ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto institui Selo Empresa Amiga da Primeira Infância

25 de março de 2026, por Marco Túlio de Sousa

O Legislativo de Contagem aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 24/03, mais um projeto de cuidado com as mães e seus filhos. De autoria da vereadora Tia Keyla (PL), o Projeto de Lei 513 de 2025 cria o selo da Empresa Amiga da Primeira Infância e da Promoção do Aleitamento Materno. O objetivo é valorizar empresas que desenvolvam ações que envolvam responsabilidade social quanto à amamentação e proteção de mães e seus bebês.

 

Para receber o selo, é necessário que a empresa tenha feito doação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) por meio do Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FIA). Além disso, deve realizar, pelo menos, uma ação de apoio à primeira infância, e uma ação de promoção do aleitamento materno. Essas ações estão distribuídas da seguinte maneira:

 

A empresa que receber o selo poderá utilizá-lo por um ano em materiais institucionais, como peças publicitárias, embalagens e sites, nos quais devem constar o ano de concessão do reconhecimento e a seguinte frase: “O município de Contagem reconhece esta empresa como amiga da primeira infância e da promoção do aleitamento materno”.

Vereadora Tia Keyla (PL). Foto: Cleide Amaral.

Ao comentar o projeto, a vereadora autora destacou que, com a nova legislação, o município ganha um dispositivo importante para garantia e respeito dos direitos das mulheres e de suas crianças. Além disso, explicou que as empresas que doarem para o Fundo Municipal da Infância (FIA) poderão ter impostos abatidos. “A criança precisa do cuidado desde o ventre e as mães precisam desse apoio das empresas. Um dos pontos importantes da lei é que, para a empresa receber esse selo, ela deve fazer doação para o Conselho Municipal da Infância e por meio do Fundo Municipal da Infância. Com a doação, ela tem abatimento de impostos. Então, o que ela faz pelo município, pela infância, ela recebe de volta através da isenção do imposto”, disse.

Vereadora Adriana Souza (PT). Foto: Cleide Amaral.

O projeto recebeu o apoio de todos os parlamentares. Adriana Souza (PT) parabenizou a colega e enfatizou que “essa é uma pauta fundamental. A gente sabe que 49% das mulheres que voltam ao trabalho acabam fazendo o desmame precoce de seus filhos, muitas vezes porque a empresa não garante o direito ao aleitamento materno que é fundamental para a criança. Esse é um projeto que tenho muito orgulho de votar e quero parabenizar a Tia Keyla. Espero que a nossa cidade seja uma referência no apoio às mães, à maternidade e à infância”.

O PL segue para sanção do Poder Executivo. Se houver veto, retorna ao Plenário para nova rodada de votação.

 

 

Veja mais notícias

Agentes de trânsito comemoram aprovação de gratificação pela Câmara

Com muita comemoração dos servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), a Câmara de Contagem aprovou, em segu...

24 de junho, por Leandro Perché

Projeto amplia proteção dos animais contra abandono temporário

Foi aprovado em Plenário, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 418/2025, de autoria do vereador Léo da Academia (PDT), que proíbe o aband...

23 de junho, por Lorena Carazza

Câmara forma mais uma turma de Libras

Formar para incluir. Com esse princípio, a Câmara de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, promoveu mais uma edição do curso Libras Comunica...

23 de junho, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem