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Mutirão de negociação da Cemig e Copasa é sucesso no Procon Câmara

17 de maio, por lorena.carazza

O mês de maio foi marcado pelos mutirões de renegociação de dívidas do Procon Câmara de Contagem. Realizados em duas sextas-feiras consecutivas – 06 e 13 de maio -, a iniciativa teve o objetivo de oferecer uma alternativa de regularização para aqueles que possuem débitos em aberto com a Copasa e a Cemig.

Durante o dia 06, foram atendidos pela Copasa, em média, 50 pessoas; a Cemig, no dia 13, teve uma procura maior: cerca de 70 atendimentos. Além disso, as pessoas que compareceram ao prédio da Câmara puderam fazer consultas ao SPC/Serasa, graças a uma parceria do Procon com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem, que marcou presença no mutirão.  

Segundo a coordenadora do Procon Câmara, Rariucha Amarante Braga, a ideia de reservar dois dias para o atendimento aos consumidores dessas concessionárias surgiu por causa do fluxo de atendimento no dia a dia. “Identificamos que há uma grande procura por esse tipo de renegociação, em dias normais. Assim, resolvemos dedicar esses dois dias para oferecermos condições especiais às pessoas, principalmente por se tratarem de serviços essenciais”, explicou.

Com um ano e meio de embate na justiça por causa dos valores da sua conta de água, Avani de Freitas procurou o Procon Câmara para mais uma tentativa de acordo, e saiu com um parcelamento. Geraldo Berilo, que também participou do mutirão, disse que com a negociação feita, vai voltar a dormir tranquilo. “Fui bem recebido e estou saindo satisfeito daqui, com as parcelas na mão”, comemorou. 

Já no dia do atendimento da Cemig, Lenice Maria Braga teve a sorte de conseguir o serviço, mesmo sem ter agendado previamente – o que era um requisito para o atendimento. Segundo ela, ao ligar um dia antes, recebeu a notícia de que as senhas já estavam esgotadas. Mesmo assim, resolveu vir na tentativa de resolver seu problema, e conseguiu: “sendo a Câmara um lugar acessível e que todo mundo conhece, essa iniciativa [do mutirão] foi ótima!”.

Para o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, “a ação teve um balanço extremamente positivo, pois permitiu o diálogo entre a população e as instituições, visando a resolver os problemas que afetam, na maioria, as pessoas de baixa renda”. 

Rariucha também considerou a ação um sucesso. “Foi extremamente produtivo, além de gratificante. O mais importante é ver os consumidores saírem aliviados com menos dívidas e preocupações! Foi uma parceria de sucesso com a Cemig, a Copasa e o CDL”, concluiu.

Atendimento em dias normais

Desde a última segunda-feira (16/05), o Procon Câmara teve seu horário e capacidade de atendimento ampliados:  além de acrescentar mais um guichê no saguão da Câmara Municipal, a unidade estende seu funcionamento em três horas diárias, passando a atender das 09h às 18h, com a última marcação às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/procon) ou por telefone (3359-9225). No horário marcado, deve comparecer na Unidade com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
  • Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato etc);
  • Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade de autenticação em cartório.

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