ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara solicita esclarecimentos sobre o combate ao coronavírus em Contagem

31 de março, por Leandro Perché

Preocupado com a pandemia que assola o mundo, o Legislativo de Contagem tem cobrado da Prefeitura ações e informações em relação ao combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município.

Nesta segunda-feira (30/03), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal encaminhou ofício à Secretaria de Saúde solicitando informações quanto às medidas adotadas no município para prevenção e atendimento dos casos de Covid-19. A medida reforça as cobranças do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, nas últimas semanas, pela divulgação de dados sobre estratégias para enfrentamento à doença e números atualizados de notificações, testes e protocolos.

“Considerando a gravidade do momento que estamos vivendo em função da pandemia do Covid-19 e da grande quantidade de informações e fake news que estão sendo compartilhadas, há grande necessidade de divulgar os dados oficialmente para que a população não entre em pânico e tenha acesso aos números verdadeiros”, explica Carvalho.

O documento da Comissão enumerou alguns questionamentos, dentre eles: qual o plano de ação para enfrentamento do coronavírus; quais as estratégias para que não ocorra falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde e a falta de equipamentos e medicamentos para os pacientes; se há previsão de aumento do quadro de funcionários para atendimento dos casos suspeitos e confirmados; qual a capacidade da UPA Sede, referência no atendimento dos casos, e quantos CTI estão disponíveis na cidade, além do plano caso aumente o número de pacientes.

Outras solicitações não relacionadas à rede de saúde se relacionaram a esclarecimentos sobre as estratégias da Prefeitura para manter os pagamentos de servidores e fornecedores em dia; ações de proteção em relação aos moradores de rua; e sobre a descentralização da vacinação antigripal.

“Como se trata de uma pandemia, a união de esforços é fundamental para conter a transmissão do vírus. Neste sentido, a transparência e precisão das informações são os grandes aliados para que o cidadão que está em isolamento social saiba que a medida é necessária para conter a propagação vírus; e para que tenha conhecimento de como pode recorrer à rede de saúde caso apresente os sintomas da doença”, concluiu Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem