interesse em mais de uma data, se faz necessária a entrega de 1 kg para cada inscrição realizada.

Mais informações pelo telefone 3359-8750.

« Mais antigas