ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram melhorias no acesso aos bairros Chácaras Del Rey e Granja Vista Alegre

11 de fevereiro, por Leandro Perché

Os estragos causados pelas fortes chuvas continuam pautando as plenárias da Câmara Municipal de Contagem. Nesta terça-feira (11/02), o presidente desse Legislativo, vereador Daniel Carvalho, apresentou requerimento solicitando urgência na reconstrução da avenida Francisco de Almeida Melo, na altura da “Ponte do Ferro Velho” que ficou destruída com a tempestade. A via dá acesso aos bairros Chácaras Del Rey e Granja Vista Alegre.

De acordo com o parlamentar, os moradores alegam que se sentem ilhados e isolados. E que, após os problemas na via, enfrentam dificuldades para sair dos bairros, causando prejuízos, considerando que a região já sofre pela falta de estrutura, de asfalto, de linhas de ônibus, de escolas, entre outros serviços.

“Nas últimas chuvas, parte da pista cedeu, o que impossibilita a passagem no local. Isso fez com que os moradores desses bairros tenham que fazer uma volta de quase 5 km e até mais, passando pela pedreira, trazendo grande dificuldade para a comunidade”, destacou Carvalho. “Então, pedimos urgência ao prefeito e sensibilidade para que se inicie (as obras de execução da avenida Maracanã) naquele ponto, para beneficiar aqueles moradores”, completou.

Em aparte, o vereador Alex Chiodi, destacou que a implantação da avenida Maracanã, com a canalização do córrego, possibilitará refazer as galerias e as vias da região, incluindo parte da avenida Francisco de Almeida Melo, e “é compromisso do prefeito que as intervenções sejam feitas com urgência”.

Ambos lembraram, ainda, a dificuldade que os estudantes têm em se deslocar para escolas em outros bairros da região. “Muitos pais têm deixado as crianças na ponte, para caminhar mais de 3 km até a Escola Geraldo Basílio, ou quase 2 km até a Escola Nair Mendes”, disse Carvalho. “Pela Comissão de Educação, já solicitei à Secretaria que os ônibus façam o desvio para pegar os alunos que estudam em escolas de outros bairros”, completou Chiodi.

Abertura de nova via

Considerando a urgência da intervenção, Daniel Carvalho levantou a possibilidade de um acesso provisório pela rua Dulce Geraldo Diniz, passando por uma propriedade privada. “O ideal seria um acordo entre a Prefeitura de Contagem e o Condomínio Estância do Lago para que a população tenha condições de transitar por esse trecho e, assim, facilitar o acesso aos bairros, reduzir os trajetos e garantir o mínimo de qualidade de vida”.

A proposta foi aprovada pelos vereadores Alex Chiodi, Daniel do Irineu e Dr. Rubens Campos. “Essas comunidades estão ilhadas e, por isso, essa sugestão é importante. Não é demais pedir para os proprietários do condomínio que possam, de forma provisória, criar esse acesso pelo Quintas Coloniais”, pontuou o primeiro. “Quero parabenizar o presidente por ter levantado essa demanda urgente e as sugestões, porque os problemas tem afetado moradores e empreendimentos do local”, completou Daniel do Irineu. “Nosso mandato vem somar forças à sua proposição, porque sou morador da região e está em estado de calamidade”, concluiu Campos.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem