O Câmara Aberta, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, recebe periodicamente alunos de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é que, por meio de palestras e de visitas guiadas de estudantes ao prédio da Câmara, seja possível uma maior aproximação entre o Legislativo e a população contagense.
O Câmara Aberta dessa sexta-feira (22/11) recebeu um público diferente das crianças e pré-adolescentes que geralmente vêm para participar do projeto. O plenário e a presidência da Casa foram visitados pelos alunos do curso de Enfermagem do Grau Técnico, escola especializada em formação técnica de jovens e adultos.
Na presidência, eles puderam conhecer o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, de quem escutaram um pouco sobre o dia a dia dos vereadores e, sobretudo, a respeito da importância da participação e conscientização política da população.
Já no plenário, o procurador legislativo Rodrigo Diniz falou com os alunos sobre cidadania e sobre assuntos relacionados à política, organização e competência dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Tomando especificamente a Câmara de Contagem como exemplo, discorreu sobre o número de vereadores e suas funções, e explicou como se dá a tramitação de uma lei, desde a sua proposição até a sanção ou promulgação.
Em seguida, os estudantes participaram da simulação de uma reunião plenária, quando foi discutida, votada e aprovada uma lei que cria a obrigatoriedade das instituições de ensino superior disponibilizarem creches para crianças de 0 a 5 anos filhos de alunos, durante o período em que estão em sala de aula.
“A gente tem a impressão de que política é aquilo que passa na televisão e que está distante da gente. Hoje, nesse projeto incrível, eu vi que a política está perto dos cidadãos e que, para mudar a realidade do país, precisamos participar”, disse Mizraim Sâmela Rodrigues Ribeiro, uma das alunas que, atenta, assistiu à palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz e fez perguntas ao final.
Para saber mais sobre o Câmara Aberta, entre em contato com a Escola do Legislativo – (31) 3359-8750.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...