ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Estudantes participam do Aulão do ENEM 2023

1 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem realizou na manhã desta quarta-feira (01/11) mais uma edição do Aulão de Redação para o Exame Nacional do Ensino do Médio (ENEM), que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. A aula foi ministrada pela professora Gabriela Faria Scarpelli, que atua como docente voluntária em cursinhos sociais e é servidora da Casa.

Eliane Oliveira (à esq.), coordenadora da Escola do Legislativo, e Gabriela Scarpelli (à dir.), professora de Português. Foto: Cleide Amaral.

Os estudantes aprenderam técnicas para elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, principal modalidade cobrada nas provas. Além disso, a professora abordou os erros mais comuns e deu dicas de como os evitar e aprimorar as habilidades de escrita.

“A redação é importante não apenas para o ENEM. Ela abarca tudo, o texto que você faz, um ofício, um email etc. A redação demonstra a forma como ele, o estudante, se expressa”, analisou a professora. Ao comentar sobre as dificuldades mais recorrentes, Gabriela destacou: elaboração da proposta de intervenção na conclusão da redação, confusão no uso de palavras parecidas, problemas de coesão e utilização de vírgulas e crase.

 

 

Sophia Hickmann faz pergunta à professora. Foto: Cleide Amaral.

Luiz Otávio Nascimento, 18 anos, é aluno da Escola Estadual Professora Maria Coutinho e pretende cursar Medicina Veterinária. De acordo com ele, a aula foi “esclarecedora e direto ao ponto”. A avaliação é compartilhada por Sophia Hickmann, 17 anos, estudante da Escola Estadual Nair Mendes Moreira, que tem interesse pelas graduações em Engenharia Mecânica e Relações Internacionais. “Achei excelente, principalmente porque a professora explicou os erros mais comuns que a gente comete no dia a dia sem perceber. Além disso, ela ensinou a estrutura da redação, o que ajuda muito na hora escrever”, comentou.

O Aulão do ENEM é um projeto da Escola do Legislativo da Câmara de Contagem. Em 2017, recebeu o prêmio Cidades Inteligentes no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. A aula deste ano foi veiculada nas redes sociais da Câmara de Contagem e está disponível no Canal da TV Câmara no YouTube.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem