ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara recebe alunos do Grau Técnico e dá aula de cidadania

22 de novembro, por lorena.carazza

O Câmara Aberta, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, recebe periodicamente alunos de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é que, por meio de palestras e de visitas guiadas de estudantes ao prédio da Câmara, seja possível uma maior aproximação entre o Legislativo e a população contagense.

O Câmara Aberta dessa sexta-feira (22/11) recebeu um público diferente das crianças e pré-adolescentes que geralmente vêm para participar do projeto. O plenário e a presidência da Casa foram visitados pelos alunos do curso de Enfermagem do Grau Técnico, escola especializada em formação técnica de jovens e adultos.

Na presidência, eles puderam conhecer o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, de quem escutaram um pouco sobre o dia a dia dos vereadores e, sobretudo, a respeito da importância da participação e conscientização política da população.

Já no plenário, o procurador legislativo Rodrigo Diniz falou com os alunos sobre cidadania e sobre assuntos relacionados à política, organização e competência dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Tomando especificamente a Câmara de Contagem como exemplo, discorreu sobre o número de vereadores e suas funções, e explicou como se dá a tramitação de uma lei, desde a sua proposição até a sanção ou promulgação.

Em seguida, os estudantes participaram da simulação de uma reunião plenária, quando foi discutida, votada e aprovada uma lei que cria a obrigatoriedade das instituições de ensino superior disponibilizarem creches para crianças de 0 a 5 anos filhos de alunos, durante o período em que estão em sala de aula.

 “A gente tem a impressão de que política é aquilo que passa na televisão e que está distante da gente. Hoje, nesse projeto incrível, eu vi que a política está perto dos cidadãos e que, para mudar a realidade do país, precisamos participar”, disse Mizraim Sâmela Rodrigues Ribeiro, uma das alunas que, atenta, assistiu à palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz e fez perguntas ao final.

Para saber mais sobre o Câmara Aberta, entre em contato com a Escola do Legislativo – (31) 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem