ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem realiza primeira edição do projeto Vereador Mirim

28 de outubro, por Leandro Perché

O “fofurômetro” explodiu na manhã desta quinta-feira (27/10) na Câmara de Contagem. Isso porque a plenária contou com uma composição diferente da habitual, com a realização da 1a Reunião Ordinária do Dia do Vereador Mirim: 21 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino, representando as oito regionais de Contagem como parlamentares.

Instituído pela Lei 4.328/2010 e alterado pela Lei 5.269/2022, ambas propostas pelo vereador Alex Chiodi (Solidariedade), atual presidente da Câmara, o projeto do Dia do Vereador Mirim foi executado pela Escola do Legislativo de Contagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

“É uma iniciativa importante para que, desde a infância, possamos formar uma consciência política, mostrar a importância de acompanhar a vida política e as ações do Legislativo, e valorizar e reconhecer a atuação do vereador no debate e solução dos problemas da cidade. Será realizado anualmente, em outubro, em alusão à semana da criança e dos professores, buscando mobilizar e engajar os estudantes a exercer a cidadania”, destaca Chiodi.

A primeira fase foi realizada nas escolas, conforme explica a superintendente de Ensino Fundamental da Seduc, Eliana Oiko. “Recebemos o ofício apresentando o projeto em julho e, em conversas na Superintendência, chegamos à conclusão de que deveríamos trabalhar a questão pedagógica. Então, propusemos às 70 escolas da rede municipal que fizessem, por três semanas, um projeto falando do papel do vereador e da Câmara Municipal, e algumas delas convidaram vereadores e outros políticos para participar”.

A partir da mobilização das instituições de ensino, os estudantes foram convidados a produzir um texto sobre o tema, e o melhor de cada escola foi selecionado por uma equipe de professores. “E como tínhamos que fazer uma proporcionalidade para que o número de estudantes representasse o número de escolas de cada regional, realizamos um evento com participação do melhor texto de cada escola, no qual uma comissão selecionou os 21 representantes, que passaram a se preparar para o evento na Câmara”, completou Oiko.

Plenária

Os 21 vereadores mirins tomaram seus acentos no plenário acompanhados por seus respectivos padrinhos – os vereadores eleitos de Contagem – e registraram presença no terminal eletrônico. E, após a abertura da reunião, pelo presidente mirim, Nícolas Caldeira, o primeiro secretário mirim, Israel de Souza – que estava trajado exatamente igual ao primeiro secretário da Câmara, José Carlos – fez a leitura da Lei que instituiu o Dia do Vereador Mirim.

Em seguida, todos os parlamentares – jovens e experientes – tiveram a oportunidade de se apresentar e falar da felicidade em participar desse momento de cidadania e educação política, começando pelo presidente da Câmara.

“É um dia histórico, e nos traz emoção em ver a Casa ocupada por jovens com olhares atentos e interessados, renovando a nossa esperança de um futuro melhor. Que essa iniciativa possa ultrapassar as fronteiras de Contagem”, destacou Chiodi. “Na década de 80/90, como aluno da Escola Babita Camargos, fui vereador mirim e, no ano seguinte, minha mãe passou a ocupar uma cadeira como vereadora. Vinte anos depois, me tornei vereador. Isso demonstra a importância do projeto e chama cada estudante a continuar nos ajudando a construir o futuro que queremos para a nossa cidade”, completou.

Os estudantes também demonstraram alegria e responsabilidade por ocupar temporariamente o cargo. “Queria agradecer a oportunidade de tão nova, com 14 anos, estar aqui presente num cargo tão importante, e me sinto honrada e feliz”, declarou espontaneamente Sara Quirino, apadrinhada por Gegê Marreco. “Ao vereador mirim, cabe representar sua escola e regional, com as experiências do seu meio social, expondo os anseios da população estudantil, assim como a fiscalização e proposição de melhorias nas leis relativas à educação de Contagem”, completou lendo um pequeno discurso.

Evilin de Morais e Emanuelle Costa, apadrinhadas por Léo da Academia e Pastor Itamar, respectivamente, trouxeram sua vivência para a plenária. “Agradeço a Deus e à minha família, que são responsáveis por eu estar aqui representando uma escola. Nunca pensei que uma menina preta que veio de Sarzedo para Contagem pudesse ser reconhecida como boa em alguma coisa e que pudesse representar uma escola e se sentir útil. Sempre gostei de arte, mas hoje começo a pensar mais sobre a atuação na política”, disse a primeira.

“Sempre sonhei com a carreira política por ser de uma escola que sempre nos impulsionou a fazer política, independentemente do lugar; e a falar quando algo não está nos agradando na escola. Sou representante de turma e sempre me coloquei nesses lugares de falar pelas outras pessoas; minha mãe é professora; meu pai me incentiva muito e meus professores são inspirações. Sinto-me muito honrada de representar a Jesu Milton, que é uma das melhores escolas que já estive, não devendo nada às particulares”, destacou Emanuelle.

Proposições e homenagens

Após os discursos, os vereadores mirins tiveram um tempo para protocolar requerimentos, indicações e moções a serem encaminhados à Prefeitura de Contagem. Foram mais de 40 proposições envolvendo não apenas melhorias nas instituições de ensino, mas também questões relacionadas às comunidades de cada estudante, incluindo saúde, segurança pública, defesa animal, infraestrutura, transporte e economia.

Foi aprovado, ainda, projeto de lei simbólico desenvolvido pelo Legislativo, autorizando a outorga do diploma do Vereador Mirim. E, em seguida, o certificado foi entregue para todos os jovens parlamentares.

Saudando os estudantes, o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, transmitiu o abraço da prefeita Marília Campos e, assim como alguns vereadores já haviam feito, enalteceu a representatividade feminina da “nova legislatura” – que tinha a presença de 14 vereadoras mirins. Ele também falou da importância do projeto em “estimular os jovens na pauta da política da cidade e em fazê-los exercer um dever cívico e a cidadania plena”. Pontuou ainda a preocupação da gestão em investir na educação pública de qualidade.

O secretário adjunto de Educação, Anderson Cunha, ressaltou o empenho da Seduc na execução do projeto junto com a Escola do Legislativo. “A gente aprende na escola, mas também em outros espaços. E é importante que os jovens tenham essa vivência da democracia, da participação e da cidadania, principalmente neste momento de acirramento, para desenvolver uma consciência crítica e política. Por isso, a Secretaria ficou satisfeita e agradecida pela iniciativa do Legislativo, e vamos continuar fortalecendo esse projeto”.

Por fim, a coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, agradeceu a participação de todos e, remetendo aos objetivos do projeto, enalteceu a Educação e o papel do professor. E concluiu relembrando a necessidade de se conscientizar os jovens de seu papel na promoção da democracia. “A educação política não pode se furtar da defesa de valores fundamentais à convivência democrática. A política deve envolver tolerância às diferenças, direito ao contraditório, ética, responsabilidade e o reconhecimento do outro enquanto cidadãos de direito. E essa é uma preocupação do nosso projeto”.

Vereadores mirins

  • Gustavo Henrique Cunha e Silva – E.M. Sócrates Mariani Bittencourt (Eldorado) – Vereador Arnaldo de Oliveira.
  • Heloisa Ramos Dornelas – E.M. José Ovídio Guerra (Eldorado) – Vereador Bruno Barreiro.
  • Beatriz Mora Dantas – E.M. Machado de Assis (Industrial) – Vereador Vinicius Faria.
  • Emanuelle Fernanda de Castro Costa – E.M. Vereador Jesu Milton dos Santos (Industrial) – Vereador Pastor Itamar.
  •  Ana Luiz Sigmaringa Chaves – E.M. Glória Marques (Nacional) – Vereadora Silvinha Dudu.
  • Raí Miguel Cordeiro – E.M. Walter Fausto do Amaral (Nacional) – Vereadora Glória da Aposentadoria.
  • Raquel Messias dos Santos – E.M. Senador José de Alencar (Petrolândia) – Vereador Daniel do Irineu.
  • Nícolas Augusto Silva Caldeira – E.M. José Silvino Diniz (Petrolândia) – Vereador Alex Chiodi.
  • Milena Melo Duarte – E.M. Rita Carmelinda Rocha (Ressaca) – Vereador Denilson da Juc.
  • Sara Alves Elias Quirino – E .M. Professora Audrei C. F. Costa (Ressaca) – Vereador Gegê Marreco.
  • Anne Ataíde Oliveira – E.M. Heitor Villa Lobos (Riacho) – Vereador Carlin Moura.
  • Evilin Lúcio de Morais – E.M. Carlos Drummond de Andrade (Riacho) – Vereador Léo da Academia.
  • Ana Carolina Pereira Lherbhack – E.M. Prefeito Sebastião Camargos (Sede) – Vereador Daniel Carvalho.
  • Arthur Abreu Costa – E.M. Eli Horta Costa (Sede) – Vereador Hugo Vilaça.
  • Bianca Dos Santos Magalhães – E.M. Otacir Nunes dos Santos (Sede) – Vereador Abne Motta.
  • Bianca Vitória de Souza Faria – E.M. Professor Geraldo Basílio (Sede) – Vereadora Moara Saboia.
  • Israel Vitor de Souza – E.M. Professor Ricardo Brás Gomes (Sede) – Vereador José Carlos.
  • Gustavo Filipe Mendes – E.M. Coronel Antônio Augusto (Sede) – Vereador Ronaldo Babão.
  • Letícia Avelino de Almeida – E.M. Hilda Nunes dos Santos (Vargem das Flores) – Vereador Teteco.
  • Rhaiane Vitória Ferreira – E.M. Ivan Diniz Macedo (Vargem das Flores) – Vereador Zé Antônio.
  • Jacson Gabriel – E.M. Giovanini Chiodi (Vargem das Flores) – Vereadora Daisy Silva.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem