ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Novidades em plenário: reuniões e solenidades da Câmara agora contam com intérprete de Libras

19 de outubro, por lorena.carazza

A 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, realizada nesta terça-feira (19/10), foi marcada pela inclusão de uma intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, o que facilitará a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva –  tanto as que comparecem pessoalmente à Câmara, quanto às que assistem às transmissões ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. Além das reuniões plenárias, a tradução em Libras também será feita em todas as solenidades oficiais da Casa.

A novidade foi comentada no Grande Expediente, que também serviu para outros debates, indicações e apresentações de projetos de lei. O primeiro a falar foi o vereador Ronaldo Babão (Cidadania), parabenizando a Câmara pela iniciativa. Ele ressaltou que havia feito esta solicitação recentemente, em uma das suas participações no Grande Expediente de plenárias passadas. 

Ainda em fevereiro, o mesmo pedido havia sido feito pelo vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), o que foi debatido e aprovado em plenário, na ocasião. Arnaldo também comentou o assunto nesta terça-feira, parabenizando o vereador Ronaldo Babão pelas indicações, e os servidores da Casa que se empenharam na contratação deste profissional.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, comemorou a novidade e justificou o prazo transcorrido entre a solicitação de fevereiro e a efetivação da contratação do profissional tradutor. “Todo processo de contratação através do serviço público demanda vários critérios a serem observados, por isso essa demora até conseguirmos viabilizar, hoje, o início deste processo”, explicou. 

Ainda dentro da temática, Babão destacou duas indicações de sua autoria, feitas em agosto deste ano, que sugerem à Mesa Diretora da Câmara a capacitação de servidores que lidam diretamente com o público em cursos de Libras e Braille. Logo após, Chiodi anunciou que a Associação dos Surdos de Contagem dará um curso básico aos servidores da recepção da Câmara, para que eles possam se comunicar de forma básica e direcionar aqueles visitantes com deficiência auditiva ou visual.

Ginástica de Trampolim 

Também durante o Grande Expediente, o vereador Léo da Academia (PL) destacou duas moções de sua autoria e assinadas pelos demais vereadores. Elas foram dedicadas à Equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem, especialmente à jovem atleta Luara Rezende e à coordenadora do projeto, Cristina Trópia. 

Luara e a equipe da Prefeitura de Contagem/AGTC faturaram 30 medalhas individuais nas categorias elite, júnior e por idades no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, realizado entre os dias 06 e 11 de outubro em Aracaju-SE. A equipe garantiu também o “Troféu Eficiência”, como o grupo mais completo do país.

Todos os 16 atletas de Contagem que participaram do torneio garantiram pelo menos um pódio na competição, trazendo títulos por equipe para o município nas categorias infantil e júnior, nos aparelhos trampolim individual e duplo-mini-trampolim. Segundo o vereador, o projeto Ginástica de Trampolim em Contagem é motivo de orgulho para a cidade, onde já atendeu mais de 5 mil crianças e jovens atletas desde 2001.

Em aparte, o vereador Daniel Carvalho (PL) parabenizou a iniciativa de Léo da Academia e também à atleta e toda a equipe, enfatizando a importância do incentivo público ao esporte, lazer e cultura. Assim, enumerou outras personalidades da cidade que levam com sucesso o nome do município, como Lucarelli, jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), e a atriz contagense Erika Januza. 

O vereador Carlin Moura (PDT), além de parabenizar a atuação de Léo da Academia à frente da Comissão de Esportes da Câmara, também congratulou o projeto da Ginástica de Trampolim, fazendo um breve retrospecto da sua história no município. 

Além disso, o vereador aproveitou para cobrar do Executivo a publicação do Edital do Bolsa Atleta Municipal, programa criado em seu governo, quando prefeito de Contagem. “Já estamos no final do ano e até agora o edital não foi publicado, e esta é uma forma importante e objetiva do poder público ajudar esses atletas”, reivindicou. 

O vereador Denilson da Juc (PSL) também comentou as moções. Ele disse que a Comissão de Esportes da Câmara fará o encaminhamento para que a Prefeitura invista ainda mais, principalmente nos aparelhos e estruturas do projeto. Outra demanda, segundo Denilson, é que o Ginástica de Trampolim possa se expandir para outras regionais da cidade, para além do Eldorado, onde hoje acontecem os treinos da equipe.

Presença da Miss Minas Gerais

Ainda no Grande Expediente, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), convidou para receber uma homenagem em plenário a Miss Contagem e mais nova eleita Miss Minas Gerais, Isadora Murta. 

Moradora da cidade, a jovem de 23 anos venceu o concurso que aconteceu no último dia 14 de outubro, no teatro do colégio Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte. Na ocasião, Isadora recebeu a faixa da sua antecessora, Júlia Horta, Miss Minas Gerais e Miss Brasil 2019, e agora segue representando a cidade e o estado no Miss Brasil, que será em 21 de novembro.

Prévia de Projeto de Lei

Por fim, Chiodi informou, ainda durante o Grande Expediente, sobre o início da tramitação de um projeto de lei complementar de sua autoria e que pretende fazer uma modificação no artigo 16 da Lei Complementar número 090/2010, que aborda a eleição de diretores e vice-diretores das escolas da rede Municipal de Ensino de Contagem.

Em suma, Chiodi propõe que as eleições para o novo triênio (2022/2024) de mandato dos diretores escolares, que seriam realizadas em dezembro deste ano, sejam adiadas, uma vez que a pandemia afastou a comunidade escolar dos professores, diretores e vice-diretores nos últimos dois anos, sendo inviável uma nova escolha neste momento. 

“Temos que ter coerência de fazer o debate da prorrogação desses mandatos, para que se possa fazer essa escolha com consciência, com justiça e, principalmente, com segurança”, alertou. Vários vereadores discutiram o assunto e deram apoio à proposta de Chiodi. O PLC segue agora para a Procuradoria da Casa e, na sequência, para as Comissões Permanentes, das quais receberá os pareceres pela sua legalidade e constitucionalidade.  

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem