ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha data para celebrar gastronomia local

8 de outubro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Filha de Minas, Contagem herda a sua rica gastronomia. A cidade se destaca pelos restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos conhecidos pela sua alta qualidade. Além disso, o Festival Gastronômico das Abóboras promove a culinária local, homenageando esse alimento que faz parte da história da cidade.

Vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena. Foto: Cleide Amaral.

Com o objetivo de valorizar esse tipo de atividade, a Câmara Municipal de Contagem aprovou no dia 07/10, terça-feira, por unanimidade, o Projeto de Lei 373 de 2025, que cria o Dia Municipal da Gastronomia e a Semana Municipal de Eventos de Gastronomia. O PL é de autoria do vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena.

De acordo com o texto do projeto, a data será comemorada no dia 13 de junho, com a semana da gastronomia sendo a segunda do mês, devendo, ambas, constarem no Calendário Oficial da cidade. Tem-se por finalidade: fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da culinária regional; incentivar políticas públicas para o fortalecimento da gastronomia; e viabilizar, profissionalizar e organizar festividades por meio de competições de gastronomia com pratos da região.

O vereador autor explica que ainda há muito “avançar nas políticas públicas nesta área” e que a cidade já conta com eventos voltados para a culinária, mas que ainda faltava uma data dedicada a ela. “A culinária, aqui, é maravilhosa, ela só não é mostrada. E, com esse projeto, tenho certeza que vão ser gerados mais emprego e renda”, ressalta o parlamentar.

O projeto segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna ao Plenário para nova votação.

 

Culinária em destaque no Legislativo

 

Outro projeto dedicado à culinária contagense de iniciativa do Legislativo já se tornou lei em Contagem. No dia 2 de setembro, foi sancionada a Lei 5.621 de 2025, que institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Pão de Queijo, a ser comemorado anualmente no dia 17 de agosto. A proposição, de autoria do vereador Vinícius Faria (PP), busca reconhecer o papel de destaque da cidade na produção industrial da iguaria.

Veja mais notícias

Câmara forma mais uma turma de Libras

Formar para incluir. Com esse princípio, a Câmara de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, promoveu mais uma edição do curso Libras Comunica...

23 de junho, por Marco Túlio de Sousa

CCJ da Câmara recebe PGM para discutir Programa de Residência Jurídica

Os vereadores receberam, na manhã desta sexta-feira (19/06), representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) na Presidência da Câmara. O en...

22 de junho, por Lorena Carazza

Gratificação para agentes de trânsito de Contagem avança na Câmara

Sob aplausos de servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), os vereadores de Contagem aprovaram, em primeir...

19 de junho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem