Category Archives: Serviços

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo o Super Aulão Solidário para o Enem 2019. As dicas do professor Willy Gonçalves foram úteis, segundo Ana, e vão dar mais segurança no momento da redação. “Gostei de saber sobre os conectivos, que ajudam a dar coesão e sentido ao texto”, disse.

Assim aconteceu também com os outros quase cinqüenta alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Funec Inconfidentes, onde foi realizada, na manhã dessa sexta-feira (25/10), a quinta edição do Super Aulão para o Enem 2019, um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem.

Assim como nos outros aulões, o professor deu dicas gramaticais e também sobre a estrutura textual e as exigências da tão temida redação do Enem. Além disso, Willy abordou dezenas de assuntos que, pela relevância na atualidade, podem ser o tema da redação deste ano.

E fechando com chave de ouro o ciclo de aulões deste ano, na próxima quarta-feira (30/10), a Escola do Legislativo volta à Funec Inconfidentes, quando mais turmas poderão se preparar para a redação do Enem com as dicas do professor Willy.

Para mais informações: 3359-8750.

Ouvidoria Cidadã recolhe as demandas da região do Riacho

A praça Presidente Carlos Luz, no bairro Riacho das Pedras, recebeu na manhã desta quarta-feira (03/07) a van da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem. Além dos funcionários da Ouvidoria, que anotavam as reclamações, sugestões e tiravam dúvidas das pessoas que passavam pelo local, uma enfermeira da UBS Novo Riacho fazia a aferição de pressão arterial.

Das reclamações recebidas e registradas pela equipe, a que tem sido mais impactante para o bairro, segundo o morador Ítalo Henrique Ferreira, é uma obra pública inacabada na Avenida Firmo de Matos.

Trata-se de uma intervenção de contenção de cheias que foi iniciada pelo Estado em 2015 e que desde janeiro deste ano encontra-se completamente parada. A situação, como relatou Ítalo, tem trazido transtornos para os moradores do entorno, como focos de dengue e animais peçonhentos.

A rotatória no final da Rua Rio Comprido, próximo à antiga fábrica de colchões, também tem causado grandes congestionamentos em horário de pico, de acordo com Carlos Eduardo Medeiros. Ele diz que todos os dias se forma um grande engarrafamento no local, que parece ter sido “improvisado”.

Todas as demandas são repassadas aos órgãos competentes, como Transcon e secretaria de Obras, nos casos específicos citados. Conforme explica a Ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, todas as demandas são registradas em um sistema da Ouvidoria – o e-OUV. “Por meio de um número de protocolo que o reclamante recebe, ele pode acompanhar o andamento da sua contestação”, explica.

A próxima Ouvidoria será na sexta-feira, 19 de julho, na Praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes.

Ouvidoria da Câmara retoma visitas às regionais

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem começou, na última quinta-feira (21/03), os trabalhos itinerantes pelas regionais da cidade em 2019. A primeira visita foi à regional Petrolândia.

Durante a manhã, a van da Ouvidoria ficou estacionada em frente à Praça Irmã Maria Paula. A ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, juntamente com sua equipe, registrou as demandas dos cidadãos da região e de outras partes da cidade.

A falta de asfalto no bairro Estâncias Imperiais, por exemplo, foi reclamada pelas cidadãs Cleuza Silva das Mercês e Claudice Pereira da Silva, que moram no bairro. De acordo com Gabriela, essa é a intenção da Ouvidoria quando sai da Câmara para buscar aproximação com a população.

“Quando a gente se dispõe a ouvir, não basta disponibilizar canais de atendimento por telefone, site, e-mail ou redes sociais. Estar na rua, cara a cara com as pessoas, faz toda a diferença e pode realmente trazer resultados para a cidade”, diz. Por isso, o cronograma deste ano da Ouvidoria Cidadã contempla as oito regionais, uma por mês, até novembro.

Além disso, estão previstas três ações sociais da Ouvidoria Cidadã – maio, julho e outubro, nas regionais Industrial, Ressaca e Sede, respectivamente –, eventos em que a Câmara leva serviços de saúde, cidadania, lazer, beleza, utilidade pública, entre outros.

A Ouvidoria Cidadã volta à regional Petrolândia na próxima quinta-feira, dia 28 de março, no encontro das Ruas Simonézia e Mamoré, no bairro São Luiz, das 9h às 12h.

Confira o restante da programação da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem para 2019 (algumas datas e locais ainda serão confirmados e divulgados posteriormente):

 

 Abril

  • 12/04 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Parque São João
  • 13/04 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Feira Eldorado
  • 26/04 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Campo do Cruz Azul, Novo Eldorado
  • 27/04 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Feira Eldorado

Maio

  • 25/05 – Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Regional Industrial

 Junho

  • Ouvidoria Itinerante na Regional Nacional

 Julho

  • 06/07 – Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Regional Ressaca – Praça do Divino

 Agosto

  • 01/08 – Ouvidoria Itinerante na Regional Riacho
  • 22/08 – Ouvidoria Itinerante na Regional Riacho

 Setembro

  • 14/09 – Ouvidoria Itinerante na Regional Vargem das Flores
  • 26/09 – Ouvidoria Itinerante na Regional Vargem das Flores

 Outubro

  • 26/10 – Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Regional Sede – Praça do Lúcio de Abreu

 Novembro

  • 09/11 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Feira Eldorado
  • 23/11 – Ouvidoria Itinerante na Regional Eldorado – Feira Eldorado

Ouvidoria da Câmara participa do Dia da Responsabilidade Social

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem participou, no último sábado (29/09), de mais uma edição do “Dia da Responsabilidade Social” promovido pela Nova Faculdade, evento anual e já consagrado no calendário da instituição.

Neste ano, a Câmara Municipal de Contagem foi uma das dezenas de parceiros do evento, e disponibilizou a van e sua equipe durante a manhã de sábado, quando as pessoas que participaram do evento tiveram a oportunidade de registrar as demandas sobre os serviços públicos e o trabalho dos vereadores de Contagem.

De acordo com Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara, a participação no Dia da Responsabilidade Social foi importante para reafirmar o comprometimento do Legislativo com ações que envolvem cidadania.

Para a Nova Faculdade, é compromisso da instituição “promover ações que buscam transformar e aprimorar o ser como cidadão e agente de mudanças, construindo uma sociedade mais justa e igualitária e de um planeta mais sustentável”.

Por isso, o evento envolve professores, servidores e alunos da faculdade, além dos parceiros que levam ao evento a prestação de diversos serviços, como vacinação, corte de cabelo, orientação jurídica, aula de inglês, terapias naturais, palestras e workshops, além de atrações para as crianças, como brinquedos, teatro, algodão doce, pipoca, cachorro quente etc.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.