ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores se manifestam sobre possível fechamento da Companhia 133 da PMMG

24 de abril, por lorena.carazza

*Foto Agência Minas

A possível transferência da Companhia 133 de Polícia Militar de Minas Gerais, em Contagem, para a sede do 18º Batalhão foi motivo de uma ampla discussão por parte dos vereadores na reunião plenária desta terça-feira (24/04). A Cia 133 é responsável pelo policiamento de toda a região da Sede e Petrolândia, abrangendo mais de 60 bairros.

Segundo o vereador Daniel do Irineu (PP), que iniciou o debate, alguns moradores da região da Sede o procuraram na última semana, alarmados com o possível fechamento da Unidade de Polícia que fica localizada na rua Antônio Augusto, no Centro de Contagem, próximo à Câmara Municipal e à Igreja São Gonçalo.

“Pelo que chegou até a mim, o comando da 133, inclusive, já se mudou para o 18º. Meu requerimento é no intuito de sensibilizar o comando geral da Polícia Militar, sobre a importância da Cia, sobretudo na região do Centro de Contagem. Precisamos todos juntos nos mobilizar, e não permitir que a Segurança Pública sofra tanto com a crise econômica do Estado, isso é inadmissível”, disse Daniel.

Ainda de acordo com o vereador, a estratégia é reduzir gastos, substituindo algumas das Companhias de Polícia por Bases Móveis de Policiamento – vans da PMMG equipadas com câmeras de videomonitoramento, rádios e equipamentos de segurança, que ficarão localizadas estrategicamente em locais com maior incidência de crimes e grande circulação de pessoas. Sendo assim, algumas Companhias retornariam para a sede de seus respectivos batalhões, como é o caso da transferência da 133 para o 18º BPM.

“Entendo que as bases trazem um benefício grande, mas não como substitutivo das Cias, e sim como ação complementar”, completou Daniel, questionando ainda a falta de diálogo prévio com a população e com o Legislativo sobre esta mudança.

Outros parlamentares se posicionaram contra o possível fechamento da unidade da Cia 133. Capitão Fontes (MDB), por exemplo, manifestou repúdio com relação à mudança. Para ele, trata-se de um retrocesso das ações de Segurança Pública, além de um desrespeito aos policiais militares, que terão muito menos estrutura para trabalhar. “Não terão um banheiro digno para usar, um lugar para se alimentar, para trocar de roupa. Se acontecer alguma coisa, eles têm só uma van! É colocar o profissional em estado de extrema vulnerabilidade”, disse.

Ainda de acordo com Capitão Fontes, que acumula 30 anos de atuação na Polícia Militar de Minas Gerais, pelo fato de Contagem ocupar o 6º lugar no ranking das cidades mais violentas do Estado e ser rodeada de cidades também violentas, ela não está preparada para substituir Companhias fixas por bases móveis. “Nós vamos sentir as mazelas disso rapidamente”, concluiu.

Alex Chiodi (SD), vereador e membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara, destacou ainda que, enquanto as Cias de Polícia têm funcionamento de 24 horas, as bases móveis só funcionam até as 23h, o que criaria uma “falsa sensação de segurança durante o dia, e uma total insegurança à noite”.

O vereador Vinicius Faria (PCdoB), em defesa das Bases Móveis, explicou que serão instaladas, inicialmente, 20 delas em Contagem, e afirmou que elas são comprovadamente eficazes na melhoria da Segurança Pública, haja vista os estudos feitos pela polícia que mostram a redução da criminalidade nas áreas abrangidas pelas bases móveis em Belo Horizonte.

“Este é um programa que tem embasamento, estudo, pesquisa”, concluiu, reforçando que, ainda assim, não está a favor do fechamento da Cia 133. “Só que é importante frisar que as bases móveis não são nenhum retrocesso na Segurança Pública”, disse.

Ao fim do debate, Capitão Fontes sugeriu que a Comissão de Segurança recebesse alguns membros da comunidade que aguardavam, no plenário, o fim da reunião para discutir o caso com os vereadores. Outra proposta foi a organização de uma audiência pública para debater amplamente a situação.

Por intermédio de Chiodi, membros da Comissão de Segurança da Casa e outros parlamentares interessados no caso se reuniram, na tarde desta terça-feira (24), no 18º Batalhão de Polícia Militar, onde foram recebidos pelo Comandante Tenente Coronel Ryan Rodrigues Lopes para discutir o assunto.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem