A já tradicional cerimônia de Mérito da Mulher Contagense, realizada anualmente pela Câmara Municipal de Contagem em razão das comemorações do Dia Internacional da Mulher, aconteceu na noite da última quinta-feira (10/03), no plenário da Casa.
O evento é determinado pela Resolução 11/2009, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), e homenageia mulheres de destaque em Contagem, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. As 21 agraciadas são indicadas pelos vereadores previamente e têm seus nomes aprovados em plenário.
Estiveram presentes, além dos vereadores e suas homenageadas, os deputados federais Léo Motta (PSL), Newton Junior (MDB) e Stefano Aguiar (PSD), o deputado estadual Professor Irineu (PSL), o superintendente de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG), Murilo Ribeiro, o secretário municipal de Governo, Pedro Amaral, e a prefeita Marília Campos, que na ocasião, além de representar o Executivo, acompanhava sua mãe, Silvia Elias Campos, homenageada da vereadora Silvinha Dudu (PV).
Em nome de todos os vereadores, Moara Saboia (PT) fez um discurso reforçando as lutas e conquistas que o dia 08 de março representa, destacando, entre outras coisas, a urgente e necessária defesa dos direitos das mulheres, inclusive à sua integridade física, à paridade salarial e à divisão do trabalho doméstico.
Já a prefeita, em sua fala, enalteceu a importância de sua mãe e de tantas outras mulheres, donas de casa, que correm para “darem conta de quase tudo”. Ela também elogiou a iniciativa da Câmara de reconhecer e valorizar, por meio de uma legislação, a luta e a lida das mulheres.
Na sequência, um vídeo institucional da Câmara mostrou aos presentes o relevante número de leis aprovadas pelo Legislativo, nesta 19ª Legislatura, iniciada em janeiro de 2021, voltadas para a defesa dos direitos das mulheres: a lei que barra a nomeação de agressores de mulheres em cargos públicos; a que institui o projeto “Ser Mãe” e garante gratuidade nos exames de detecção da trombofilia na rede pública municipal de Saúde; a que institui o Dia Municipal da Mulher Empresária; a lei de combate à depressão pós-parto; a lei de enfrentamento à pobreza menstrual; a legislação que determina que bares e restaurantes devem prestar auxílio a mulheres em situação de risco que estejam nesses locais e, por fim, a instituição do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.
Finalizando a solenidade, os discursos dos deputados foram direcionados não só às homenageadas da noite, mas a todas as mulheres, em reconhecimento à luta e força femininas. Por fim, o presidente Alex Chiodi encerrou o evento, desejando uma sociedade cada vez mais igualitária e uma Câmara cada vez mais composta por mulheres.
Homenageadas:
Confira, abaixo, a galeria de fotos do evento:
Foi em clima de descontração e alegria que a Câmara de Contagem recebeu na tarde de sexta-feira, 15/09, 50 alunos e alunas do 4º ano do Colégio San...
Na última terça-feira (09/09), os vereadores mantiveram o veto total do Executivo ao Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 003/2025, que visa coib...
Após a votação de três dos 16 itens da pauta, um pedido de vista gerou um efeito cascata, deixando a apreciação dos outros 13 projetos para a próxi...