Category Archives: Eventos

Câmara homenageia mulheres na próxima quarta-feira (13/03)

O Legislativo municipal se prepara para mais uma solenidade de Mérito da Mulher Contagense, ocasião em que a Câmara homenageia mulheres que deixaram seus nomes marcados na história do município, e por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

 

Data: 13 de março de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Plenário Vereador José Custódio (Câmara)
Praça São Gonçalo, nº 18 – Centro / Contagem – MG

 

Agraciadas:

– Cabo Tatiane Mara Moura Santos – Indicada pelo vereador Alessandro Henrique

–  Josefina Afonso de Souza Rocha – Indicada vereador Alex Chiodi

– Sirlene Pereira dos Reis – Indicada pelo vereador Arnaldo de Oliveira

– Renata de Carvalho Schettino – Indicada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira e Rogério Marreco

– Ariadne Cristina Coelho – Indicada pelo vereador Bruno Barreiro

– Sandra Aparecida Trad – Indicada pelo vereador Capitão Fontes

– Anamaria Malta Lima – Indicada pelo vereador Daniel Carvalho

– Rosália Magalhães Marquês – Indicada pelo vereador Daniel do Irineu

– Júnia Mendes Barbosa – Indicada pelo vereador Edgar Guedes

– Irmã Maria Helena Rodrigues – Indicada pelo vereador Teteco

–  Vânia Conceição Ferreira – Indicada pela vereadora Glória da Aposentadoria

– Dulce Consuêlo Santa Rosa Bravo – Indicada pelo vereador Pastor Itamar

– Dagmar Otoni Silva – Indicada pelo vereador Jair Tropical

– Glaucia Cardoso Paixão Mateus – Indicada pelo vereador Caxicó

– Márcia Antônia Ferreira – Indicada pelo vereador José Carlos Gomes

– Valeria Dutra Batista Catalan – Indicada pelo vereador Dr. Rubens Campos

–  Junia Fernandes de Oliveira Carrieri – Indicada pela vereadora Silvinha Dudu

– Sibele de Fátima Neiva Miranda – Indicada pelo vereador Vinicius Faria

– Neuza Maria Gomes Dutra – Indicada pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista

– Débora Dayane Batista – Indicada pelo vereador Xexéu

– Terezinha Gomes de Faria – Indicada pelo vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena

Comissão de Educação da Câmara realiza audiência pública nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Comissão Externa de Educação, realiza, a partir das 19h desta terça-feira (26/02), no plenário, uma audiência pública que vai discutir o modelo de parceria público-privada (PPP) para a implantação das Escolas em Tempo Integral no município.

O modelo de Parceria Público-Privada para a Educação em Contagem, proposta por meio de Projeto de Lei pelo Executivo, foi aprovado em setembro do ano passado pela maioria dos vereadores – Lei Municipal 4.963/2018.

A escolha da empresa que executará os projetos das ETI será feita por licitação, no modelo de concessão administrativa. A vencedora do processo licitatório deverá construir cinco escolas, reformar e adequar outras duas, que funcionarão em período integral e oferecerão atividades no turno e contra turno escolar para os estudantes de Contagem.

Além disso, será responsabilidade da empresa vencedora a aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia de informação, operação, manutenção e reposição estrutural e a prestação de serviços administrativos, de segurança, de higiene e limpeza e manutenção e conservação predial nas sete ETI que funcionarão em Contagem.

Em 28 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma audiência que tratou do tema, também na Câmara Municipal, cumprindo uma obrigação legal.

Agora, a Comissão Externa de Educação do Legislativo se mobiliza para fazer a discussão. Espera-se a participação de representantes do Executivo, especialmente das Secretarias de Governo e de Educação, do Sindi-Ute, dos vereadores e da sociedade civil.

 

 

Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Praça da Glória – Eldorado

A terceira ação social deste ano da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem está chegando na Regional Eldorado. No dia 24 de novembro, sábado, das 9h às 14h, vários serviços gratuitos e lazer estarão à disposição da população na Praça da Glória.

Confira toda a programação:

Escola do Legislativo prepara mais centenas de alunos para a redação do Enem

O auditório da Una Contagem foi palco, mais uma vez, do Aulão Solidário para o Enem 2018, promovido pelo projeto “Câmara Nota 10” da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Desta forma, a Escola fechou com chave de ouro o ciclo de palestras preparatórias para alunos da cidade que vão fazer a prova do Enem.

As aulas aconteceram na última quinta-feira (25/10) e foram voltadas para a redação, quesito de grande peso nas provas do Enem e que costuma tirar o sono dos jovens concorrentes. As professoras Flávia Rita Coutinho Sarmento e Joice Castro foram as responsáveis pelas aulas. O período da manhã foi das 9h às 11h e a tarde das 13h às 15h30.

Os quase 200 alunos da Escola Estadual Rui Pimenta e os demais inscritos pelo site da Escola do Legislativo tiveram, com as duas professoras, explicações detalhadas sobre estrutura de texto dissertativo-argumentativo, gênero exigido na redação do Enem. Além disso, elas sugeriram vários temas que podem cair este ano.

A aluna do terceiro ano Bruna de Souza Alves saiu satisfeita com a aula. Ela, que vem estudando ao longo do ano para o Enem, afirmou que as explicações da professora Flávia Rita serão muito importantes para seu sucesso na redação. “Realmente saio daqui com uma base muito boa, nunca tive uma aula de redação tão boa e prática”, disse.

O Enem 2018 vai ser realizado nos dias 4 e 11 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 5,5 milhões de estudantes são esperados para as provas.

Ouvidoria Cidadã ouve a população da Regional Petrolândia

Elisângela Fernandes reclama da falta de linhas de ônibus na região do Tropical II e da ausência de rede de esgoto no local. Antônio Carlos relatou que, além da falta de rede de esgoto, a limpeza da fossa não é feita regularmente, causando transtornos para os moradores.

Já Pedro Paulo alertou que os moradores do Tropical estão correndo risco ao atravessarem a Avenida Durval Alves de Faria, em frente ao oratório Nossa Senhora Aparecida. “Seria importante uma passagem elevada para pedestres”, diz, mostrando o fluxo intenso de carros.

Essas e outras demandas foram coletadas pela equipe da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem na última sexta-feira (19/10), em mais uma ação itinerante nas regionais da cidade, trabalho realizado mensalmente pela Ouvidoria desde o ano passado.

A ação itinerante da Ouvidoria tem como objetivo receber, examinar e dar o encaminhamento às manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

A van ficou toda a manhã estacionada na Avenida Durval Alves de Faria, local de muito comércio e movimento da Regional Petrolândia. De acordo com a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, as demandas foram bem diversificadas.

“Tivemos reclamações de IPTU, regularização fundiária, sinalização, trânsito, transporte público, iluminação pública, entre outras”, explicou Gabriela. “Todas serão encaminhadas para os órgãos competentes e a resposta será passada o mais rápido possível para o reclamante”, disse.

De acordo com o cronograma da Ouvidoria Cidadã, o próximo evento será no neste sábado, 27 de outubro, na Feira do Eldorado, onde a equipe estará à disposição dos visitantes da feira que quiserem registrar alguma demanda. Ao mesmo tempo, será realizada uma ação do “Outubro Rosa” no local, também organizada pela Câmara de Contagem.

Já em novembro, a Ouvidoria realiza uma ação social na Praça da Glória, no dia 24, levando à Regional Eldorado uma série de serviços gratuitos. Na ocasião, a Câmara vai fazer também uma grande ação do “Novembro Azul”, alertando para a prevenção e combate ao câncer de próstata. Fechando as atividades do ano, no dia primeiro de dezembro a Ouvidoria retorna à Feira do Eldorado.

Além das ações itinerantes e sociais da Ouvidoria Cidadã, você também pode entrar em contato pelos diversos canais de comunicação, confira:

Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702

Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br

Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br

Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170

Escola do Legislativo da Câmara promove mais um Aulão Solidário para o Enem 2018

Na próxima quinta-feira (18/10) a Escola do Legislativo vai promover mais um Aulão Solidário para o Enem 2018. Desta vez, o encontro será no auditório da Una Contagem, na parte da manhã, das 9h às 12h15. As inscrições estão abertas desde setembro, quando foi realizado o primeiro aulão do ano, no plenário da Câmara Municipal de Contagem. A próxima data será 25 de outubro, também na Una Contagem.

Quem vai ministrar as aulas da próxima quinta-feira é a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, professora de Língua Portuguesa em importantes cursos preparatórios presenciais e à distância do Brasil, com um currículo extenso na área educacional. Ela é colaboradora de alguns jornais, como Folha Dirigida, Estado de Minas e O Tempo, atua na capacitação de professores da rede pública e provada de ensino e é redatora do Guia do Estudante, da Editora Abril, além de ter vasta experiência na publicação de materiais didáticos.

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição, tanto para o dia 18/10, quanto para o dia 25/10, gratuitamente! Acesso o hotsite do projeto (clique aqui). O interessado deve doar 1 kg de alimento não perecível (menos sal e fubá), a ser entregue na entrada do evento. Em caso de interesse em mais de uma data, se faz necessária a entrega de 1 kg para cada inscrição realizada.

Mais informações pelo telefone 3359-8750.

Ouvidoria da Câmara participa do Dia da Responsabilidade Social

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem participou, no último sábado (29/09), de mais uma edição do “Dia da Responsabilidade Social” promovido pela Nova Faculdade, evento anual e já consagrado no calendário da instituição.

Neste ano, a Câmara Municipal de Contagem foi uma das dezenas de parceiros do evento, e disponibilizou a van e sua equipe durante a manhã de sábado, quando as pessoas que participaram do evento tiveram a oportunidade de registrar as demandas sobre os serviços públicos e o trabalho dos vereadores de Contagem.

De acordo com Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara, a participação no Dia da Responsabilidade Social foi importante para reafirmar o comprometimento do Legislativo com ações que envolvem cidadania.

Para a Nova Faculdade, é compromisso da instituição “promover ações que buscam transformar e aprimorar o ser como cidadão e agente de mudanças, construindo uma sociedade mais justa e igualitária e de um planeta mais sustentável”.

Por isso, o evento envolve professores, servidores e alunos da faculdade, além dos parceiros que levam ao evento a prestação de diversos serviços, como vacinação, corte de cabelo, orientação jurídica, aula de inglês, terapias naturais, palestras e workshops, além de atrações para as crianças, como brinquedos, teatro, algodão doce, pipoca, cachorro quente etc.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Ouvidoria Cidadã da Câmara promove manhã de ação social do Nacional

Depois de quase dois meses de preparação e divulgação intensas, a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem realizou a segunda Ação Social do ano, desta vez no Parque das Amendoeiras, Regional Nacional.

Durante a manhã do último sábado (25/08), centenas de moradores da região puderam usufruir de mais de 20 serviços gratuitos, além de apresentações musicais e culturais e espaço de lazer para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença, com a vacinação contra Poliomielite e Sarampo para crianças de 1 a 5 anos.

Outro parceiro presente foi o Container com Letras, uma biblioteca itinerante de compartilhamento, que percorre várias cidades fazendo doação de livros e também recebendo livros usados. O container permanecerá no Parque das Amendoeiras até meados de setembro, quando seguirá para outro espaço público.

Além disso, a van da Ouvidoria Cidadã ficou estacionada dentro do Parque, recebendo todo o tipo de reclamação, sugestão, elogio e dúvida dos cidadãos sobre os serviços públicos e o trabalho dos vereadores.

Segundo a Ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, a maior parte das demandas dos cidadãos foi relativa à própria manutenção e segurança do Parque da Amendoeiras. Além disso, houve reclamações sobre IPTU e foram dadas algumas orientações em relação a serviços da Prefeitura.

Participação do Legislativo

Durante a Ação Social, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), as duas vereadoras que representam a região do Nacional na Câmara Municipal, Glória da Aposentadoria (PRB) e Silvinha Dudu (PCdoB), além do administrador da Regional Nacional, Eduardo Rodrigues, e o representante da Secretaria de Governo, o ex-vereador Eduardo Sendon.

Em sua fala, Daniel saudou a todos os presentes, agradeceu os parceiros e ressaltou a importância do trabalho da Ouvidoria da Câmara. “Este é nosso esforço de romper os muros da Câmara e estar realmente mais próximos da população. A Câmara já fez esta ação em algumas regiões da cidade e ainda vamos percorrer a cidade inteira”, anunciou.

Glória da Aposentadoria ressaltou que a ação itinerante da Ouvidoria é de extrema importância para as pessoas que não têm tempo e condições de irem pessoalmente à Câmara ou que não têm fácil acesso a serviços como os que foram oferecidos durante o evento.

Já Silvinha aproveitou a oportunidade para cobrar ações do Executivo. Primeiro, solicitou o retorno da Guarda Civil para as dependências do Parque das Amendoeiras. “Este é um local frequentado por famílias e a segurança da Guarda Civil é imprescindível”, alertou. Por fim, anunciou a circulação de um abaixo-assinado que tem como objetivo a solicitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Nacional. Atualmente, segundo Silvinha, as pessoas da região que precisam de atendimento de urgência têm que se deslocar para o Ressaca.

População aprovou a iniciativa

As amigas Maria das Graças Magalhães e Áurea Loiola Dias chegaram cedo ao evento. Depois de serem atendidas pela parceira Embelezze, que na ocasião fazia design de sobrancelha e maquiagem, andaram pelo Parque e foram pedir orientações na van da Ouvidoria.

O servidor da Ouvidoria, Diogo Barbosa, orientou Áurea sobre diversas questões, dentre elas a cobrança do IPTU residencial. Já Maria das Graças foi uma das pessoas que pediram a permanência da Guarda Civil no Parque das Amendoeiras. “A saída da Guarda daqui trouxe transtorno e insegurança”, lamentou.

Satisfeita com o atendimento, Maria das Graças elogiou a iniciativa da Câmara. “A gente só tem que agradecer. Eventos como esse só trazem benefícios para a comunidade. Tem que ter sempre”.

A próxima ação social da Ouvidoria Cidadã vai acontecer em novembro, em dia e local ainda a ser confirmado. Segundo Gabriela Diniz, além das ações sociais a Ouvidoria da Câmara continua na feira do Eldorado todo primeiro sábado de cada mês, e ainda há previsão de duas visitas da van da Ouvidoria em regionais da cidade até o fim do ano.

Canais de comunicação da Ouvidoria

Sendo mais uma ferramenta que amplia a transparência do Legislativo, ao lado do Portal da Transparência e dos meios de comunicação oficiais da Câmara, como o site, o Instagram e a página oficial no Facebook, são disponibilizados quatro canais de acesso à Ouvidoria:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

 

Para ver a galeria de fotos deste evento, clique aqui.

 

Câmara sedia solenidade do 37º aniversário da Defesa Civil de Contagem

O presidente da Casa Legislativa, vereador Daniel Carvalho (PV), foi um dos homenageados no evento, por sua atuação em prol do sistema de defesa civil de Contagem.

As celebrações do 37º aniversário da Defesa Civil de Contagem foram encerradas com “chave de ouro” nesta segunda-feira (27) em solenidade na Câmara Municipal, marcada por palestra do General de Divisão do Exército, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, e homenagens àqueles que contribuem com o sistema de defesa civil. O evento foi prestigiado por várias autoridades das forças de segurança pública e do poder Executivo Municipal e pelos vereadores Capitão Fontes (PMDB) e Xexéu (PTB).

Abrindo a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), destacou a alegria em receber a celebração da história de uma instituição comprometida com o município. “É com satisfação que recebemos o General Nolasco em nossa Casa, e quero saudar de maneira especial a Defesa Civil, que está completando 37 anos de bons serviços prestados. Esta Casa estará sempre de portas abertas para receber tudo que for bom para nossa cidade e para nossos cidadãos”.

O procurador geral do município, Afonso Andrade, falou em nome do prefeito Alex de Freitas, agradecendo a acolhida da Câmara e parabenizando a Defesa Civil pelo aniversário, “de prestação de um serviço relevante para Contagem, principalmente na época de chuvas, garantindo a segurança e o bem-estar da população”. O Secretário de Defesa Social, Decinho Camargos, exaltou a presença do general e de todas as autoridades de segurança pública.

General Nolasco ministrou palestra, apresentando, de forma didática, o trabalho da Defesa Civil e falando sobre experiências pessoais no Brasil e no exterior. Conceituou-a como “o processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem os perigos num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos”, destacando a importância das instituições e de suas ações preventivas contra desastres e inceidentes.

O militar falou do escopo de atuação da Defesa Civil, que se envolve em mais de 150 eventos, apresentou o sistema e os órgãos que o compõe, com toda sua estrutura. E relatou sua experiência no atendimento à população na enchente em Colatina/ES, em 2013; no caso do furacão Mitch, que atingiu Honduras em 1998; e no terremoto que acometeu o Haiti em 2010.

Por fim, o palestrante homenageou a Defesa Civil de Contagem pedindo a presença de todos os seus membros à frente do plenário e pedindo uma salva de palmas para o trabalho que eles desenvolvem. E a Defesa Civil fez a entrega de uma placa com sua bandeira ao general Nolasco, ao presidente Daniel Carvalho, ao prefeito Alex de Freitas, representado pelo procurador Afonso, e ao secretário de Defesa Social, Decinho Camargos, como reconhecimento pela sua contribuição para o sistema de defesa civil.

« Mais antigas