ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo participa de assinatura de convênio que atende pessoas com deficiência

20 de setembro, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem, representada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB) e Bruno Barreiro (PV), participou nesta terça-feira (18/09) de assinatura de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Atendimento e Inclusão Social de Contagem (Cais).

Chamado de Apae-Contagem até o ano de 2012, o Cais é uma entidade sem fins lucrativos que atende atualmente, de forma integrada e com uma equipe multidisciplinar, aproximadamente 770 pessoas com deficiência intelectual e autismo, buscando seu desenvolvimento integral e inclusão social. A partir do convênio, passará a receber um repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – investimento de R$ 360 mil ao ano -, para continuar seu trabalho de excelência e atender ainda, de forma especializada, 100 estudantes da rede municipal de ensino – Creches Conveniadas e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os dirigentes do Cais falaram de casos de sucesso no tratamento e da importância do convênio para a continuidade do atendimento. “Temos uma demanda muito grande, e muitos pedidos para atender desde bebês na maternidade de Contagem a inclusão de profissionais. Por isso, é um momento de alegria, por conseguirmos atender a demanda do município com qualidade”, destacou Cristina Abranches, superintendente do Cais. O diretor Aluísio Bartolomeu de Oliveira falou de sua experiência como pai de usuário e como gestor do Centro e enalteceu o trabalho da administração municipal.

Os vereadores comemoraram muito o convênio que, segundo eles representará mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e seus familiares. “A Cristina já esteve na Câmara pedindo nosso apoio, e é uma satisfação ver tudo isso se concretizando. Só as famílias das pessoas com deficiência sabem a dificuldade que passam e a diferença que o Cais faz em suas vidas, com um trabalho de carinho, de dedicação, de respeito e amor ao próximo”, destacou Bruno Barreiro.

Arnaldo de Oliveira destacou que o esforço das pessoas envolvidas com o Centro, desde a época de Apae-Contagem, está sendo reconhecido. “Presenciamos os anos de luta do Cais por esse apoio, com a Elza Kriemilda (presidente benemérita), os vários encontros pelo caminho, nas secretarias. E, nesta tarde, temos que agradecer a sensibilidade do prefeito Alex de Freitas em olhar como administrador público, mas também com o coração, o trabalho especial feito pelo Cais”, destacou, lembrando ainda a dedicação da primeira dama do município, Luciana de Freitas, pela causa.

A secretária de Educação, Sueli Baliza, destacou que Contagem conta com aproximadamente 1.300 estudantes com necessidades especiais e que o atendimento do Cais vai auxiliá-los a ter melhor desenvolvimento. E ela enalteceu a participação dos vereadores nas políticas públicas para as pessoas com deficiência. “A Câmara é muito importante nos projetos nesse sentido e, sobretudo Arnaldo de Oliveira e Bruno Barreiro tem sido grandes parceiros”, reconheceu.

No mesmo tom, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), externou sua felicidade em assinar o convênio e convidou a Câmara a um esforço conjunto para proporcionar ainda mais condições para que o Cais desenvolva seu trabalho. “Está na hora de melhorarmos este espaço, quem sabe aumentá-lo ou construir uma nova sede. E proponho uma reflexão à Câmara Municipal e à equipe de governo no sentido de entregarmos até 2020 um espaço mais moderno e mais adequado para atender mais famílias. Vamos nos esforçar para que esse belo trabalho continue”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem