ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem autoriza PPP nos serviços de iluminação pública

2 de dezembro de 2015, por Leandro Perché

Após meses de debates, a Câmara Municipal de Contagem aprovou nesta terça-feira (01) o Projeto de Lei Complementar 004/2015, que autoriza parceira da Prefeitura com a iniciativa privada para a prestação de serviço de iluminação pública no Município.

Proposta pelo poder Executivo, a matéria permite à administração Municipal delegar esses serviços por meio de parceria público-privada, a partir de concessão administrativa e mediante licitação, incluindo o desenvolvimento, a modernização, ampliação, operação e manutenção da rede de iluminação pública. Além disso, autoriza a vinculação das receitas provenientes da Contribuição de Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CCSIP) para cobrir uma despesa estimada de R$ 120 milhões com o disposto nesta nova Lei Complementar.

Em mensagem que acompanha o projeto, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) explica que a matéria tem em vista a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que transferiu, das distribuidoras (como a Cemig) para os municípios, os ativos de iluminação pública e a responsabilidade pela prestação de serviços. E destaca que a inclusão da iniciativa privada nesses serviços trará grandes benefícios para a cidade.

“Com o objetivo de garantir a devida prestação deste serviço público com qualidade e possibilidades de investimentos em curto prazo, com a modernização e eficientização do parque de iluminação pública da cidade, o Município, por meio da contratação de concessão administrativa, terá efetivamente essa possibilidade”, escreveu o prefeito.

Contribuição da Câmara

15-12-01 - Plenária - Foto Lorena Carazza (27)Discutido pelas comissões da Câmara desde outubro, o PLC 004/2015 foi amplamente debatido pelos vereadores que, em várias oportunidades, solicitaram esclarecimentos sobre o projeto. Um deles foi o vereador Obelino Marques (PT), que requereu parecer especial da Procuradoria Geral da Câmara sobre a discussão da resolução da ANEEL no judiciário.

A Comissão de Administração e Serviços Públicos da Câmara, por sua vez, solicitou estudo técnico de viabilidade para a aplicação do PLC no Município. E uma comissão formada pelos vereadores Professor Irineu Inácio (PSDC), Fredim Carneiro (PSDB), Paulo Prado (PCdoB), Caxicó (PPS) e Obelino cobrou da administração municipal um novo Plano de Negócios para a PPP reduzindo a concessão de 30 para 20 anos.

Desta forma, o projeto foi votado com vários anexos, incluindo pareceres, ofícios, Plano de Negócios de Referência, Edital para o Processo de Concorrência e Previsão de Impacto Financeiro. Ainda assim, alguns parlamentares não ficaram satisfeitos, e o projeto foi aprovado em segundo turno e redação final com votos contrários dos vereadores Caxicó (PPS), Obelino Marques e Rodinei Ferreira (PT).

Duas emendas também foram aprovadas: uma do poder Executivo, que especifica de quais dotações orçamentárias serão utilizados recursos para cobrir as despesas desta nova Lei Complementar; e uma das lideranças da Câmara, que limita a 20 anos a autorização para a parceria público-privada para serviços de iluminação pública.

Sobre a alteração do prazo de vigência da PPP e o envolvimento dos vereadores no projeto, a Unidade Operacional de Coordenação de Parcerias Público-Privadas de Contagem (UPPPCON) se pronunciou em ofício: “Foi readequado o estudo realizado com a redução do prazo de vigência do contrato de 30 para 20 anos e, através desse novo formato, bem como sinalizado pelos senhores vereadores, vislumbrou-se um modelo mais benéfico para o Município, dentro de vários aspectos”.

“Cumpre-nos também parabenizar esta Egrégia Casa, que, no exercício dos seus poderes/deveres, contribuiu imensamente para a remodelagem deste projeto”, conclui o ofício assinado pela Coordenadora da  UPPPCON, Maria Silvia Cerqueira.

 

Veja mais notícias

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem