ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara inicia a tramitação do plano de Carreira da Guarda Civil de Contagem

2 de fevereiro, por lorena.carazza

A primeira reunião ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Contagem foi marcada por muitas novidades. Além da inauguração da unidade do Procon na Câmara, da reforma do plenário e da implantação do novo e moderno sistema de votações, a prefeita Marília Campos e o vice-prefeito, Ricardo Faria, trouxeram pessoalmente ao Legislativo dois projetos de lei de grande importância para os servidores municipais.

Com as galerias do plenário ocupadas por dezenas de Guardas Civis, a Câmara recebeu oficialmente nesta terça (01/02) o projeto de lei que institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Contagem, há anos almejado pela corporação.

Fruto de estudos, discussões e ajustes, o texto foi produzido após acordos e adequações entre a Comissão Permanente de Negociação Coletiva (Copenc) e a Comissão da Guarda Civil de Contagem formada especialmente para este fim. A versão final do plano, que contém uma progressão vertical, até então inédita entre os servidores públicos de Contagem, foi entregue à Guarda Civil no começo de dezembro do ano passado e, agora, passa a tramitar na Procuradoria e nas Comissões da Câmara.

Em seu discurso, a prefeita Marília Campos disse que 2022 será um ano de importantes ações de valorização dos funcionários da administração municipal. “A grande maioria dos servidores conviveram durante mais de cinco anos com congelamento salarial”, disse, justificando, ainda, que no ano passado nenhum tipo de reajuste foi possível em razão da Lei Complementar 173/2020 que, entre outras medidas, determinou o congelamento de salários dos servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.

Na mesma ocasião, a prefeita entregou ao presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), outro projeto de lei, que amplia e reajusta o vale alimentação dos servidores municipais. Segundo a prefeita, outra ação de valorização será a realização de concursos públicos para diversas áreas da administração municipal, inclusive para a Guarda Civil de Contagem.

Guarda se manifesta na Tribuna Livre

Antes do fim da plenária, o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Silva, falou sobre todo o processo de negociação e elaboração do Plano de Carreira da Guarda. Segundo Wedisson, foram “muitas emoções, debates intensos e tensos” ao longo da produção do texto do Plano, que por fim “culminou quase na totalidade dos pleitos da comissão”, disse, se referindo à comissão criada para discussão do plano de carreira, presidida pelo Guarda Antônio Inácio. O comandante agradeceu aos vereadores pela emenda parlamentar conjunta destinada à compra de equipamentos para a banda da Guarda Civil de Contagem, e destacou a disponibilidade do Legislativo em receber, sempre que requisitado, as demandas da corporação.  

O presidente Alex Chiodi finalizou a discussão destacando que, num esforço conjunto dos vereadores, o Legislativo devolveu à Prefeitura quase R$7 milhões do orçamento destinado anualmente para a Câmara, mostrando o comprometimento dos vereadores com a cidade e a relação de parceria com o Executivo. “Esperamos um 2022 de muitas vitórias, pois a cidade precisa avançar e a Câmara estará junto no que for preciso”, encerrou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem