ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto pretende reduzir entupimento de bueiros e alagamentos em Contagem

19 de abril, por Leandro Perché

Todo início de ano, no período das chuvas mais intensas, a população de Contagem sofre, em várias localidades, com alagamentos e enchentes que causam prejuízos financeiros e colocam em risco a vida de muitas pessoas. Com o objetivo de reduzir esses problemas, a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto que trata da instalação dos chamados bueiros ecológicos.

Proposto pelo vereador Denilson da Juc (Pros), o PL 248/2022 institui o projeto municipal de retentor de impureza de águas pluviais. Trata-se de “uma caixa de ferro que armazena água, fechada por uma tampa com grelha destinada a reduzir o acúmulo de lixo nas ‘bocas de lobo’ e os frequentes alagamentos causados por esse problema. Por meio de filtros que serão instalados dentro dos bueiros, irá ocorrer a contenção dos resíduos sólidos, impedindo a poluição das galerias pluviais”, conforme texto do projeto.

A matéria indica a implantação desse retentor nas novas obras municipais e a substituição gradativa dos bueiros avariados, além da verificação e manutenção periódica desses coletores por serviços da Prefeitura. E estabelece que o Executivo considere, para a instalação, locais com frequentes inundações; áreas com recorrentes intervenções de limpeza ou de desobstrução de dutos; locais que necessitem de troca de bueiro; e novos loteamentos.

Além disso, a Prefeitura deve exigir a instalação de bueiros ecológicos nos projetos de empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais, conforme as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

“A situação caótica dos bueiros nas ruas e avenidas tem sido grande vilã para a ocorrência de alagamentos em muitos pontos da cidade. É sabido que os bueiros, principalmente aqueles construídos há muitos anos, não suportam o correto escoamento das águas pluviais, sobretudo, por causa da enorme quantidade de lixo nas vias. Por isso, propusemos a implantação desses equipamentos sustentáveis, que são removíveis e de limpeza mais fácil e rápida”, explica o autor, em mensagem que acompanha o projeto.

Durante a tramitação, o vereador Bruno Barreiro (PV) pediu a palavra para parabenizar o autor e destacar a importância da iniciativa. “O projeto vai atender uma demanda de toda a cidade caso seja implantado, pois, além da questão ambiental, tem a economia na manutenção desses equipamentos. É uma demanda que tenho levantado desde 2018, dos ‘bueiros inteligentes’, e, em 2021, não consegui aprovar como projeto. Mas, trazendo essa nova redação, esperamos que possa ser sancionado, pois a cidade sai ganhando”, concluiu.

Foto de capa: Retirada do site Recicla Sampa.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem