Category Archives: Ouvidoria

Ouvidoria da Câmara estará no CSU Amazonas nesta sexta-feira (25)

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem estará, na manhã desta sexta-feira (25/05), a partir das 09 horas, no CSU Amazonas, ouvindo as demandas, sugestões e reclamações da população do Industrial e região. Será a segunda ação itinerante da Ouvidoria na região – a primeira foi em julho de 2017. A equipe da UBS Amazonas também estará no local, oferecendo aferição da pressão arterial para a população.

Ampliar a participação popular, a transparência e a comunicação com a população são os objetivos da Ouvidoria. Ela tem como atribuição receber, examinar, dar o encaminhamento e responder as manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

O Centro Social Urbano (CSU) Amazonas fica na Rua Marquês do Paraná, 95, Bairro Amazonas. Mais informações pelo telefone (31) 3359-8702.

Ações da Ouvidoria

Além das ações itinerantes, a Ouvidoria vai até a população em ações sociais nas regionais, quando oferece uma manhã de cidadania com diversos serviços gratuitos à comunidade; e está presente com sua van todo primeiro sábado de cada mês na Feira do Eldorado. Os interessados também podem entrar em contato por telefone, e-mail, correio ou pelo sistema on-line, para registrar sua demanda ou reclamação, e ter a resposta adequada e em tempo hábil.

  • Site da Ouvidoria: ouvidoria.cmc.mg.gov.br.
  • Telefone: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem, de 9h às 18h.

Ouvidoria Cidadã estará na Feira do Eldorado neste sábado (05)

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (05), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. A van da Ouvidoria Cidadã ficará localizada na Travessa B-3, com Avenida João César de Oliveira, próximo ao Restaurante Popular e junto à Feira.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos com serviços gratuitos para a comunidade. Esta será a terceira iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que, desde março, é realizada todos os primeiros sábados de cada mês.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Feira”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Ouvimos o público da Feira, levamos suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e damos o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, temos a oportunidade de ouvir várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Câmara realiza 2ª edição do “Ouvidoria na Feira” neste sábado (07)

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (07), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. A van da Ouvidoria Cidadã ficará localizada na Travessa B-3, com Avenida João César de Oliveira, próximo ao Restaurante Popular e junto à Feira.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos com serviços gratuitos para a comunidade. Esta será a segunda iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que, desde março, é realizada todos os primeiros sábados de cada mês.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Câmara”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Estamos rompendo os muros da Câmara, para ouvir o que as pessoas têm a dizer, para sermos porta-vozes da população. No caso da Feira do Eldorado, é uma oportunidade de sabermos como estão se sentindo os feirantes, frequentadores e moradores do entorno sobre as mudanças recentes que a atual gestão promoveu”, explicou.

A ouvidora lembra que o papel da Ouvidoria Cidadã não é de resolver os problemas da cidade, mas de facilitar o fluxo de informações para que o poder público saiba as necessidades do cidadão e possa agir para melhorar os serviços públicos, além de buscar respostas em tempo hábil para aqueles que registram suas manifestações.

“Ouvimos o público da Feira, levamos suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e damos o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, temos a oportunidade de ouvir e encaminhar as demandas de várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”, concluiu.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ouvidoria da Câmara registrará manifestações da população na Feira do Eldorado

Começando nesta semana, a Ouvidoria Cidadã estará na Feira do Eldorado todo primeiro sábado de cada mês.

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (03), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. Esta será a primeira iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que será realizada em todos os primeiros sábados de cada mês.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos oferecendo serviços gratuitos para a comunidade.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Câmara”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Estamos rompendo os muros da Câmara, para ouvir o que as pessoas têm a dizer, para sermos porta-vozes da população. No caso da Feira do Eldorado, será uma oportunidade de sabermos como estão se sentindo os feirantes, frequentadores e moradores do entorno sobre as mudanças recentes que a atual gestão promoveu”, explicou.

A ouvidora lembra que o papel da Ouvidoria Cidadã não é de resolver os problemas da cidade, mas de facilitar o fluxo de informações para que o poder público saiba as necessidades do cidadão e possa agir para melhorar os serviços públicos, além de buscar respostas em tempo hábil para aqueles que registram suas manifestações.

“Vamos ouvir o público da Feira sobre essa situação nova que estão vivendo, levar suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e dar o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, teremos a oportunidade de ouvir e encaminhar as demandas de várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”, concluiu.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Mercado Central de Contagem recebe iniciativa da Ouvidoria da Câmara

Um sábado de muita música e cidadania no Mercado Central de Contagem. Esse foi o clima que marcou mais uma ação da Ouvidoria Cidadã pela cidade, com sua equipe rompendo os muros da Câmara Municipal para ouvir as demandas da população e oferecer uma série de serviços gratuitos.

O grande público presente pode fazer sua carteira de trabalho, dar entrada no seguro desemprego, ter orientações jurídicas (OAB), de defesa do consumidor (Procon), de saúde, nutrição e higiene bucal, além de aproveitar para aferir sua pressão e glicemia, para ser submetido a terapias alternativas ou tratamentos de beleza. O evento contou, ainda, com doação de livros, recreação para as crianças, pipoca e algodão doce, sorteios e com o show da cantora Thaís Moreira, participante do The Voice Brasil 4.

O Diretor Legislativo Luiz Otávio Iannini falou em nome do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), ressaltando a importância do Mercado Central como patrimônio cultural de Contagem, e reafirmando o compromisso da Câmara em preservá-lo e ajudá-lo a crescer ainda mais. A ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, também exaltou o Mercado e as parcerias em favor da população contagense.

Representando a Prefeitura de Contagem, o Administrador da Regional Riacho, Eduardo Ferreira, parabenizou o Mercado e a gestão municipal, incluindo a Câmara e seu presidente, pelo “trabalho que faz história na cidade”. Ele destacou a importância de se trabalhar para que o Mercado continue sendo referência em Minas Gerais.

Por sua vez, o síndico do Mercado, Luiz Queiroz de Brito, demonstrou sua satisfação em ver o local movimentado e com tantas ações em benefício da comunidade. Ele agradeceu ao presidente da Câmara e à equipe da Ouvidoria Cidadã por seu esforço em divulgar o Mercado e buscar sua inserção na agenda cultural de Contagem. “É muito importante para nós brilharmos, e essa é uma das muitas parcerias que estamos buscando com o poder público para melhorar ainda mais o nosso mercado”, concluiu.

Ouvidoria Cidadã participa de iniciativa do “Outubro Rosa” na Praça da Jabuticaba

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem marcou presença, na manhã desta quinta-feira (26), no evento em celebração ao “Outubro Rosa”, realizado na Praça da Jabuticaba. No local, sua equipe recebeu as demandas, reclamações e sugestões dos cidadãos, e as encaminhará para órgãos e autoridades competentes, a fim de buscar soluções e respostas em tempo hábil para os solicitantes.

Promovido e organizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Sanitário Sede e Regional Sede, o evento ofereceu também uma série de atividades e serviços, incluindo aula de Zumba, Lian Gong, aferição de pressão arterial, palestra sobre Saúde da Mulher e serviços do Sine.

Segundo a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, o objetivo da iniciativa foi fechar o mês de outubro com mais uma ação de promoção à saúde feminina, além de aproximar ainda mais o poder público dos cidadãos contagenses.

Ação Social da Ouvidoria da Câmara atrai grande público da região do Petrolândia

A manhã de sábado, 23 de setembro, foi marcada por uma mobilização diferente do Poder Legislativo de Contagem. A Câmara Municipal esteve presente na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, no Bairro Petrolândia, realizando a segunda Ação Social da Ouvidoria Cidadã. Mais uma vez, com o apoio de diversos parceiros, levou à comunidade serviços importantes e gratuitos, além de colocar à disposição a estrutura da Ouvidoria para ouvir e encaminhar as demandas da população.

Centenas de pessoas do Petrolândia e região tiveram acesso à emissão de carteiras de identidade e carteiras de trabalho, a orientações jurídicas, aferição de pressão e glicemia, terapias naturais, corte de cabelo e muito mais. Enquanto isso, as crianças puderam se divertir em pula-pula, com a pintura de rostos, com acesso à doação de livros pelo projeto Trilhas da Leitura e se deliciarem com pipoca e algodão doce.

Idealizador do projeto, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), lembrou que a Ouvidoria Cidadã tem o objetivo de aproximar o cidadão da Câmara Municipal, indo às ruas para escutar a população sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com o Legislativo e os vereadores.

“É com muita felicidade que estamos aqui para celebrar este dia de cidadania. Nosso desejo, ao romper os muros da Câmara e vir até a comunidade, como fizemos inicialmente na Praça da Jabuticaba, na Sede, é sim ouvir o que você, cidadão, tem a dizer, suas demandas, seus problemas; e oferecer serviços, atividades e conhecimento”, discursou, agradecendo a cada um dos parceiros da ação social.

Presente no evento, o vereador Jair Tropical (PCdoB) destacou a importância da iniciativa para integrar a comunidade, a escola e o poder Legislativo, oferecendo serviços e atividades que a população da região necessita. Da mesma forma, a diretora da escola, Ana Maria, e o representante do vereador Daniel do Irineu (PP), José Vitor Rabelo, parabenizaram a Câmara pela ação social e ressaltaram a importância de a escola manter as portas sempre abertas à comunidade.

Parceiros da Ação

Polícia Civil de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; Guarda Civil Municipal; Prefeitura Municipal de Contagem: Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Trabalho e Geração de Renda; Centro de Controle de Zoonoses; Sine; Clínica Médica e Odontológica Viver Bem; Instituto Embeleze; OAB-MG Subseção Contagem; Procon Contagem; Samu 192; Fundamental; Pri Diniz Make-up; Ótimo Bilhete Eletrônico Metropolitano; CDL Contagem; Cemig, Centro Educacional UNIS; Copasa; Projeto Filhos de Contagem; Trilhas da Leitura.

Contatos da Ouvidoria

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ouvidoria da Câmara oferece serviços gratuitos para comunidade do Petrolândia neste sábado (23)

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem realiza, na manhã deste sábado (23), sua segunda ação social – desta vez, na Regional Petrolândia, na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos (Rua Refinaria União, 194). Além de ouvir e encaminhar as demandas da população, a Ouvidoria vai oferecer gratuitamente, junto a parceiros, uma série de serviços para a comunidade, como emissão de carteiras de identidade e de trabalho, orientações jurídicas, aferição de pressão e muito mais.

Lançado em abril deste ano em ação social na Praça da Jabuticaba, o Projeto Ouvidoria Cidadã tem o objetivo de aproximar o cidadão da Câmara Municipal, indo às ruas para escutar a população sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

Neste ano, sua equipe já se fez presente nas regionais Nacional, Vargem das Flores, Ressaca, e Industrial, além de estar sempre pronta para receber as manifestações da população pelo sistema on-line, e-mail, telefone, correio ou pessoalmente na sede do Legislativo Municipal. Todas as demandas são devidamente registradas, encaminhadas para os órgãos competentes e respondidas em tempo hábil para o cidadão.

Ação Social da Ouvidoria Cidadã no Petrolândia

Data: 23 de setembro (Sábado)
Horário: 09h às 13h
Local: Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos (Rua Refinaria União, 194).
Mais informações: (31) 3359-8702

Serviços oferecidos

  • Emissão de Carteira de Identidade
  • Emissão de Carteira de Trabalho
  • Cadastro Bolsa Família
  • Emissão do cartão Ótimo
  • Orientações ao consumidor
  • Orientações jurídicas
  • Aferição de pressão e glicemia
  • Terapias naturais
  • Dia da Beleza
  • Brincadeiras e pintura de rosto
  • Apresentações e música ao vivo
  • Muito mais

Parceiros da Ação

Polícia Civil de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; Guarda Civil Municipal; Prefeitura Municipal de Contagem: Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Trabalho e Geração de Renda; Clínica Médica e Odontológica Viver Bem; Instituto Embeleze; OAB-MG Subseção Contagem; Procon Contagem; Samu 192; Fundamental; Pri Diniz Make-up; Ótimo Bilhete Eletrônico Metropolitano; CDL Contagem.

Contatos da Ouvidoria

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ação itinerante da Ouvidoria registra manifestações da população do Industrial

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem continua rodando as regionais da cidade para ouvir as demandas da população. Nesta sexta-feira (21), a ação itinerante foi realizada no CSU Amazonas, na regional Industrial, onde dezenas de pessoas puderam registrar suas demandas, reclamações e sugestões sobre diversas questões relacionadas ao município e à prestação de serviços públicos. Música, dança e aferição de pressão arterial também atraíram as pessoas que passavam pelo local.

Foi a quarta ação itinerante da Ouvidoria, que tem como objetivo receber, examinar e dar o encaminhamento às manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores. As anteriores foram realizadas nas regionais Sede, Nacional e Ressaca, e a previsão é que, até o final do ano, a Ouvidoria percorra todas as restantes.

As principais manifestações registradas pela equipe da Câmara no Industrial foram relacionadas ao atendimento em saúde e locais de consultas médicas nos bairros próximos, além de reclamações relacionadas à cobrança do IPTU residencial. Houve também sugestões de intervenções no trânsito e nas praças da região, entre outras. Todas serão devidamente encaminhadas aos órgãos e autoridades competentes, para que haja uma resposta e a solução mais rápida e efetiva para o cidadão.

No mês de agosto, a Ouvidoria Cidadã deve visitar a regional Vargem das Flores, em data ainda a ser confirmada. Enquanto isso, a população pode registrar suas demandas, pedidos de informação, sugestão, reclamações e críticas por diversos canais de atendimento:

  • Site da Ouvidoria: ouvidoria.cmc.mg.gov.br.
  • Telefone: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem, de 9h às 18h.

Ouvidoria Cidadã ouve demandas do Industrial e região nesta sexta (21)

Equipe da UBS Amazonas também estará no local, oferecendo aferição da pressão arterial para a população.

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem estará, na manhã desta sexta-feira (21), a partir das 09 horas, no CSU Amazonas, ouvindo as demandas, sugestões e reclamações da população do Industrial e região. Será a terceira ação itinerante da Ouvidoria após seu lançamento na regional Sede – a primeira foi realizada no Nacional e a segunda no Ressaca; e ela pretende percorrer, até o final do ano, todas as outras quatro regionais da cidade.

Ampliar a participação popular, a transparência e a comunicação com a população são os objetivos desta legislatura. E uma ferramenta importante para atingir esse intuito é a Ouvidoria, que tem como atribuição receber, examinar e dar o encaminhamento às manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

Todas as manifestações da população no evento – assim como aquelas que chegam por telefone, e-mail, correio ou pelo sistema on-line – são registradas, e a Ouvidoria busca, de forma ativa, esclarecimentos diante dos órgãos e das autoridades competentes, para que o cidadão tenha resposta adequada e em tempo hábil.

O Centro Social Urbano (CSU) Amazonas fica na Rua Marquês do Paraná, 95, Bairro Amazonas. Mais informações pelo telefone (31) 3359-8702.

« Mais antigas