Vereadores cobram melhoria na iluminação pública do Centro de Contagem

A reunião plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem foi marcada pela discussão sobre a necessidade de melhorar a iluminação pública nas ruas do Centro de Contagem, com a instalação das lâmpadas de LED.

A partir do Requerimento 767/2018, os vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB), Alex Chiodi (SD), Daniel Carvalho (PV) e Teteco (MDB) solicitaram da Prefeitura de Contagem a troca das lâmpadas nas vias públicas da regional Sede, citando as ruas Bueno Brandão, Presidente Kennedy, Maria da Conceição de São José, Dr. Cassiano e Maria de São José, além da Praça Silviano Brandão.

Arnaldo de Oliveira comentou a solicitação, ressaltando que a melhoria da iluminação das vias é uma medida necessária de segurança pública. “A instalação das lâmpadas de LED em vários locais da cidade pela Prefeitura vem dando uma segurança maior à população. Mas aqui no Centro, principalmente próximo à igreja matriz, ainda não foi feito esse trabalho, e é uma região com uma necessidade urgente dessa melhoria”, pontuou.

Membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Alex Chiodi reiterou o pedido, ressaltando que é uma reivindicação antiga da população e dos vereadores. “Nós que estivemos na Legislatura passada aprovamos uma PPP que visava à troca de todas as lâmpadas da iluminação pública de Contagem para as de LED, por vários motivos, passando pela economia, mas principalmente pela segurança, porque essas lâmpadas dão mais visibilidade”.

Chiodi criticou a morosidade no processo e lembrou que o recurso para a troca, a manutenção e a extensão da rede de iluminação é pago pelo contribuinte a partir da taxa de iluminação pública cobrada na conta de luz. “Temos o recurso, pois o fundo é específico para isso. E a Prefeitura precisa, como forma de dar mais segurança para muitos lugares da cidade, acelerar essas trocas”, completou, sugerindo convidar os responsáveis para uma reunião na Câmara.

Vinícius Faria (PCdoB) também participou do debate, destacando que essas trocas de lâmpada são uma cobrança recorrente na Câmara, e que as respostas não tem sido satisfatórias. “Não podemos gastar um dinheiro exorbitante com as luzes de Natal no final do ano e deixar a iluminação do ano todo de forma precária, pois faz muita diferença na vida das pessoas. A troca foi feita, por exemplo, em corredores no bairro Amazonas e melhorou muito a visibilidade e a segurança da população”, disse.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, ratificou a importância da instalação das lâmpadas de LED para a sensação de segurança e bem-estar da população. E se comprometeu a convidar o responsável da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para uma reunião com os vereadores a fim de debater a questão da iluminação pública e o cronograma de troca de lâmpadas, conforme a legislação aprovada na Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *