O contingente de mulheres empreendedoras no país soma mais de 30 milhões, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020, principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita em parceria com o Sebrae. Isso coloca o Brasil na sétima posição entre os países com maior número de mulheres empreendedoras no mundo.
Com o objetivo de debater o tema com as entidades relacionadas ao empresariado – como a Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic) e a CDL Contagem (Câmara de Dirigentes Lojistas) – e incentivar o empreendedorismo feminino na cidade, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (15/02), em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 163/2021, que institui o Dia Municipal da Mulher Empresária.
Embora já exista, desde 2014, o Dia do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro) – criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em iniciativa que reúne mais de 150 países, empresas e instituições em busca de apoio a esse público e contra a desigualdade salarial -, o vereador Ronaldo Babão (Cidadania) propôs a data de 17 de agosto por solicitação do Conselho Empresarial da Mulher da Acic, integrando-a ao calendário oficial de Contagem.
Dessa forma, com a aprovação, a proposição segue para a Prefeitura e, após sua publicação no Diário Oficial de Contagem, entra em vigor como Lei, passando a serem realizadas, anualmente, no dia 17 de agosto, “atividades, palestras, orientações, entre outras ações que visem conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município, podendo ser em parceria com associações, movimentos, Ongs e demais órgãos públicos e privados”.
“A mulher empreendedora não está somente na liderança de empresas, são mulheres que se destacam no ambiente de trabalho por serem dedicadas, trabalhadoras, inovadoras, comprometidas, persistentes e que sempre apresentam um trabalho eficiente e de qualidade, trazendo resultados para toda sua equipe, bem como, para a empresa e para a sociedade como um todo”, justifica Ronaldo Babão, em texto que acompanha o projeto de lei.
Na última terça-feira (09/09), os vereadores mantiveram o veto total do Executivo ao Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 003/2025, que visa coib...
Após a votação de três dos 16 itens da pauta, um pedido de vista gerou um efeito cascata, deixando a apreciação dos outros 13 projetos para a próxi...
Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (09/09), o veto parcial do poder Executivo à Proposição 76/2025, que trata da divulgação, pe...