Category Archives: Projetos Sociais

Ação Social da Ouvidoria Cidadã na Praça da Glória – Eldorado

A terceira ação social deste ano da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem está chegando na Regional Eldorado. No dia 24 de novembro, sábado, das 9h às 14h, vários serviços gratuitos e lazer estarão à disposição da população na Praça da Glória.

Confira toda a programação:

Ouvidoria da Câmara participa do Dia da Responsabilidade Social

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem participou, no último sábado (29/09), de mais uma edição do “Dia da Responsabilidade Social” promovido pela Nova Faculdade, evento anual e já consagrado no calendário da instituição.

Neste ano, a Câmara Municipal de Contagem foi uma das dezenas de parceiros do evento, e disponibilizou a van e sua equipe durante a manhã de sábado, quando as pessoas que participaram do evento tiveram a oportunidade de registrar as demandas sobre os serviços públicos e o trabalho dos vereadores de Contagem.

De acordo com Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara, a participação no Dia da Responsabilidade Social foi importante para reafirmar o comprometimento do Legislativo com ações que envolvem cidadania.

Para a Nova Faculdade, é compromisso da instituição “promover ações que buscam transformar e aprimorar o ser como cidadão e agente de mudanças, construindo uma sociedade mais justa e igualitária e de um planeta mais sustentável”.

Por isso, o evento envolve professores, servidores e alunos da faculdade, além dos parceiros que levam ao evento a prestação de diversos serviços, como vacinação, corte de cabelo, orientação jurídica, aula de inglês, terapias naturais, palestras e workshops, além de atrações para as crianças, como brinquedos, teatro, algodão doce, pipoca, cachorro quente etc.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Ouvidoria Cidadã da Câmara promove manhã de ação social do Nacional

Depois de quase dois meses de preparação e divulgação intensas, a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem realizou a segunda Ação Social do ano, desta vez no Parque das Amendoeiras, Regional Nacional.

Durante a manhã do último sábado (25/08), centenas de moradores da região puderam usufruir de mais de 20 serviços gratuitos, além de apresentações musicais e culturais e espaço de lazer para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença, com a vacinação contra Poliomielite e Sarampo para crianças de 1 a 5 anos.

Outro parceiro presente foi o Container com Letras, uma biblioteca itinerante de compartilhamento, que percorre várias cidades fazendo doação de livros e também recebendo livros usados. O container permanecerá no Parque das Amendoeiras até meados de setembro, quando seguirá para outro espaço público.

Além disso, a van da Ouvidoria Cidadã ficou estacionada dentro do Parque, recebendo todo o tipo de reclamação, sugestão, elogio e dúvida dos cidadãos sobre os serviços públicos e o trabalho dos vereadores.

Segundo a Ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, a maior parte das demandas dos cidadãos foi relativa à própria manutenção e segurança do Parque da Amendoeiras. Além disso, houve reclamações sobre IPTU e foram dadas algumas orientações em relação a serviços da Prefeitura.

Participação do Legislativo

Durante a Ação Social, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), as duas vereadoras que representam a região do Nacional na Câmara Municipal, Glória da Aposentadoria (PRB) e Silvinha Dudu (PCdoB), além do administrador da Regional Nacional, Eduardo Rodrigues, e o representante da Secretaria de Governo, o ex-vereador Eduardo Sendon.

Em sua fala, Daniel saudou a todos os presentes, agradeceu os parceiros e ressaltou a importância do trabalho da Ouvidoria da Câmara. “Este é nosso esforço de romper os muros da Câmara e estar realmente mais próximos da população. A Câmara já fez esta ação em algumas regiões da cidade e ainda vamos percorrer a cidade inteira”, anunciou.

Glória da Aposentadoria ressaltou que a ação itinerante da Ouvidoria é de extrema importância para as pessoas que não têm tempo e condições de irem pessoalmente à Câmara ou que não têm fácil acesso a serviços como os que foram oferecidos durante o evento.

Já Silvinha aproveitou a oportunidade para cobrar ações do Executivo. Primeiro, solicitou o retorno da Guarda Civil para as dependências do Parque das Amendoeiras. “Este é um local frequentado por famílias e a segurança da Guarda Civil é imprescindível”, alertou. Por fim, anunciou a circulação de um abaixo-assinado que tem como objetivo a solicitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Nacional. Atualmente, segundo Silvinha, as pessoas da região que precisam de atendimento de urgência têm que se deslocar para o Ressaca.

População aprovou a iniciativa

As amigas Maria das Graças Magalhães e Áurea Loiola Dias chegaram cedo ao evento. Depois de serem atendidas pela parceira Embelezze, que na ocasião fazia design de sobrancelha e maquiagem, andaram pelo Parque e foram pedir orientações na van da Ouvidoria.

O servidor da Ouvidoria, Diogo Barbosa, orientou Áurea sobre diversas questões, dentre elas a cobrança do IPTU residencial. Já Maria das Graças foi uma das pessoas que pediram a permanência da Guarda Civil no Parque das Amendoeiras. “A saída da Guarda daqui trouxe transtorno e insegurança”, lamentou.

Satisfeita com o atendimento, Maria das Graças elogiou a iniciativa da Câmara. “A gente só tem que agradecer. Eventos como esse só trazem benefícios para a comunidade. Tem que ter sempre”.

A próxima ação social da Ouvidoria Cidadã vai acontecer em novembro, em dia e local ainda a ser confirmado. Segundo Gabriela Diniz, além das ações sociais a Ouvidoria da Câmara continua na feira do Eldorado todo primeiro sábado de cada mês, e ainda há previsão de duas visitas da van da Ouvidoria em regionais da cidade até o fim do ano.

Canais de comunicação da Ouvidoria

Sendo mais uma ferramenta que amplia a transparência do Legislativo, ao lado do Portal da Transparência e dos meios de comunicação oficiais da Câmara, como o site, o Instagram e a página oficial no Facebook, são disponibilizados quatro canais de acesso à Ouvidoria:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

 

Para ver a galeria de fotos deste evento, clique aqui.

 

LEGISLATIVO DE CONTAGEM PARTICIPA DA ABERTURA DO PARLAMENTO JOVEM 2014

A Câmara Municipal de Contagem – por meio de sua Escola do Legislativo -, em parceria com as Câmaras Municipais de Belo Horizonte e de Betim e com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), realizou na última quinta-feira (03) a abertura da edição 2014 do Parlamento Jovem Polo BH.

Realizado desde 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC, o Parlamento Jovem é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. Na edição deste ano, que trabalhará com o tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, houve a inclusão de Contagem e Betim no Polo BH.

Na solenidade, que contou com a presença de centenas de estudantes das escolas participantes, o Legislativo de Contagem foi representado por seu 2º vice-presidente, Eduardo Sendon (PSDB), que também é o diretor da Escola do Legislativo de Contagem. Compondo a mesa de abertura, junto ao Pró-reitor de Extensão da PUC, professor Wanderley Chieppe, e ao presidente da Câmara de BH, vereador Léo Burguês, Sendon ressaltou a importância do programa para os jovens de Contagem.

“Hoje, as pessoas têm uma ideia muito ruim de política; quando, na verdade, a política é um instrumento nobre de mudança da vida das pessoas para melhor. Com o Parlamento Jovem, teremos a oportunidade de mostrar para a nossa juventude que a política tem de ser praticada por todos, pois está relacionada à vida de todos; e de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e que saibam formar suas opiniões”, destacou Sendon. “É um instrumento para aproximar a Câmara da população e mostrar qual o papel político de cada cidadão na sociedade”, completou.

Após o momento político de abertura, os presentes assistiram palestras da Coordenadora do Parlamento Jovem BH, Dora Cardoso, que falou sobre a história e a metodologia do Programa, e da médica geriatra Dra. Karla Giacomini, que palestrou sobre o tema da edição 2014 do Projeto – Envelhecimento com Qualidade de Vida.

PJ em Contagem

Neste ano, o Parlamento Jovem de Contagem vai trabalhar com 60 estudantes de três escolas de ensino médio da cidade: a Escola Estadual José da Silva Couto, localizada na região do Ressaca, a Funec Nova Contagem e o Instituto Educacional Novos Tempos, que fica na região da Sede.

Na etapa local, os monitores vão trabalhar a formação política dos jovens, explicando características e atribuições do Poder Legislativo e trabalhando o tema proposto pelo Projeto neste ano. A partir daí, os estudantes poderão formular propostas ou ações relativas ao “Envelhecimento com Qualidade de Vida” que serão debatidas e selecionadas em uma plenária realizada na Câmara de Contagem.

A etapa seguinte é a regional, e vai envolver as Câmaras do Polo BH. Nela, as ações escolhidas nas plenárias municipais serão levadas a uma votação que vai selecionar as propostas que serão apresentadas pelo Polo na etapa seguinte.

A etapa estadual vai envolver todas as Câmaras do estado que participam do Projeto Parlamento Jovem. Neste evento, será escolhida uma única proposta, que será levada para a Assembleia Legislativa de Minas, e que poderá dar origem a uma ação ou até mesmo um projeto de lei estadual.

INSTITUTO CEASA MINAS DIVULGA NOVO CURSO PARA OS CONTAGENSES

O Presidente da Câmara de Contagem, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB) recebeu recentemente a visita do diretor-presidente do Instituto Ceasaminas – Cláudio Soares Donato, que expôs os diversos projetos sociais desenvolvidos pela entidade.

O vereador Teteco, na oportunidade, parabenizou a gestão da atual diretoria e destacou o seu papel fundamental da entidade não apenas na distribuição e gestão do banco de alimentos, mas também em projetos educacionais dentro do entreposto, que já atenderam centenas de pessoas.

Na oportunidade, Cláudio Donato aproveitou para enfatizar e comunicar o início de uma nova etapa do projeto de inclusão digital, com as novas instalações da Estação Digital Instituto Ceasaminas, inauguradas em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dentro da Ceasa, mais precisamente no Edifício Minas Bolsas, no 2° andar.

A Câmara dos vereadores aproveita para divulgar que já se encontra disponível para a comunidade de Contagem, com inscrição gratuita, o curso de Informática Gerencial. As inscrições devem ser feitas no Telecentro Digital Instituto Ceasaminas, diretamente com o Professor Valtencir.

O novo curso destina-se a quaisquer interessados, sem limite de idade, com o fornecimento do material didático aos alunos. Ao final, será emitido um certificado de conclusão de curso.

Confira os dias e horários disponíveis para o curso:

Aulas na Estação Digital Instituto Ceasaminas:
Terças e Quintas-Feiras: de 14h às 16h, de 17h às 19h
Sábados de 08h às 12h

Aulas no Telecentro Instituto Ceasaminas:
Segundas e Quartas-feiras: de 8h às 10h, de14h às 16h e de 17h30 às 19h30
Terças e Quintas-Feiras:de 08h às 10h, de 14h às 16h

Para mais informações, basta ligar para os telefones (31) 3399-3447, de 08h às 18h; e (031) 3399-3452, de 09h às 17h.

Noticia-5Noticia-7