A Câmara Municipal de Contagem aprovou em segundo turno e redação final, nesta terça-feira (18/06), o Projeto de Lei 019/2019 do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), que eleva o Jubileu de Nossa Senhora das Dores a patrimônio imaterial e cultural do município.
Legitimando a importância da data, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores é uma das festas tradicionais mais importantes de Contagem. Prevista no calendário da cidade como feriado, por meio da Lei 3.484 de 19 de dezembro de 2001, a festividade é celebrada em Contagem desde o início do século XIX e, por isso, segundo o parlamentar, se faz necessário o reconhecimento como patrimônio cultural. “Formalizar essa festa religiosa vai além de um desejo dos fiéis e da população contagense. Essa é a garantia para que esse patrimônio jamais se perca”, justifica Carvalho.

Frequentador assíduo das solenidades religiosas, o presidente da Câmara destaca ainda a grandiosidade do jubileu. “A cada ano, os bancos e corredores da Matriz de São Gonçalo ficam ainda mais cheios, uma vez que romeiros e peregrinos se unem com o objetivo de participarem das atividades propostas pela igreja em função do Jubileu de Nossa Senhora das Dores”, enfatiza Daniel.
O projeto segue agora para a Prefeitura de Contagem e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.
Tradição
O evento teve início após Antônio Joaquim de Santana Filho, morador do arraial “São Gonçalo de Contagem”, ir a Roma levar um pedido da Igreja local para que a festa fosse realizada. O Papa Pio VII, em 1806, autorizou a celebração que é realizada na sexta-feira anterior à sexta-feira da Paixão.
* Por Natália Rosa
Foto: Paróquia São Gonçalo
Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...
Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...