ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha Política Municipal de Saúde das Mulheres

23 de março de 2023, por Leandro Perché

Com o objetivo de garantir para as mulheres de Contagem, no âmbito do SUS, o acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, considerando suas singularidades, mas livre de preconceito e discriminação, a Câmara aprovou, nesta semana, o projeto que institui a Política Municipal de Saúde das Mulheres.

Proposto pela vereadora Moara Saboia (PT), o PL 65/2022 traz uma série de princípios, diretrizes e competências para a formulação e implementação de políticas públicas para mulheres no sistema de saúde de Contagem. A ideia é “promover a melhoria de condições de vida e saúde das mulheres, mediante garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”.

A Política deverá se nortear pelas seguintes diretrizes: garantia do acesso integral aos serviços e da continuidade do cuidado em todos os ciclos de vida, sem preconceitos; atendimento qualificado a negras e indígenas, priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade, e com atenção à diversidade sexual e de gênero; intersetorialidade, considerando os diferentes aspectos que afetam a saúde; humanização; participação social, fortalecendo espaços de diálogo com a sociedade civil; elaboração, execução e avaliação das políticas norteadas pela perspectiva de gênero, raça e etnia, com atenção à saúde sexual e reprodutiva.

A proposição apresenta, ainda, os eixos estruturantes e os objetivos específicos, sobretudo no sentido de ampliar, qualificar e promover uma série de ações e serviços em saúde da mulher, incluindo planejamento familiar, com foco na educação e na disponibilização de métodos contraceptivos; a atenção clínico-ginecológica e também obstétrica e neonatal; prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis; diagnóstico e tratamento de câncer;  atenção à saúde mental; e atenção à saúde de grupos específicos, como terceira idade, mulheres negras, trabalhadoras do campo, indígenas, privadas de liberdade etc.

Além disso, o PL pretende servir de base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde da Mulher, tendo como referência os planos Estadual e Nacional, incluindo também a promoção da qualificação dos profissionais de saúde sobre a autonomia da mulher e a atenção às suas especificidades. Pontua, ainda, o incentivo à participação social nos conselhos municipais relacionados aos direitos da mulher, à realização de campanhas educativas, e ao desenvolvimento de programas e projetos de responsabilidade social.

Por fim, o projeto autoriza o Executivo a criar a Coordenadoria Intersetorial da Saúde das Mulheres e disciplinar seu funcionamento por meio de decreto, bem como regulamentar e divulgar a própria Política Municipal de Saúde das Mulheres. Também permite que a Prefeitura disponibilize informações relevantes em seu site sobre as políticas públicas voltadas para a saúde integral da mulher.

Por orientação da Procuradoria da Câmara, a Comissão de Legislação e Justiça propôs uma emenda ao projeto suprimindo sete dos 19 artigos, além de dois incisos. No entanto, a pedido da autora, todos os vereadores votaram contrariamente às alterações. Desta forma, o texto original segue para sanção da Prefeitura, e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial. Em caso de veto, a proposição retorna para mais uma rodada de votação na Câmara.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem