ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Jubileu de N. Sra. das Dores é reconhecido patrimônio imaterial e cultural de Contagem

18 de junho, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou em segundo turno e redação final, nesta terça-feira (18/06), o Projeto de Lei 019/2019 do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), que eleva o Jubileu de Nossa Senhora das Dores a patrimônio imaterial e cultural do município.

Legitimando a importância da data, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores é uma das festas tradicionais mais importantes de Contagem. Prevista no calendário da cidade como feriado, por meio da Lei 3.484 de 19 de dezembro de 2001, a festividade é celebrada em Contagem desde o início do século XIX e, por isso, segundo o parlamentar, se faz necessário o reconhecimento como patrimônio cultural. “Formalizar essa festa religiosa vai além de um desejo dos fiéis e da população contagense. Essa é a garantia para que esse patrimônio jamais se perca”, justifica Carvalho.

Frequentador assíduo das solenidades religiosas, o presidente da Câmara destaca ainda a grandiosidade do jubileu. “A cada ano, os bancos e corredores da Matriz de São Gonçalo ficam ainda mais cheios, uma vez que romeiros e peregrinos se unem com o objetivo de participarem das atividades propostas pela igreja em função do Jubileu de Nossa Senhora das Dores”, enfatiza Daniel.

O projeto segue agora para a Prefeitura de Contagem e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Tradição

O evento teve início após Antônio Joaquim de Santana Filho, morador do arraial “São Gonçalo de Contagem”, ir a Roma levar um pedido da Igreja local para que a festa fosse realizada. O Papa Pio VII, em 1806, autorizou a celebração que é realizada na sexta-feira anterior à sexta-feira da Paixão.

* Por Natália Rosa
Foto: Paróquia São Gonçalo

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem