Nesta quinta-feira (04/02), o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), e o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) visitaram o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, CER IV. Também participaram da visita: a prefeita Marília Campos; o secretário de Saúde, Fabrício Simões; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, e a subsecretária, Lorena Lemos; a titular da Comissão de Monitoramento e Avaliação do CER IV, Sirlene Pereira; e o presidente da Associação do Bairro Europa, Bruno César.
O local atende portadores de limitações envolvendo os quatro sentidos: visual, motor, auditivo e fala – por isso, o nome CER IV. Considerado um dos mais completos de Minas Gerais, o centro possui equipamentos modernos para reabilitação física e intelectual e também uma oficina ortopédica preparada para confeccionar próteses e órteses. As equipes são formadas por profissionais altamente qualificados como psiquiatra, ortopedista, otorrinolaringologista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, entre outros.
Alex Chiodi enfatizou a importância do local: “É um orgulho muito grande termos em Contagem um centro que é referência no tratamento de pessoas portadoras de deficiências. Vamos continuar trabalhando para seu pleno funcionamento”, garantiu.
O vereador Arnaldo de Oliveira destacou a implantação do Parque Multidisciplinar 6D. Trata-se de uma sala com alta tecnologia para estimulação de crianças que apresentam transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem, como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), síndrome de Down, e outros: “É o único em Minas Gerais e é gratificante ver como as crianças respondem ao tratamento e têm a aprendizagem estimulada”, comemorou.
Durante o encontro, a titular da Comissão de Monitoramento e Avaliação do CER IV, Sirlene Pereira, agradeceu a contribuição da Câmara: “Tivemos o apoio dos parlamentares desde a construção. Aproveito a presença do presidente, Alex Chiodi, e do vereador Arnaldo de Oliveira para agradecer ao Legislativo pelos recursos encaminhados através de emendas. Eles foram, e têm sido, essenciais para manutenção das atividades”. Sirlene pediu, ainda, apoio aos poderes Legislativo e Executivo na divulgação do trabalho realizado pelo CER IV para que mais pessoas possam usufruir desse equipamento público.
Atendimento
Para ser atendido no CER IV, localizado no bairro Europa, o usuário precisa ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, passar por avaliação da Equipe de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que faz o encaminhamento ao Centro de Autorização de Procedimentos (Ceaps). O Ceaps, então, encaminha para o CER IV.
* Por Érica Lima.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...