ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Após cobranças da Câmara, Saúde anuncia reforço nas castrações

15 de agosto de 2022, por Leandro Perché

Os serviços de castração de cães e gatos em Contagem foram interrompidos durante a pandemia da Covid-19, e até hoje não haviam sido regularizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ). No entanto, após muitas cobranças da Câmara, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da UVZ anunciaram, na última semana, uma série de ações para atender a demanda da saúde animal no município.

A Comissão de Saúde do Legislativo – representada pelos vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Bruno Barreiro (PV) – e o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), se reuniram com representantes desses órgãos para, mais uma vez, cobrar soluções para a política de controle populacional dos animais, e saíram do encontro com boas notícias.

Uma delas é a realização, entre os dias 15 e 19 de agosto, do mutirão de castração gratuito de cães e gatos no Parque Tropical. Promovida em parceria com a Organização Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), a ação será realizada por meio da Unidade Móvel de Esterilização – Castramóvel – e a expectativa é pela castração de 540 animais previamente cadastrados por seus tutores (as inscrições já estão esgotadas para essa ação).

E outras iniciativas foram anunciadas pelo secretário de Saúde, Fabrício Simões. “A política de defesa dos animais é uma preocupação da prefeita Marília Campos (PT), e a castração não parou, apenas teve uma redução por conta das questões da pandemia. Ela será retomada a partir de 15 de agosto, com a castração dos cães; e voltaremos, a partir de setembro, com as parcerias, com o credenciamento de clínicas, para termos uma ampliação importante nesse serviço”, destacou.

Alex Chiodi ressaltou que a luta do Legislativo gerou bons resultados. “A Câmara foi muito demandada em relação às castrações, cobrou bastante o poder Executivo, e a notícia é que, com essas ações, Contagem vai realizar cerca de 4.500 castrações nos próximos meses, o que não é suficiente para zerar a fila, mas que já vai atender parte da demanda e proporcionar um avanço importante na política de saúde animal”, pontuou.

Veja mais notícias

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem