ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Mobilizador cultural contagense lança livro na Câmara nesta terça (12)

11 de fevereiro de 2019, por Leandro Perché

O projeto “Cultura na Câmara”, do Legislativo de Contagem, recebe, neste mês, o lançamento do livro “Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, do mestre em ciências sociais e mobilizador cultural Rafael Aquino. O autor vai expor e autografar sua obra no hall da Câmara Municipal nesta terça-feira (12/02) a partir das 08h30, e conversar com os leitores e interessados.

Primeiro livro do contagense Rafael Aquino, “Políticas de Cultura” é o resultado de sua pesquisa de mestrado pela PUC Minas. Na obra, ele analisa os fatores que influenciam os municípios a participarem das políticas do Sistema Nacional de Cultura e do Programa ICMS Cultural, que têm como objetivo induzir os municípios a cumprir com o dever de proteger, apoiar, promover e garantir o exercício dos direitos culturais.

“A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017 e se mostra bastante atual diante da situação política vivenciada no país. Ela apresenta também um apanhado histórico sobre o desenvolvimento das políticas culturais no país e no estado de Minas Gerais. Um legado que se mostra bastante ameaçado de desmantelamento, conforme tem sido declarado pelo presidente e pelo governador eleitos nas últimas eleições”, garante Aquino.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e apoiado pelo DUO Editorial, pela Move Cultura e pela Casa Criativa, o livro teve como base cidades na qual a população ultrapassa os 100 mil habitantes e que possuem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio ou alto. “No livro, eu mostro para o leitor a necessidade de participação da sociedade na vida política para além do período eleitoral”, conclui.

Autor: Rafael Aquino é mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e graduado em Processos Gerenciais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mobilizador cultural em Contagem, participou da criação do Fórum Popular de Cultura (FPC) e da Associação Move Cultura, na qual atualmente é gestor de projetos; idealizou a Casa Criativa, incubadora de projetos em Contagem; faz parte do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC); foi docente do Pronatec e do Projeto Trampos; ajudou a implementar o Plano Juventude Viva; e coordenou o Mapeamento Cultural de Contagem, em 2016.

Cultura na Câmara: Se você é artista de Contagem e quer mostrar seu talento, a Câmara Municipal de Contagem está de portas abertas para você. O projeto Cultura na Câmara é mais um instrumento do Legislativo que visa à aproximação com a população, trazendo para o plenário os artistas de Contagem. A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outras. As apresentações acontecem na primeira terça-feira de cada mês. Quem tiver interesse em participar do Cultura na Câmara pode entrar em contato pelo telefone 3359-8748.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem