ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Em noite agitada, Câmara concede títulos de honra a personalidades e instituições

7 de junho, por lorena.carazza

A noite desta quinta-feira (06/06) foi de festa na Câmara Municipal de Contagem. As galerias e o plenário lotados refletiam o prestígio dos 19 homenageados, que receberam, na ocasião, os títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e Mérito Desportivo. 

Em nome dos parlamentares, o vereador Daniel Carvalho parabenizou os homenageados da noite e disse que as honrarias, que adotam novos cidadãos contagenses, são mais uma ferramenta de afirmação da identidade do município, para que sejam grandes referências e exemplos da cidade. 

Por fim, diante de uma lista muito diversa de condecorados – como padres, pastores, líderes comunitários, policiais, guardas civis, ex-jogadores de Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube -, Carvalho frisou a importância da união de todos “independente do posicionamento político, bandeira, religião ou time para fazermos uma Contagem, um estado e um País cada dia melhor”.

Mulheres de destaque

Apesar de serem minoria na Câmara, entre os vereadores, e também entre os homenageados da noite, as mulheres receberam notoriedade no discurso da comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita Domingos Pereira de Carvalho Neta, e também na fala do secretário de Governo, Hamilton Reis, que na ocasião representava a prefeita Marília Campos.

Anita, nomeada comandante da Guarda Civil de Contagem em junho de 2023, é a primeira mulher a ocupar o cargo desde sua criação, em 2006. Em seu breve discurso, parabenizou o trabalho da secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França, destacando sua competência. Além disso, questionou o ainda diminuto número de vereadoras na Casa e externou sua torcida para que na próxima legislatura este número aumente.

Hamilton Reis, por sua vez, também parabenizou o trabalho e a dedicação da secretária Viviane França e principalmente a bravura de Anita. “Comandante Anita é uma pessoa querida, valorosa e estimada e no desafio de comandar uma instituição majoritariamente formada por homens, o faz com competência e diplomacia”, disse. O secretário enalteceu, ainda, o trabalho da prefeita Marília Campos e a atuação das atuais vereadoras da Casa.

Cultura

O homenageado da vereadora Moara Saboia foi o músico, compositor, instrumentista e pesquisador da cultura popular, Valmir Ribeiro de Carvalho, mais conhecido como Bilora. Morador do Conjunto Água Branca, ele criou a Orquestra de Viola Caipira “Violas Gerais”, e está realizando o Projeto Festival Viola Orgânica, aprovado no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. A próxima edição será no próximo sábado, dia 08 de junho, a partir das 10h, na Praça da Jabuticaba, onde acontecerá, em conjunto, a feira da agricultura familiar e urbana de Contagem. Como incentivador das artes, destacou que “Contagem é um celeiro de grandes artistas” e reivindicou que a Cultura possa receber pelo menos 1% do orçamento municipal. 

Esporte e solidariedade

Em certo momento, as galerias do plenário pareciam um campo de futebol. Isso porque dentre os homenageados com o Mérito Desportivo estavam Léo Zagueiro, ex-jogador do Cruzeiro (homenageado pelo vereador Daniel Carvalho), e Victor Leandro Bagy (homenageado do vereador Hugo Vilaça), ex-goleiro do Galo, cujas condecorações geraram muito entusiasmo por parte dos convidados.

Ambos atletas abordaram a questão do esporte como transformador da realidade. Victor, que agora é dirigente do CAM, disse que apesar de o futebol ser um meio de entretenimento, também é um meio promoção da inclusão social e da educação. “Entendo que, nessa causa social, não existe camisa, mas uma causa maior, que é o bem”.

A fala do ex-goleiro foi em consonância com a do vice-presidente do Instituto Galo, Walter Fróes, que na ocasião recebia o diploma de Honra ao Mérito em nome da instituição. Segundo Walter, o Instituto Galo está empenhado em diminuir os impactos causados pela Arena MRV no entorno do estádio. Com isso, em 2023 pelo menos 130 mil pessoas foram beneficiadas com iniciativas e programas do Instituto. Em primeira mão, ele anunciou, ainda para este ano, o oferecimento de um curso de desenvolvedor de Games, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para jovens de 14 a 18 anos da região. 

O encerramento da cerimônia foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi. Ele parabenizou a atuação de cada um dos homenageados e agradeceu seus esforços para a construção de uma cidade melhor.

 

 

 

 

Confira os homenageados:

Cidadania Honorária

  • Clarison da Silva Avelar – Vereador Alex Chiodi
  • Márcio Ribeiro de Souza – Vereador Alex Chiodi
  • Mariana Pereira Braga Ribeiro – Vereador Bruno Barreiro
  • Tindaro Lanes – Vereadora Daisy Silva
  • José de Azevedo Leão – Vereador Daniel Carvalho
  • Gilberto Netto de Oliveira Júnior – Vereador Denilson da JUC
  • Anita Domingos Pereira de Carvalho Neta – Vereador Gegê Marreco
  • Antonio Dundá dos Santos – Vereadora Glória da Aposentadoria
  • Henrique Higídio Braga – Vereador Pastor Itamar
  • Valmir Ribeiro de Carvalho (Bilora) – Vereadora Moara Saboia

Honra ao Mérito

  • Auto Repasse MG – Vereador Alex Chiodi
  • Adalberto Rodrigues da Silva – Vereadora Daisy Silva
  • Instituto Galo – Vereador Hugo Vilaça
  • Izolina Francisca da Silva – Vereador Zé Antônio do Hospital
  • Pedra Azul Futebol Clube – Vereadora Silvinha Dudu

Mérito Desportivo 

  • Leonardo Renan Simões de Lacerda (Léo Zagueiro) – Vereador Daniel Carvalho
  • Welington Gomes da Silva – Vereador Edgard Guedes da Farmácia
  • Esporte Clube Canadá – Vereador Gil Antônio Diniz (Teteco)
  • Victor Leandro Bagy (Goleiro Victor) – Vereador Hugo Vilaça

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem