Category Archives: Ouvidoria

Moradores do bairro Guanabara registram solicitações na Ouvidoria Cidadã

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com a população, a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve nesta sexta-feira (27/07) na Praça 21 de Abril no bairro Guanabara, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca, registrando as reclamações, demandas, elogios e sugestões dos moradores da região.

Durante a ação, surgiram várias manifestações sobre a falta de materiais básicos na UPA Ressaca e sobre a necessidade de mais segurança na região. Fabiano Gonçalves contou que falta água sanitária para limpar o chão, papel higiênico nos banheiros, caneta e até extintor de incêndio. “Fora a falta de segurança, já que não temos a presença 24 horas por dia da Guarda Municipal dentro da UPA. Desse jeito, é difícil se sentir seguro até para ir lanchar”, disse.

Ernandes Lopes da Silva também solicitou mais policiamento na região, especificamente na Escola Estadual Deputado Simão da Cunha. “Eu não vejo guardas nas dependências da escola e sinto que ela foi esquecida pelas autoridades. Isso não pode acontecer, porque às vezes acontecem desentendimentos entres os alunos e ninguém está lá para ajudar”, contou.

O morador aproveitou para elogiar a iniciativa da Câmara. “A ação é importante, porque a voz do cidadão tem que ser ouvida. E nada melhor do que vir ao nosso encontro para isso acontecer”, afirmou Ernandes.

As solicitações recebidas pela Ouvidoria serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela resolução deles, e a resposta é repassada para o cidadão, da forma como ele escolhe ser contatado, por telefone ou e-mail.

A próxima ação da Ouvidoria Cidadã será no dia 25 de agosto, das 9h às 12h, no Parque das Amendoeiras, Regional Nacional. Além de poder registrar suas demandas e manifestações com a equipe da Câmara, a população terá acesso a diversos serviços e atividades voltados para toda a família.

Além das ações itinerantes, a população pode registrar suas demandas, pedidos de informação, sugestão, reclamações e críticas por diversos canais de atendimento:

  • Site: ouvidoria.cmc.mg.gov.br.
  • Telefone: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem, das 9h às 18h.

* Por Xavana Horta

Feira do Eldorado recebe mais uma ação da Ouvidoria Cidadã da Câmara

O último sábado (07/07) foi dia de mais uma ação da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem na Feira do Eldorado. Durante toda a manhã, a van da Ouvidoria ficou à disposição da população para registrar reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre as mais diversas áreas e serviços públicos municipais.

As ações itinerantes na Feira do Eldorado começaram em março, e acontecem todo o primeiro sábado de cada mês. O local foi estrategicamente escolhido, uma vez que “por lá passam pessoas de todas as regiões da cidade. Sem dúvida, tem sido uma ação de relevância da Câmara”, como explica Gabriela Diniz, ouvidora do Legislativo.

Uma das demandas registradas foi da moradora do Jardim Industrial, Jaqueline Paiva. Ela procurou o Hospital Municipal para seu filho no mês de junho, e apesar de ter sido atendida, reclamou da falta de alguns materiais no local, como copos descartáveis. “Faltava também algumas coisas para atendimentos dos pacientes”, disse.

A Ouvidoria informou à Jaqueline que a demanda será encaminhada para os órgãos responsáveis, além da própria Ouvidoria SUS do município de Contagem. O prazo para a resposta às manifestações dos cidadãos é de dez dias úteis, mas neste caso, como depende também do processo da Ouvidoria do SUS, o prazo pode se estender, como explicou Gabriela. “De qualquer forma, pediremos urgência neste caso, pois trata-se de uma situação grave”.

Novidade

A partir da próxima ação na Feira do Eldorado, que acontecerá no dia 4 de agosto, os funcionários da Ouvidoria vão andar pelo local, recolhendo as demandas das pessoas que estão caminhando e principalmente dos feirantes. “Muitos deles não conseguem deixar suas barracas para virem até a van da Ouvidoria. Acreditamos que se formos até eles, a ação da Ouvidoria na Feira vai ser mais efetiva”, finalizou Gabriela.

A Ouvidoria na Feira segue até o fim do ano. As próximas datas são:

  • 04 de agosto
  • 01 de setembro
  • 06 de outubro
  • 03 de novembro
  • 01 de dezembro

Além disso, é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem por meio de outros canais:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ouvidoria Cidadã da Câmara marca presença mais uma vez na Feira do Eldorado

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem continua rompendo os muros do Legislativo, buscando uma aproximação cada vez mais efetiva com a população de Contagem. Desde o ano passado, várias foram as ações itinerantes e sociais que a Ouvidoria da Câmara propôs, sempre destacando a importância desse relacionamento direto, nas ruas da cidade.

Desta forma, o último sábado (09/06) teve ação itinerante da Ouvidoria na Feira do Eldorado, como vem acontecendo no primeiro sábado de cada mês, desde março deste ano. “A Feira é um local estratégico, por onde passam pessoas de todas as regiões da cidade. Sem dúvida, tem sido uma ação de relevância da Câmara”, explica Gabriela Diniz, ouvidora do Legislativo Municipal.

Assim como as regiões das pessoas, são diversas também as demandas que chegam à Ouvidoria durante a sua participação mensal na Feira. “De capina, tapa buracos, IPTU, passando pela insatisfação dos feirantes com o processo licitatório até demandas mais complexas, como as da Saúde”, conta Gabriela.

Este foi o caso de Carlos Alberto Santos, morador do bairro Novo Eldorado, que há anos espera uma cirurgia no braço, e já entrou em contato com a Ouvidoria do SUS para resolver a questão. Ao procurar a Ouvidoria da Câmara, enquanto passava pela Feira, registrou sua demanda e comemorou a possibilidade de obter mais uma ajuda.

Neste caso, segundo Gabriela, mesmo que o órgão competente pela resolução da demanda tenha sua própria Ouvidoria, nada impede que a Ouvidoria Cidadã da Câmara encaminhe nova solicitação ou cobre dela a resposta da reclamação da pessoa. “É uma soma de forças”, destaca.

A Ouvidoria na Feira segue até o fim do ano. As próximas datas são:

  • 07 de julho
  • 04 de agosto
  • 01 de setembro
  • 06 de outubro
  • 03 de novembro
  • 01 de dezembro

Além disso, é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem por meio de outros canais:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ouvidoria Cidadã estará na Feira do Eldorado neste sábado (09)

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (09/06), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. A van da Ouvidoria Cidadã ficará localizada na Travessa B-3, com Avenida João César de Oliveira, próximo ao Restaurante Popular e junto à Feira.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos com serviços gratuitos para a comunidade. Esta será a quarta iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que, desde março, é realizada todos os primeiros sábados de cada mês*.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Feira”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Ouvimos o público da Feira, levamos suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e damos o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, temos a oportunidade de ouvir várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Próximas datas da Ouvidoria na Feira

  • 09 de junho
  • 07 de julho
  • 04 de agosto
  • 1º de setembro
  • 06 de outubro
  • 03 de novembro
  • 01 de dezembro

* Excepcionalmente neste mês de junho, a “Ouvidoria na Feira” está sendo realizada no segundo sábado do mês, devido ao desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros nas últimas semanas.

Ouvidoria da Câmara estará no CSU Amazonas nesta sexta-feira (25)

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem estará, na manhã desta sexta-feira (25/05), a partir das 09 horas, no CSU Amazonas, ouvindo as demandas, sugestões e reclamações da população do Industrial e região. Será a segunda ação itinerante da Ouvidoria na região – a primeira foi em julho de 2017. A equipe da UBS Amazonas também estará no local, oferecendo aferição da pressão arterial para a população.

Ampliar a participação popular, a transparência e a comunicação com a população são os objetivos da Ouvidoria. Ela tem como atribuição receber, examinar, dar o encaminhamento e responder as manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

O Centro Social Urbano (CSU) Amazonas fica na Rua Marquês do Paraná, 95, Bairro Amazonas. Mais informações pelo telefone (31) 3359-8702.

Ações da Ouvidoria

Além das ações itinerantes, a Ouvidoria vai até a população em ações sociais nas regionais, quando oferece uma manhã de cidadania com diversos serviços gratuitos à comunidade; e está presente com sua van todo primeiro sábado de cada mês na Feira do Eldorado. Os interessados também podem entrar em contato por telefone, e-mail, correio ou pelo sistema on-line, para registrar sua demanda ou reclamação, e ter a resposta adequada e em tempo hábil.

  • Site da Ouvidoria: ouvidoria.cmc.mg.gov.br.
  • Telefone: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem, de 9h às 18h.

Ouvidoria Cidadã estará na Feira do Eldorado neste sábado (05)

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (05), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. A van da Ouvidoria Cidadã ficará localizada na Travessa B-3, com Avenida João César de Oliveira, próximo ao Restaurante Popular e junto à Feira.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos com serviços gratuitos para a comunidade. Esta será a terceira iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que, desde março, é realizada todos os primeiros sábados de cada mês.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Feira”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Ouvimos o público da Feira, levamos suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e damos o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, temos a oportunidade de ouvir várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Câmara realiza 2ª edição do “Ouvidoria na Feira” neste sábado (07)

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (07), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. A van da Ouvidoria Cidadã ficará localizada na Travessa B-3, com Avenida João César de Oliveira, próximo ao Restaurante Popular e junto à Feira.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos com serviços gratuitos para a comunidade. Esta será a segunda iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que, desde março, é realizada todos os primeiros sábados de cada mês.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Câmara”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Estamos rompendo os muros da Câmara, para ouvir o que as pessoas têm a dizer, para sermos porta-vozes da população. No caso da Feira do Eldorado, é uma oportunidade de sabermos como estão se sentindo os feirantes, frequentadores e moradores do entorno sobre as mudanças recentes que a atual gestão promoveu”, explicou.

A ouvidora lembra que o papel da Ouvidoria Cidadã não é de resolver os problemas da cidade, mas de facilitar o fluxo de informações para que o poder público saiba as necessidades do cidadão e possa agir para melhorar os serviços públicos, além de buscar respostas em tempo hábil para aqueles que registram suas manifestações.

“Ouvimos o público da Feira, levamos suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e damos o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, temos a oportunidade de ouvir e encaminhar as demandas de várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”, concluiu.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Ouvidoria da Câmara registrará manifestações da população na Feira do Eldorado

Começando nesta semana, a Ouvidoria Cidadã estará na Feira do Eldorado todo primeiro sábado de cada mês.

Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com o cidadão, a Ouvidoria da Câmara estará, neste sábado (03), de 09h às 12h, na Feira do Eldorado, registrando as manifestações da população – reclamações, demandas, elogios e sugestões – e encaminhando para os órgãos competentes. Esta será a primeira iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que será realizada em todos os primeiros sábados de cada mês.

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante nas vias públicas de cada regional de Contagem e grandes eventos oferecendo serviços gratuitos para a comunidade.

De acordo com a ouvidora Gabriela Diniz, este é justamente o objetivo da “Ouvidoria na Câmara”: estar mais perto do cidadão e ajudá-lo a ter resposta para suas demandas. “Estamos rompendo os muros da Câmara, para ouvir o que as pessoas têm a dizer, para sermos porta-vozes da população. No caso da Feira do Eldorado, será uma oportunidade de sabermos como estão se sentindo os feirantes, frequentadores e moradores do entorno sobre as mudanças recentes que a atual gestão promoveu”, explicou.

A ouvidora lembra que o papel da Ouvidoria Cidadã não é de resolver os problemas da cidade, mas de facilitar o fluxo de informações para que o poder público saiba as necessidades do cidadão e possa agir para melhorar os serviços públicos, além de buscar respostas em tempo hábil para aqueles que registram suas manifestações.

“Vamos ouvir o público da Feira sobre essa situação nova que estão vivendo, levar suas demandas para os vereadores e Prefeitura, e dar o retorno para feirantes e frequentadores. Além disso, como a Feira reúne um grande público de todos os cantos da cidade, teremos a oportunidade de ouvir e encaminhar as demandas de várias comunidades que, muitas vezes, têm mais dificuldades de chegar aos órgãos públicos”, concluiu.

Contatos da Ouvidoria Cidadã:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Mercado Central de Contagem recebe iniciativa da Ouvidoria da Câmara

Um sábado de muita música e cidadania no Mercado Central de Contagem. Esse foi o clima que marcou mais uma ação da Ouvidoria Cidadã pela cidade, com sua equipe rompendo os muros da Câmara Municipal para ouvir as demandas da população e oferecer uma série de serviços gratuitos.

O grande público presente pode fazer sua carteira de trabalho, dar entrada no seguro desemprego, ter orientações jurídicas (OAB), de defesa do consumidor (Procon), de saúde, nutrição e higiene bucal, além de aproveitar para aferir sua pressão e glicemia, para ser submetido a terapias alternativas ou tratamentos de beleza. O evento contou, ainda, com doação de livros, recreação para as crianças, pipoca e algodão doce, sorteios e com o show da cantora Thaís Moreira, participante do The Voice Brasil 4.

O Diretor Legislativo Luiz Otávio Iannini falou em nome do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), ressaltando a importância do Mercado Central como patrimônio cultural de Contagem, e reafirmando o compromisso da Câmara em preservá-lo e ajudá-lo a crescer ainda mais. A ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, também exaltou o Mercado e as parcerias em favor da população contagense.

Representando a Prefeitura de Contagem, o Administrador da Regional Riacho, Eduardo Ferreira, parabenizou o Mercado e a gestão municipal, incluindo a Câmara e seu presidente, pelo “trabalho que faz história na cidade”. Ele destacou a importância de se trabalhar para que o Mercado continue sendo referência em Minas Gerais.

Por sua vez, o síndico do Mercado, Luiz Queiroz de Brito, demonstrou sua satisfação em ver o local movimentado e com tantas ações em benefício da comunidade. Ele agradeceu ao presidente da Câmara e à equipe da Ouvidoria Cidadã por seu esforço em divulgar o Mercado e buscar sua inserção na agenda cultural de Contagem. “É muito importante para nós brilharmos, e essa é uma das muitas parcerias que estamos buscando com o poder público para melhorar ainda mais o nosso mercado”, concluiu.

Ouvidoria Cidadã participa de iniciativa do “Outubro Rosa” na Praça da Jabuticaba

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem marcou presença, na manhã desta quinta-feira (26), no evento em celebração ao “Outubro Rosa”, realizado na Praça da Jabuticaba. No local, sua equipe recebeu as demandas, reclamações e sugestões dos cidadãos, e as encaminhará para órgãos e autoridades competentes, a fim de buscar soluções e respostas em tempo hábil para os solicitantes.

Promovido e organizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Sanitário Sede e Regional Sede, o evento ofereceu também uma série de atividades e serviços, incluindo aula de Zumba, Lian Gong, aferição de pressão arterial, palestra sobre Saúde da Mulher e serviços do Sine.

Segundo a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, o objetivo da iniciativa foi fechar o mês de outubro com mais uma ação de promoção à saúde feminina, além de aproximar ainda mais o poder público dos cidadãos contagenses.

« Mais antigas