ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo retoma “Câmara Aberta” com visita de estudantes

4 de julho, por Leandro Perché

Após mais de dois anos interrompido por causa da pandemia, o projeto “Câmara Aberta” foi retomado no último mês pelo Legislativo de Contagem com a visita de mais de 100 alunos de escolas da rede pública municipal.

Realizado desde 2017, o projeto é considerado um elo para aproximar o estudante do poder Legislativo e despertar nos jovens o interesse pela política e a consciência cidadã. Tem como tarefa mostrar a rotina parlamentar, por meio de visitas guiadas pela Casa, palestras e simulações da reunião plenária. E, por isso, já foi agraciado com o prêmio Cidades Inteligentes, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

Neste ano, a iniciativa ganhou o reforço da Lei 5269/2022, originária de um projeto do presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), que institui o Dia do Vereador Mirim, com a realização de atividades orientadas pelo Legislativo e com participação dos estudantes, das escolas e da Secretaria de Educação.

“A Câmara de Contagem abre as suas portas para receber nossos estudantes e trabalhadores da Educação, com o objetivo de integrar a comunidade escolar com o poder Legislativo. O incentivo à participação dos jovens na vida política da nossa cidade faz com que tenhamos uma visão e uma perspectiva de um futuro cada vez melhor para cada cidadão contagense”, destaca Chiodi.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, acrescenta que “o Câmara Aberta é um projeto que visa a oferecer às crianças e adolescentes de Contagem conhecimentos sobre o poder Legislativo, sobre as funções do vereador, e para que entendam como a política está no dia a dia e influencia a vida de todos. É um importante instrumento de educação para a cidadania e para despertar, entre os estudantes, o interesse pela política”.

Visitas das escolas

O projeto foi retomado no último dia 23, com a visita de 43 alunos do 1o ano do Ensino Médio da Funec Industrial. Os estudantes foram recebidos pelo vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Abne Motta (DC), que falou da sua experiência parlamentar e ressaltou a importância de todos entenderem como acontecem as decisões políticas na cidade.

“O papel do vereador é legislar e fiscalizar, mas, muitas vezes, extrapola essas ações, para que represente bem o cidadão e busque melhorar sua vida. Cada rua, cada unidade de saúde e escola tem uma contribuição do vereador, mas o nosso trabalho, às vezes, não é muito palpável para o cidadão, por ser mais abrangente. Por isso, é importante a presença dos estudantes, para que aprendam sobre política e cidadania”, pontuou Motta.

Em seguida, o diretor legislativo, Bruno Carvalho, palestrou sobre os três poderes da República, sobre o trabalho da Câmara Municipal e o processo legislativo. Por fim, os estudantes puderam participar da simulação de uma plenária, com o debate e votação de um projeto de lei fictício.

No dia 30, foi a vez de 70 alunos do 3º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Dona Babita Camargos participarem das atividades do “Câmara Aberta”. Eles foram recebidos pelo relator da Comissão de Educação, vereador Carlin Moura (PSB), que falou sobre o conceito de democracia representativa, e respondeu várias perguntas dos estudantes sobre o trabalho do vereador.

“Foi um prazer estar com alunos tão interessados, e a Câmara está sempre aberta para atender vocês, que não são apenas o futuro do país, mas o nosso presente. E para construir um bom futuro, temos que investir no presente, na educação de cada um de vocês”, concluiu o vereador.

  • Confira as fotos das visitas:

Funec Industrial

Babita Camargos

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem