ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem comemora 110 anos e Legislativo marca presença nas comemorações

31 de agosto, por lorena.carazza

As comemorações do aniversário de 110 anos de emancipação político-administrativa de Contagem movimentaram a Câmara Municipal e os vereadores. Foram cinco dias de intensa agenda, incluindo inaugurações, homenagens, visitas e anúncios de novas obras pela cidade. 

Na tarde da sexta-feira (27/08), o presidente do Legislativo, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), e o vereador Daniel do Irineu (PP) acompanharam a prefeita Marília Campos e secretários municipais na abertura da “Virada da Vacinação”, no Só Marcas Auto Shopping.

Durante 25 horas ininterruptas, a Prefeitura fez um mutirão em uma mega estrutura para vacinar toda a população da cidade acima de 18 anos. Como resultado, foram aplicadas quase 32 mil doses, considerando também as outras 20 salas de vacinação espalhadas pela cidade que participaram deste evento. 

O sábado (28/08) começou cedo com a reinauguração do Ginásio Poliesportivo do Tropical. Estiveram presentes, além do presidente Alex Chiodi, os vereadores Daniel do Irineu e Ronaldo Babão (Cidadania), e também o deputado estadual e ex-vereador de Contagem, professor Irineu. 

Eles conferiram as novas instalações do centro esportivo, que foi especialmente adaptado para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Eles também assistiram a uma exibição da equipe de basquete em cadeira de rodas de Contagem, e a uma apresentação dos alunos do projeto “Ginástica de Trampolim”. 

De lá, os vereadores e o deputado foram visitar, juntamente com a prefeita Marília Campos e secretários municipais, as obras do Estâncias Imperiais. São obras de drenagem e pavimentação de seis ruas do bairro, localizado na Regional Petrolândia. 

Lá, os vereadores conversaram e tiraram algumas dúvidas dos moradores locais sobre o andamento e execução das obras, que têm a previsão de término em sete meses. Na ocasião, Professor Irineu se comprometeu em conseguir recursos que ajudarão na construção de uma Umei na região. 

No domingo (29/08) o primeiro evento comemorativo dos 110 anos de Contagem foi a inauguração da Ciclovia Parque Sarandi, que contou com a presença das vereadoras Glória da Aposentadoria (PSDB), Moara Saboia (PT) e Silvinha Dudu (PV). 

A nova ciclovia tem mais de 4 quilômetros de extensão, e liga a região do Ressaca à já existente ciclovia da avenida Professor Clóvis Salgado, na Pampulha, compondo um extenso percurso de ciclofaixa segura, exclusiva e sinalizada.

Na mesma ocasião, a prefeita Marília Campos e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciaram a obra de drenagem, recapeamento e pavimentação da avenida Xangri-lá, divisa entre as duas cidades. As obras serão executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com aportes financeiros da Prefeitura de Contagem. 

Apesar de ser ponto facultativo em Contagem, a segunda-feira (30/08) foi de muito trabalho para os vereadores. Alguns deles estiveram presentes, na parte da manhã, na cerimônia de reabertura do Centro de Atenção Especializada Iria Diniz, que funciona agora na avenida João César de Oliveira número 3620, Eldorado. 

A partir desta terça-feira (31/8), alguns serviços já começaram a funcionar.no local, que tem a capacidade de realizar de 12 mil a 15 mil atendimentos mensais em mais 25 especialidades médicas.

Durante a solenidade, a prefeita Marília Campos reconheceu a importância da Câmara Municipal na realização de obras e execução de serviços importantes como o do Iria Diniz. Em sua fala, o presidente Alex Chiodi destacou e agradeceu aos servidores da Saúde pelo trabalho árduo e disse que a Câmara continuará trabalhando para garantir uma Saúde de qualidade para usuários e trabalhadores. 

O vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Vinícius Faria (Republicanos), falou do empenho e trabalho da Comissão, comprometida com a fiscalização da Saúde, e agradeceu à prefeita pelo canal constante de diálogo com o Legislativo. Estiveram presentes também os vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB) e Teteco (MDB).

O dia seguiu com o primeiro bolo e parabéns para a cidade, em um evento na Praça da Jabuticaba, na região da Sede, que contou com a presença do presidente Alex Chiodi e também dos vereadores Daniel Carvalho (PL), Arnaldo de Oliveira e Teteco. Além de visitarem as obras expostas no Centro Cultural Francisco Firmo de Matos (Casa Amarela), eles participaram da inauguração de dois painéis fixos que agora compõem o complexo cultural da praça. 

Um deles se trata de uma coleção de mosaicos que retratam os direitos das crianças e adolescentes. São 13 vagões que formam um quadro de mosaicos, feitos por 66 mosaicistas de várias partes do Brasil e que foi idealizado por Cris Leão, Denise Rennó e Regina Valentin. No dia seguinte, terça-feira (31/08), as artistas foram recebidas na Câmara Municipal de Contagem e receberam, em plenário, o certificado de participação no projeto Cultura na Câmara.  

O dia 30 terminou com o parabéns oficial no Espaço Popular, onde estiveram os vereadores Moara Saboia, Daniel Carvalho e o presidente Alex Chiodi. Dezenas de pessoas acompanharam a solenidade, encerrada com uma oração do pároco da Matriz de São Gonçalo, padre Márcio Ribeiro, e com a apresentação da banda da Guarda Civil de Contagem. 

Por fim, ainda nesta terça-feira (31/08), a Câmara encerrou as festividades dos 110 anos de Contagem com a tradicional cerimônia de outorga do Mérito Legislativo. Estabelecida pela Lei 1970, de 05 de julho de 1989, a condecoração representa um reconhecimento a 21 personalidades ou instituições que contribuem para o desenvolvimento do município.

As fotos dos eventos citados estão no Flickr, rede social na qual a Câmara Municipal de Contagem acabou de chegar! Lá, você pode ver todas as fotos separadas em álbuns, nomeados por evento. 

Para acessar nosso Flickr, clique aqui.

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem