Com o objetivo de debater as reclamações e demandas da população sobre os serviços de saneamento básico em Contagem, os vereadores realizaram, nesta quinta-feira (25/06), a segunda reunião de trabalho com representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
O encontro serviu para avaliar a resolutividade da Copasa em relação aos problemas levantados em reunião realizada em maio, além de apresentar novas solicitações das comunidades. Naquela oportunidade, foi acordado que as videoconferências entre o Legislativo Municipal e a Companhia seriam realizadas mensalmente, buscando a melhoria dos serviços prestados e maior rapidez na resolução de problemas.
Os vereadores Capitão Fontes (Podemos), Dr. Rubens Campos (PSB), Glória da Aposentadoria (PSDB), Daniel do Irineu (PP) e José Carlos (Avante) apresentaram situações específicas das regiões que atuam. Dentre os problemas, foram citados serviços de manutenção inacabados ou de má qualidade, falta de atendimento às demandas do cidadão, interrupções no fornecimento de água em alguns bairros, além falta de esgotamento sanitário, esgoto a céu aberto em vias ou sendo despejados em cursos d’água.
“Os compromissos assumidos e os prazos acordados devem ser cumpridos pela Copasa. Nós, vereadores, estamos mais próximos das comunidades, somos cobrados constantemente em relação a esses serviços, e precisamos dar uma resposta objetiva para a população, principalmente àqueles que mais precisam”, destacou Campos. “Precisamos de respostas mais rápidas da Companhia às demandas do cidadão”, completou Fontes, que presidiu a reunião e apresentou também as solicitações do vereador Daniel Carvalho (PL).
O gerente da Copasa em Contagem, José Alvim, respondeu aos questionamentos dos parlamentares, registrou as novas demandas e se comprometeu a buscar soluções junto a outros gestores da Companhia, às empresas prestadoras de serviço e à Prefeitura de Contagem. Ele destacou que está em diálogo constante com essas entidades, para que a resposta seja dada mais rapidamente ao cidadão, principalmente na solução de problemas como vazamentos, manutenções, desabastecimentos e poluição de córregos.
Por fim, ficou acertado que a próxima reunião de trabalho será realizada no início do mês de agosto, possivelmente, no dia 06 (quinta-feira).
Os vereadores de Contagem derrubaram, na reunião plenária de terça-feira (16/12), o veto total à Proposição de Lei nº 127/2025, de autoria de Arnal...
Foi aprovado, na Câmara Municipal, na última reunião ordinária de 2025, o Projeto de Lei nº 19/2025, que reformula o Conselho Municipal da Juventud...
Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...