ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto da Câmara recebe prêmio no Fórum Internacional Cidades Inteligentes

29 de junho, por lorena.carazza

A Câmara de Contagem recebeu, pela quinta vez, o prêmio do Fórum Internacional de Minas Gerais Cidades Inteligentes. Este ano, o projeto premiado foi o Libras sem Fronteiras, idealizado pela Escola do Legislativo. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (29/06), no Royal Savassi Boutique Hotel, em Belo Horizonte.

Além da Câmara de Contagem, outros municípios também foram premiados pela realização de projetos que visam ao desenvolvimento das cidades e da sociedade, com implementação de políticas públicas locais. Sustentabilidade, inclusão, tecnologia e inovação são alguns dos atributos que recebem o destaque nas edições do Cidades Inteligentes.

Recebendo a estatueta “Chama da Paz”, que simboliza o conhecimento, a corregedora e coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, representou a Câmara Municipal no evento, juntamente com Dener Vasconcelos, que além de ser um dos instrutores do Libras sem Fronteiras, foi um dos apoiadores do projeto dentro da Câmara.

“Essa homenagem não é simplesmente receber uma honraria, mas é dar oportunidade para que a  gente apresente nosso projeto e que ele se dissemine, que possa ser copiado, porque eu sempre digo: ideias boas precisam ser copiadas”, disse Eliane, no momento do recebimento da estatueta, quando também justificou a ausência do presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, por motivo de saúde. 

Libras sem Fronteiras

A inclusão é um tema recorrente na Câmara Municipal de Contagem, o que se expressa, principalmente, em projetos de Lei apresentados na Casa e que são voltados para as pessoas com deficiência. 

O Libras sem Fronteiras, por sua vez, vai qualificar trinta servidores da Casa, de diferentes setores, para comunicação básica na Língua Brasileira de Sinais – Libras. O curso começou no dia 20 de junho e vai até 24 agosto, somando 40 horas de aula. As aulas são ministradas pela Associação dos Surdos de Contagem, que firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Contagem desde o ano passado.

Desta forma, a comunidade surda poderá ser recebida e compreendida na Câmara Municipal, eliminando as barreiras de comunicação entre esses cidadãos e o Legislativo. O projeto vem complementar algumas medidas inclusivas já adotadas pela Câmara, como a tradução simultânea de intérprete de Libras em todas as reuniões ordinárias e solenidades da Casa.

Segundo o presidente Alex Chiodi, essas iniciativas, além de permitirem que as pessoas com deficiência auditiva possam exercer sua cidadania, compreendendo o que é debatido na Câmara, significam “isso é respeitar cada vez mais os contagenses, indiferente das dificuldades que eles possam ter”. 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem