Preocupado com a pandemia que assola o mundo, o Legislativo de Contagem tem cobrado da Prefeitura ações e informações em relação ao combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município.
Nesta segunda-feira (30/03), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal encaminhou ofício à Secretaria de Saúde solicitando informações quanto às medidas adotadas no município para prevenção e atendimento dos casos de Covid-19. A medida reforça as cobranças do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, nas últimas semanas, pela divulgação de dados sobre estratégias para enfrentamento à doença e números atualizados de notificações, testes e protocolos.
“Considerando a gravidade do momento que estamos vivendo em função da pandemia do Covid-19 e da grande quantidade de informações e fake news que estão sendo compartilhadas, há grande necessidade de divulgar os dados oficialmente para que a população não entre em pânico e tenha acesso aos números verdadeiros”, explica Carvalho.
O documento da Comissão enumerou alguns questionamentos, dentre eles: qual o plano de ação para enfrentamento do coronavírus; quais as estratégias para que não ocorra falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde e a falta de equipamentos e medicamentos para os pacientes; se há previsão de aumento do quadro de funcionários para atendimento dos casos suspeitos e confirmados; qual a capacidade da UPA Sede, referência no atendimento dos casos, e quantos CTI estão disponíveis na cidade, além do plano caso aumente o número de pacientes.
Outras solicitações não relacionadas à rede de saúde se relacionaram a esclarecimentos sobre as estratégias da Prefeitura para manter os pagamentos de servidores e fornecedores em dia; ações de proteção em relação aos moradores de rua; e sobre a descentralização da vacinação antigripal.
“Como se trata de uma pandemia, a união de esforços é fundamental para conter a transmissão do vírus. Neste sentido, a transparência e precisão das informações são os grandes aliados para que o cidadão que está em isolamento social saiba que a medida é necessária para conter a propagação vírus; e para que tenha conhecimento de como pode recorrer à rede de saúde caso apresente os sintomas da doença”, concluiu Daniel Carvalho.
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...
A violência ainda faz parte da realidade de muitas brasileiras. De acordo com pesquisa do Instituto DataSenado, 3,7 milhões de mulheres sofreram al...
Novembro e dezembro são meses de mobilização contínua pelo fim da violência contra as mulheres. Do dia 20 de novembro a 10 de dezembro ocorre a cam...