Acontece amanhã (23/10), a partir das 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Contagem, a primeira audiência pública que vai discutir, no âmbito do poder Legislativo, a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo – Projeto de Lei Complementar 019/19. A segunda audiência será no dia 31 de outubro, também às 19h, no mesmo local.
A Lei Complementar em questão dialoga e regulamenta o chamado “Plano Diretor”, votado e aprovado em 2018, e estabelece as normas gerais para o desenvolvimento do município. Nessa lei complementar, se reúnem todas as regras e orientações para a utilização e ocupação do espaço da cidade.
Depois de devidamente elaborada e discutida com técnicos que entendem do assunto, a proposta da lei foi apresentada, pela Prefeitura, em reuniões e audiências públicas para a população, sociedade civil organizada, conselhos, entidades etc. Em agosto, o projeto de lei complementar foi enviado à Câmara, para avaliação, aprovação e modificações propostas pelos vereadores por meio de emendas.
Agora, a Câmara quer ouvir a população. Por isso, vai realizar as duas audiências públicas que têm o objetivo de, mais uma vez, discutir o assunto com os cidadãos. Elas serão organizadas e conduzidas pelos vereadores que compõem a Comissão Especial de Análise do PLC 019/19: Alex Chiodi, Alessandro Henrique, Glória da Aposentadoria, Silvinha Dudu e Dr. Rubens Campos.
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Análise do PLC 019/19, vereador Alex Chiodi, o projeto é importante e precisa ser aprimorado. “Há pontos muito interessantes e outros polêmicos, como os que tratam da região de Vargem das Flores. Essa é a hora de defendermos essa nossa reserva que abastece, inclusive, a região metropolitana. Temos que ser os primeiros a defender e preservar esse nosso recurso”, explicou.
Venha e participe, ou acompanhe pelas redes sociais. Serão feitas transmissões ao vivo pela página da Câmara no Facebook (@camaracontagem) e depois elas serão disponibilizadas no canal do Legislativo no YouTube.
Abaixo, a Câmara organizou, para você que quer entender mais e participar desse processo, alguns documentos importantes:
Para mais informações, ligue (31) 3359-8748 ou mande e-mail para usoeocupacaodosolo@cmc.mg.gov.br
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...