ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara recebe seminário voltado à valorização do idoso

10 de outubro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem sediou, na manhã de quinta-feira (09/10), o “Seminário Municipal da Rede de Proteção Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, promovido pela Prefeitura de Contagem. O evento, realizado no Plenário Vereador José Custódio, marcou o encerramento do “Mês de Valorização da Pessoa Idosa”, que contou com diversas atividades entre os dias 22 de setembro e 8 de outubro.

Idosos prestigiam evento. Foto: Cleide Amaral.

Com o tema “Envelhecer com cidadania, direitos e participação social”, o seminário teve início com a apresentação do Coral Vozes da Maturidade, que executou o Hino Nacional. Em seguida, foi realizada uma mesa temática com a participação do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, do promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Daniel dos Santos Rodrigues, e da subsecretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Saramireis Castro. O debate abordou os direitos da pessoa idosa e os caminhos para um envelhecimento mais saudável e participativo. Ao final do evento, foram homenageados idosos com mais de 90 anos e 40 representantes da terceira idade escolhidos nas oito regionais do município.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro (PV), os vereadores Arnaldo de Oliveira (SD), Moara Saboia (PT) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT), além do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, da subsecretária de Participação Popular, Michelle Caldeira, e da superintendente de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Contagem, Ivone Castro.

Secretário Marcelo Lino. Foto: Cleide Amaral.

Representando a prefeita Marília Campos (PT), o secretário Marcelo Lino destacou, em sua fala, que “envelhecer ou amadurecer é sempre a melhor escolha”. Ele ressaltou ainda a importância de incluir políticas voltadas à pessoa idosa no orçamento municipal, assegurando investimentos direcionados a esse público, e mencionou obras em andamento nos Espaços Bem Viver Mário Covas e Luiz Palhares.

Vereador Arnaldo de Oliveira. Foto: Cleide Amaral.

Conhecido por seu trabalho na pauta da terceira idade, Arnaldo de Oliveira destacou a importância do Poder Público na promoção de políticas voltadas para esse público. Além disso, ao elogiar a apresentação do Coral Vozes da Maturidade, pontuou que protocolou um projeto que visa criar no próximo ano uma semana de encontro de corais. “A ideia é ter um encontro de todos os corais e esse lindo coral, Vozes da Maturidade, com certeza estará abrilhantando essa semana”, disse.

 

 

Vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena. Foto: Cleide Amaral.

Já Zé Antonio, que é presidente da comissão de Direitos Humanos e Assistência Social, destacou a importância da criação de mais espaços nos quais os idosos possam realizar suas atividades. Ele também disse se sentir honrado por fazer parte de uma comissão que “cuida das pessoas” e, valorizando os ensinamentos dos idosos, deixou uma mensagem para os presentes: “não podemos perder a essência daquilo que nós aprendemos com nossos pais”.

Veja mais notícias

Câmara forma mais uma turma de Libras

Formar para incluir. Com esse princípio, a Câmara de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, promoveu mais uma edição do curso Libras Comunica...

23 de junho, por Marco Túlio de Sousa

CCJ da Câmara recebe PGM para discutir Programa de Residência Jurídica

Os vereadores receberam, na manhã desta sexta-feira (19/06), representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) na Presidência da Câmara. O en...

22 de junho, por Lorena Carazza

Gratificação para agentes de trânsito de Contagem avança na Câmara

Sob aplausos de servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), os vereadores de Contagem aprovaram, em primeir...

19 de junho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem