Category Archives: Cursos

Escola do Legislativo da Câmara promove mais um Aulão Solidário para o Enem 2018

Na próxima quinta-feira (18/10) a Escola do Legislativo vai promover mais um Aulão Solidário para o Enem 2018. Desta vez, o encontro será no auditório da Una Contagem, na parte da manhã, das 9h às 12h15. As inscrições estão abertas desde setembro, quando foi realizado o primeiro aulão do ano, no plenário da Câmara Municipal de Contagem. A próxima data será 25 de outubro, também na Una Contagem.

Quem vai ministrar as aulas da próxima quinta-feira é a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, professora de Língua Portuguesa em importantes cursos preparatórios presenciais e à distância do Brasil, com um currículo extenso na área educacional. Ela é colaboradora de alguns jornais, como Folha Dirigida, Estado de Minas e O Tempo, atua na capacitação de professores da rede pública e provada de ensino e é redatora do Guia do Estudante, da Editora Abril, além de ter vasta experiência na publicação de materiais didáticos.

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição, tanto para o dia 18/10, quanto para o dia 25/10, gratuitamente! Acesso o hotsite do projeto (clique aqui). O interessado deve doar 1 kg de alimento não perecível (menos sal e fubá), a ser entregue na entrada do evento. Em caso de interesse em mais de uma data, se faz necessária a entrega de 1 kg para cada inscrição realizada.

Mais informações pelo telefone 3359-8750.

Comandante da Guarda faz abertura de qualificação para seguranças da Câmara

A equipe de doze seguranças da Câmara Municipal de Contagem iniciou, na manhã desta segunda-feira, 5 de março, o curso de qualificação ministrado por professores da Polícia Militar de Minas Gerais, da Guarda Civil de Contagem (GCC) e da Defesa Civil, em atendimento à determinação da Portaria 003/2017, que estabelece normas de segurança na Câmara Municipal de Contagem.

Ao lado dos corregedores da Guarda Civil, Alexandre Martins da Costa, e da Câmara Municipal, Cristyany Meireles, o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, recepcionou a turma, agradeceu a confiança e recomendou a todos: “nós temos que mostrar nosso valor, mostrar quem nós somos para depois sentarmos à mesa e reivindicar. É isso o que temos feito aqui na Guarda Civil de Contagem, buscado melhorar cada dia mais”.

Levi Sampaio acrescentou que são muitos os problemas a serem enfrentados diariamente, “trazidos por quem está no trabalho de ponta e reivindica condições de trabalho a toda hora. São problemas que temos que enfrentar no dia a dia. Digo isso para que entendam o valor e a importância que os senhores têm, e que podem atingir um patamar ainda mais alto em suas carreiras. Isso só depende dos senhores, única e exclusivamente”.

Após agradecer e parabenizar a todos pela disposição em participar deste curso, certo de que sairão de lá com outra mentalidade e com a cidade sabendo que na Câmara Municipal a segurança está cada dia maior, ele passou as palavras aos diretores GCC Fabrício e GCC Jefferson, que também recepcionaram a equipe e se colocaram à disposição da mesma.

As aulas vão acontecer sempre no QG da Guarda Civil até dia 12 deste mês e, entre as disciplinas programadas para o curso, estão prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, conhecimentos básicos de Direito, imobilização tática, algemação e uso da tonfa, e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo. As 48 horas/aula têm por objetivo preparar agentes para o bom atendimento ao público, a segurança pessoal e do público que frequenta a sede do Legislativo Municipal.

* Por Fleury Rosa

Líderes de templos religiosos participam de capacitação na Câmara de Contagem

O Plenário Vereador José Custódio da Câmara Municipal de Contagem esteve lotado na manhã desta quinta-feira (25), quando da realização do 1º Seminário de Orientação e Capacitação para Líderes de Templos Religiosos. Idealizado e promovido pelo vereador Pastor Itamar (PRB), o evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e teve o objetivo de aproximar os líderes de templos religiosos do Poder Público (Semas), onde existem várias demandas contra as igrejas por motivos diversos.

Os principais temas debatidos no encontro foram as garantias e restrições constitucionais de templos religiosos, a localização desses templos, o trânsito e o meio ambiente, a liberdade de culto e a legislação. Além de os organizadores terem manifestado, desde o anúncio do Seminário, a intenção de que ele pudesse produzir uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta que permitisse que várias igrejas fossem anistiadas de penalidades já aplicadas.

Em seu pronunciamento, Pastor Itamar reiterou os “apelos aos gestores públicos que reconheçam e valorizem a importância do trabalho social das igrejas e, às igrejas, que busquem melhorar e colaborar com o poder público na construção da cidadania”.

Os debates e participações permitiram que todos os líderes de templos se sentissem contemplados, seja no alerta quanto ao descaso que parcela da sociedade trata a questão religiosa – às vezes, com agressões e quase sempre gerando insatisfações generalizadas – seja na necessidade de continuarem congregando e fazendo a diferença em favor do conjunto social.

Coube ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Wagner Donato, anunciar ações concretas produzidas durante o Seminário, sendo a principal delas a suspensão, temporariamente, e revisão de todos os processos envolvendo templos religiosos em curso na Pasta, de modo a permitir que sejam firmados novos Termos de Ajustamento de Condutas, no que foi amplamente aplaudido. A ressalva ficou por conta de processos que já alcançaram a condição de ações civis públicas e as ações particulares que têm templos religiosos como alvo.

Conselho

O Seminário permitiu, ainda, que os líderes de templos religiosos ouvissem sugestão para que viabilizem um conselho de representantes para que possam empreender um diálogo mais ágil com os poderes Executivo e Legislativo e possam, até mesmo, participar mais efetivamente da discussão do Plano Diretor que, em breve, deverá chegar à Câmara Municipal e que afeta diretamente aos interesses dos templos.

No encerramento, todos os participantes fizeram questão de deixar claro que estão dispostos ao diálogo, inclusive para a continuidade da capacitação de líderes, pastores e congregados. “Tenho certeza que este seminário se tornará um marco que define o início do avanço de um diálogo que só fará bem à sociedade contagense”, finalizou Wagner Donato.

*Por Fleury Rosa

Escola do Legislativo oferece curso de capacitação eleitoral

Neste ano, em que os municípios passarão pelo processo eleitoral para a escolha de prefeito e vereadores, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Escola do Legislativo, prepara um ciclo de palestras sobre temas eleitorais. O público-alvo inclui pré-candidatos ao Legislativo, lideranças comunitárias, servidores públicos e também cidadãos interessados pelo processo das eleições municipais.

O “Curso de Capacitação Eleitoral: A Política no Século XXI” é composto por quatro palestras, que vão acontecer entre os dias 28 de abril e 21 de julho, sempre às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Contagem.

  • Palestra 1: Doação e Prestação de Contas de Campanha
    • Dia 28/04, quinta-feira, 19h
    • Palestrante: Júlio César Diniz Rocha
  • Palestra 2: Campanha 2016: Legislação, Marketing e Perspectivas
    • Dia 19/05, quinta-feira, 19h
    • Palestrante: Marius Carvalho
  • Palestra 3: Estrutura Partidária e Perfil Eleitoral
    • Dia 16/06, quinta-feira, 19h
    • Palestrante: Alexandre Trindade
  • Palestra 4: Gerenciamento de Projeto de Campanha
    • Dia 21/07, quinta-feira, 19h
    • Palestrante: Davi Cabacinha

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui até o dia 25 de abril.

Informações também pelo telefone 3359-8769.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Escola do Legislativo da Câmara encerra o I Curso de Capacitação Legislativa com solenidade de entrega de certificados

A Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Escola do Legislativo, realizou, na noite da última quarta-feira (04), a solenidade de encerramento e entrega de certificados do I Curso de Capacitação Legislativa.

Na ocasião, foram entregues também os certificados dos estudantes de Contagem que participaram da edição 2014 do Parlamento Jovem de Minas, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com as Câmaras Municipais. Em Contagem, duas escolas foram integrantes do projeto: o Instituto Novos Tempos e a Escola Estadual José da Silva Couto.

Com mais de 130 participantes, o Curso de Capacitação foi dividido em oito módulos, ministrados todas as quartas-feiras, entre os dias 02 de setembro e 21 de outubro. As palestras abordaram o Regimento Interno da Câmara, incluindo funções, direitos e deveres dos vereadores, comissões, proposições, plenárias e processos de votação, entre outros. O curso contou também com uma aula especial ministrada pelo Doutor Giovanni Clark sobre Plano Plurianual e Lei Orgânica do Município.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem e presidente do Conselho Escolar da Escola do Legislativo, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB) abriu a solenidade parabenizando todos os participantes de ambos projetos. Além disso, Teteco falou sobre a importância da qualificação dos cidadãos para o crescimento social e econômico da cidade.

O professor Marlon Rodrigues, representando o corpo pedagógico do Instituto Novos Tempos, falou sobre a importância do Parlamento Jovem na formação crítica dos estudantes e na construção da cidadania. “Torço para que continuem com este projeto e que ele alcance os jovens de todo o Município, para que os cidadãos de Contagem possam se tornar pessoas críticas, politicamente atuantes, e que saibam seus direitos e deveres na sociedade. Só assim vamos fazer um país melhor”, concluiu.

A representante da Escola Estadual José da Silva Couto, Patrícia Aguiar, de acordo com a fala de Marlon, relatou que o Parlamento Jovem representou uma experiência jamais vivida e imaginada pelos estudantes da escola. “E, além disso, despertar consciência política é o entendimento de que não depende somente de quem governa mudar a nossa realidade”, destacou Patrícia.

Da mesma forma, a ex-coordenadora da Escola do Legislativo, Eliene Cunha, e o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem, Lucas Guedes, também fizeram o uso da palavra, e reforçaram o valor da capacitação e da abertura da Câmara para a participação da sociedade civil.

Em nome dos alunos do I Curso de Capacitação Legislativa, Maria das Graças Souza Trant agradeceu a oportunidade. “Participar e atuar politicamente é dever do cidadão, dever que não pode ser transferido ou abdicado. Nós, que participamos e hoje recebemos nossos certificados, agradecemos a oportunidade que nos foi dada pela Escola do Legislativo”, finalizou.

Logo após a entrega dos certificados, feita pelo Coordenador Geral de Núcleo de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Henrique Castro, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Eduardo Sendon (PSDB), falou dos planos e desafios da Escola do Legislativo para o ano de 2016.

Listando o projeto Câmara Mirim e pelo menos outros dois cursos de capacitação para assessores legislativos, Sendon salientou a intenção da Escola de trazer o cidadão para a construção do trabalho legislativo. “E tudo isso deve acontecer antes de agosto, quando começa o período eleitoral e a Escola não poderá atuar”, explicou Teteco.

  • Para ver a galeria de fotos do evento, clique aqui.
  • Para ver a matéria no site da Escola do Legislativo com o vídeo da solenidade, clique aqui.

INSTITUTO CEASA MINAS DIVULGA NOVO CURSO PARA OS CONTAGENSES

O Presidente da Câmara de Contagem, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB) recebeu recentemente a visita do diretor-presidente do Instituto Ceasaminas – Cláudio Soares Donato, que expôs os diversos projetos sociais desenvolvidos pela entidade.

O vereador Teteco, na oportunidade, parabenizou a gestão da atual diretoria e destacou o seu papel fundamental da entidade não apenas na distribuição e gestão do banco de alimentos, mas também em projetos educacionais dentro do entreposto, que já atenderam centenas de pessoas.

Na oportunidade, Cláudio Donato aproveitou para enfatizar e comunicar o início de uma nova etapa do projeto de inclusão digital, com as novas instalações da Estação Digital Instituto Ceasaminas, inauguradas em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentro da Ceasa, mais precisamente no Edifício Minas Bolsas, no 2° andar.

A Câmara dos vereadores aproveita para divulgar que já se encontra disponível para a comunidade de Contagem, com inscrição gratuita, o curso de Informática Gerencial. As inscrições devem ser feitas no Telecentro Digital Instituto Ceasaminas, diretamente com o Professor Valtencir.

O novo curso destina-se a quaisquer interessados, sem limite de idade, com o fornecimento do material didático aos alunos. Ao final, será emitido um certificado de conclusão de curso.

Confira os dias e horários disponíveis para o curso:

Aulas na Estação Digital Instituto Ceasaminas:
Terças e Quintas-Feiras: de 14h às 16h, de 17h às 19h
Sábados de 08h às 12h

Aulas no Telecentro Instituto Ceasaminas:
Segundas e Quartas-feiras: de 8h às 10h, de14h às 16h e de 17h30 às 19h30
Terças e Quintas-Feiras:de 08h às 10h, de 14h às 16h

Para mais informações, basta ligar para os telefones (31) 3399-3447, de 08h às 18h; e (031) 3399-3452, de 09h às 17h.

Noticia-5Noticia-7