ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores discutem ações de saúde em plenário

18 de outubro, por lorena.carazza

Dentro da campanha do “Outubro Rosa” promovida pela Câmara Municipal de Contagem, a Tribuna Livre da última Reunião Ordinária (16/10) contou com a participação do CIME – Convenção Internacional de Ministros e Evangélicos, que trouxe na Tribuna Livre um convite para as ações promovidas pela instituição no outubro Rosa.

As representantes do CIME – Bispa Gerusa Dantas e Raquel Torres – convidaram para a quinta edição da “Caminhada de Conscientização do Câncer de Mama”, que vai acontecer do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz até a Praça Paulo Pinheiro Chagas, no Eldorado, no dia 20 de outubro, às 9h.

Depois da caminhada, haverá uma concentração na Praça e uma palestra ministrada por uma mulher que superou a doença, além de aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Retomando a discussão das semanas anteriores, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) aproveitou a oportunidade para comunicar que na próxima semana, juntamente com as vereadoras Silvinha Dudu (PCdoB) e Glória da Aposentadoria (PRB), se reunirá com o secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva, para discutirem a realização de um mutirão de mamografias no município.

Alex Chiodi (SD) destacou o requerimento feito por ele e assinado também por Arnaldo solicitando à Secretaria de Saúde, em caráter de urgência, para a análise da Comissão de Saúde da Casa, os números do município com relação a exames de mamografia realizados e tratamentos autorizados por meio da Prefeitura, “para que possamos ver de que forma a Câmara pode contribuir com a oferta de ações em prol da saúde da mulher”, disse.

Silvinha mostra transformação da UPA Ressaca

Ainda na temática da Saúde, no Grande Expediente Silvinha Dudu exibiu fotos das obras de reforma da Unidade de Pronto Atendimento do Ressaca. Ela, que desde o ano passado tem feito requerimentos solicitando atenção especial da Secretaria de Saúde para a UPA, desta vez veio mostrar o andamento das melhorias que estão sendo feitas no local, que atende uma média de 260 pessoas por dia.

Dentre os avanços, a vereadora citou a separação do setor pediátrico, a construção de uma sala de coleta de exames e outra de espera, a sala de medicação rápida, os banheiros com acessibilidade, a reforma do telhado e da rede de esgoto. “Agradecemos ao prefeito Alex de Freitas e ao diretor da Upa, Moisés Abreu. Essa foi uma vitória para a região”, concluiu.

Atuação da Comissão de Saúde

Na época das denúncias, a Comissão de Saúde da Câmara chegou a fazer uma visita à Upa e constatou a situação. O presidente da Comissão, vereador Dr. Wellington Ortopedista, disse que além dos ganhos na estrutura física da UPA, outro grande avanço foi a colocação de mais um clínico.

Ele lembrou, ainda, que meses atrás a ameaça da retirada de um cirurgião e um pediatra da UPA Ressaca também foi alvo de manifestação por parte da Comissão, mas o Executivo atendeu ao apelo da Casa e manteve os profissionais.

Segundo Dr. Wellington, a luta agora é no sentido de aumentar o número de leitos no município. “Hoje, ainda há uma carência muito grande de internação. Uma cidade de 700 mil habitantes deveria ter, pelo menos, 700 leitos. Este ainda é um gargalo na saúde de Contagem”, apontou.

Por fim, o vereador anunciou a próxima ação da Comissão de Saúde da Câmara: a visita ao Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), localizado no bairro Europa, para averiguação da real situação do local, que está para ser inaugurado desde o começo do ano.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem