ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Mobilizador cultural contagense lança livro na Câmara nesta terça (12)

11 de fevereiro, por Leandro Perché

O projeto “Cultura na Câmara”, do Legislativo de Contagem, recebe, neste mês, o lançamento do livro “Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, do mestre em ciências sociais e mobilizador cultural Rafael Aquino. O autor vai expor e autografar sua obra no hall da Câmara Municipal nesta terça-feira (12/02) a partir das 08h30, e conversar com os leitores e interessados.

Primeiro livro do contagense Rafael Aquino, “Políticas de Cultura” é o resultado de sua pesquisa de mestrado pela PUC Minas. Na obra, ele analisa os fatores que influenciam os municípios a participarem das políticas do Sistema Nacional de Cultura e do Programa ICMS Cultural, que têm como objetivo induzir os municípios a cumprir com o dever de proteger, apoiar, promover e garantir o exercício dos direitos culturais.

“A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 e se mostra bastante atual diante da situação política vivenciada no país. Ela apresenta também um apanhado histórico sobre o desenvolvimento das políticas culturais no país e no estado de Minas Gerais. Um legado que se mostra bastante ameaçado de desmantelamento, conforme tem sido declarado pelo presidente e pelo governador eleitos nas últimas eleições”, garante Aquino.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e apoiado pelo DUO Editorial, pela Move Cultura e pela Casa Criativa, o livro teve como base cidades na qual a população ultrapassa os 100 mil habitantes e que possuem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio ou alto. “No livro, eu mostro para o leitor a necessidade de participação da sociedade na vida política para além do período eleitoral”, conclui.

Autor: Rafael Aquino é mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e graduado em Processos Gerenciais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mobilizador cultural em Contagem, participou da criação do Fórum Popular de Cultura (FPC) e da Associação Move Cultura, na qual atualmente é gestor de projetos; idealizou a Casa Criativa, incubadora de projetos em Contagem; faz parte do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC); foi docente do Pronatec e do Projeto Trampos; ajudou a implementar o Plano Juventude Viva; e coordenou o Mapeamento Cultural de Contagem, em 2016.

Cultura na Câmara: Se você é artista de Contagem e quer mostrar seu talento, a Câmara Municipal de Contagem está de portas abertas para você. O projeto Cultura na Câmara é mais um instrumento do Legislativo que visa à aproximação com a população, trazendo para o plenário os artistas de Contagem. A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outras. As apresentações acontecem na primeira terça-feira de cada mês. Quem tiver interesse em participar do Cultura na Câmara pode entrar em contato pelo telefone 3359-8748.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem