ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo participa de assinatura de convênio que atende pessoas com deficiência

20 de setembro de 2018, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem, representada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB) e Bruno Barreiro (PV), participou nesta terça-feira (18/09) de assinatura de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Atendimento e Inclusão Social de Contagem (Cais).

Chamado de Apae-Contagem até o ano de 2012, o Cais é uma entidade sem fins lucrativos que atende atualmente, de forma integrada e com uma equipe multidisciplinar, aproximadamente 770 pessoas com deficiência intelectual e autismo, buscando seu desenvolvimento integral e inclusão social. A partir do convênio, passará a receber um repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – investimento de R$ 360 mil ao ano -, para continuar seu trabalho de excelência e atender ainda, de forma especializada, 100 estudantes da rede municipal de ensino – Creches Conveniadas e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os dirigentes do Cais falaram de casos de sucesso no tratamento e da importância do convênio para a continuidade do atendimento. “Temos uma demanda muito grande, e muitos pedidos para atender desde bebês na maternidade de Contagem a inclusão de profissionais. Por isso, é um momento de alegria, por conseguirmos atender a demanda do município com qualidade”, destacou Cristina Abranches, superintendente do Cais. O diretor Aluísio Bartolomeu de Oliveira falou de sua experiência como pai de usuário e como gestor do Centro e enalteceu o trabalho da administração municipal.

Os vereadores comemoraram muito o convênio que, segundo eles representará mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e seus familiares. “A Cristina já esteve na Câmara pedindo nosso apoio, e é uma satisfação ver tudo isso se concretizando. Só as famílias das pessoas com deficiência sabem a dificuldade que passam e a diferença que o Cais faz em suas vidas, com um trabalho de carinho, de dedicação, de respeito e amor ao próximo”, destacou Bruno Barreiro.

Arnaldo de Oliveira destacou que o esforço das pessoas envolvidas com o Centro, desde a época de Apae-Contagem, está sendo reconhecido. “Presenciamos os anos de luta do Cais por esse apoio, com a Elza Kriemilda (presidente benemérita), os vários encontros pelo caminho, nas secretarias. E, nesta tarde, temos que agradecer a sensibilidade do prefeito Alex de Freitas em olhar como administrador público, mas também com o coração, o trabalho especial feito pelo Cais”, destacou, lembrando ainda a dedicação da primeira dama do município, Luciana de Freitas, pela causa.

A secretária de Educação, Sueli Baliza, destacou que Contagem conta com aproximadamente 1.300 estudantes com necessidades especiais e que o atendimento do Cais vai auxiliá-los a ter melhor desenvolvimento. E ela enalteceu a participação dos vereadores nas políticas públicas para as pessoas com deficiência. “A Câmara é muito importante nos projetos nesse sentido e, sobretudo Arnaldo de Oliveira e Bruno Barreiro tem sido grandes parceiros”, reconheceu.

No mesmo tom, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), externou sua felicidade em assinar o convênio e convidou a Câmara a um esforço conjunto para proporcionar ainda mais condições para que o Cais desenvolva seu trabalho. “Está na hora de melhorarmos este espaço, quem sabe aumentá-lo ou construir uma nova sede. E proponho uma reflexão à Câmara Municipal e à equipe de governo no sentido de entregarmos até 2020 um espaço mais moderno e mais adequado para atender mais famílias. Vamos nos esforçar para que esse belo trabalho continue”, concluiu.

Veja mais notícias

Projeto incentiva lazer na infância

Em um mundo marcado pela tecnologia, brincadeiras tradicionais como soltar pipa, jogar bola e pique-esconde têm perdido espaço. Tais brincadeiras s...

24 de abril, por Marco Túlio de Sousa

Aprovada Semana Municipal de Conscientização sobre Automutilação em...

Comportamentos intencionais de agressão ao próprio corpo, como cortes, queimaduras, mordidas, arranhões e golpes autoprovocados, constituem o que s...

23 de abril, por lorena.carazza

Projeto pretende promover emprego e renda para pessoas com autismo

A Câmara Municipal de Contagem tem se destacado no debate e na formulação de políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Auti...

22 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem