ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Diário Oficial do Município poderá ter fotos de animais para adoção

14 de junho de 2022, por Lorena Carazza

O descontrole populacional dos animais de rua é um problema frequente nas áreas públicas das cidades e é proveniente, principalmente, de uma prática criminosa: o abandono de animais – considerado crime ambiental pela Lei Federal nº 9605/1998. Este ato, além de gerar sofrimento para os bichos, propicia a sua reprodução descontrolada, aumentando a população de animais nas ruas e, com eles, as zoonoses. Muitas delas, por sua vez, contaminam também seres humanos, tornando- se, desta forma, uma questão de Saúde Pública. 

A Câmara de Contagem, nos últimos anos, tem proposto diversos projetos que dão um olhar especial à questão do bem-estar animal, a começar, por exemplo, pela criação e constituição da Comissão de Defesa dos Animais, no ano passado. Depois disso, outros vários projetos propostos pela Câmara se tornaram leis municipais, e fazem relação direta com a causa animal.

O PL 72/2021, por exemplo, proíbe as práticas de adestramento agressivo e invasivo contra animais domésticos no município; o PL 122/2021 obriga clínicas, consultórios e hospitais veterinários, bem como pet shops e outros estabelecimentos que recebem e atendem animais domésticos, a comunicar imediatamente à Polícia Militar qualquer caso constatado de maus-tratos; o PL44/2021 inclui, entre os canais de comunicação da Prefeitura de Contagem, o “Disque Denúncia de Violência Contra os Animais”. Já o PL 54/2021, por sua vez, institui no calendário oficial do Município o “Abril Laranja”, mês de prevenção e enfrentamento à violência contra os animais.

Levando em consideração que, durante a pandemia, o índice de abandono de animais aumentou, muitas vezes causados pela mudança de residência, de trabalho e até a perda de poder aquisitivo dos tutores, mais um projeto vem reforçar o aparato legal que Contagem possui a respeito da defesa do direitos dos animais.

Foi aprovado, por unanimidade, na reunião plenária desta terça-feira (14/06), o Projeto de Lei 172/2021, que propõe que sejam publicados, no Diário Oficial do Município – publicação diária e online dos atos da administração municipal -, no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura, as fotos dos animais que se encontram para adoção na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) do município.

O projeto de lei, de autoria do vereador Carlin Moura, determina também que, além de publicar os animais da UVZ, a Prefeitura firme parcerias com as entidades de defesa e proteção dos animais, para que os bichos disponíveis para adoção nestes locais também sejam divulgados.

Segundo Carlin, a ideia da proposta vem equacionar um problema crucial: ao mesmo tempo em que a pandemia aumentou o número de animais nas ruas, os eventos de adoção frequentemente realizados pelas Ongs e pela UVZ foram suspensos, pelo mesmo motivo. “Para piorar, a UVZ, em função do período de chuva, não fez, ultimamente, os eventos de doações na velocidade que fazia antigamente. Com este projeto, a gente vai aumentar, e muito, a informação para aqueles que queiram adotar seu animalzinho e diminuir os animais abandonados em nossas ruas”, explicou. 

O PL foi aprovado por unanimidade depois de receber pareceres pela legalidade e constitucionalidade da Procuradoria Geral da Câmara e da Comissão de Legislação e Justiça. Agora, como proposição, segue para a Prefeitura de Contagem para receber a sanção da prefeita Marília Campos, e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. 

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem