ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Após cobranças da Câmara, Saúde anuncia reforço nas castrações

15 de agosto, por Leandro Perché

Os serviços de castração de cães e gatos em Contagem foram interrompidos durante a pandemia da Covid-19, e até hoje não haviam sido regularizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ). No entanto, após muitas cobranças da Câmara, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da UVZ anunciaram, na última semana, uma série de ações para atender a demanda da saúde animal no município.

A Comissão de Saúde do Legislativo – representada pelos vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Bruno Barreiro (PV) – e o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), se reuniram com representantes desses órgãos para, mais uma vez, cobrar soluções para a política de controle populacional dos animais, e saíram do encontro com boas notícias.

Uma delas é a realização, entre os dias 15 e 19 de agosto, do mutirão de castração gratuito de cães e gatos no Parque Tropical. Promovida em parceria com a Organização Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), a ação será realizada por meio da Unidade Móvel de Esterilização – Castramóvel – e a expectativa é pela castração de 540 animais previamente cadastrados por seus tutores (as inscrições já estão esgotadas para essa ação).

E outras iniciativas foram anunciadas pelo secretário de Saúde, Fabrício Simões. “A política de defesa dos animais é uma preocupação da prefeita Marília Campos (PT), e a castração não parou, apenas teve uma redução por conta das questões da pandemia. Ela será retomada a partir de 15 de agosto, com a castração dos cães; e voltaremos, a partir de setembro, com as parcerias, com o credenciamento de clínicas, para termos uma ampliação importante nesse serviço”, destacou.

Alex Chiodi ressaltou que a luta do Legislativo gerou bons resultados. “A Câmara foi muito demandada em relação às castrações, cobrou bastante o poder Executivo, e a notícia é que, com essas ações, Contagem vai realizar cerca de 4.500 castrações nos próximos meses, o que não é suficiente para zerar a fila, mas que já vai atender parte da demanda e proporcionar um avanço importante na política de saúde animal”, pontuou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem