ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara recebe projeto de reajuste salarial de servidores municipais

4 de maio de 2023, por Leandro Perché

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (03/05) na presidência da Câmara de Contagem, a prefeita Marília Campos (PT) e sua equipe fizeram a entrega, para votação no Legislativo, do Projeto de Lei Complementar 06/2023, que reajusta o salário dos servidores municipais em 5,79%.

Durante o encontro, os participantes lembraram que a Câmara tem participado ativamente do debate, tramitação, aprimoramento e aprovação de dezenas de projetos, desde o início do ano passado, voltados para a valorização dos trabalhadores. Entre eles, destacam-se o reajuste linear de 11% para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas; recomposição de 60% no auxílio alimentação; além de reajustes diferenciados para setores específicos, como educação, saúde e segurança pública. O caso mais exemplar foi dos professores, que tiveram um aumento de mais de 38% no salário de ingresso.

“Desde o ano passado, a Câmara trabalhou muito e de forma rápida para a melhoria e a aprovação dos projetos do Executivo, com o objetivo de reajustar os salários dos servidores, alguns muito defasados, e melhorar as carreiras; e, hoje, temos mais de 90% dos trabalhadores do município com os salários equilibrados. Por isso, neste ano, recebemos esse projeto de recomposição salarial pela inflação, de forma linear, para que as conquistas das categorias não se percam”, destacou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD).

A prefeita e os secretários de Administração, Antônio David, e de Fazenda, Dalmy Freitas, explicaram que a valorização das categorias só foi possível devido a um bom desempenho das receitas municipais em 2021 e 2022, que tiveram um crescimento de 29%. E a realidade deste ano é outra, com a previsão de que a arrecadação cresça apenas 1,5%, além de a folha salarial do Município estar próxima de atingir o limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Após um processo de negociação com os servidores, trouxemos esse projeto, que garante a reposição integral das perdas salariais de 2023 para todos os servidores da ativa, aposentados e pensionistas, e significará uma reposição de 5,79%”, explicou a prefeita. “Com apoio da Câmara, o ano de 2022 foi marcante, quando pudemos corrigir as defasagens salariais dos nossos servidores. Agora, com a recomposição, respeitando a limitação de receitas, mantemos a vitória conquistada e reafirmamos nosso compromisso com o serviço público de qualidade, que passa pela valorização dos servidores”, completou.

Do Legislativo, participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Daniel Carvalho, Teteco, Ronaldo Babão, Moara Saboia, Silvinha Dudu, Daisy Silva, Bruno Barreiro, Daniel do Irineu, Gegê Marreco, Léo da Academia, Glória da Aposentadoria, Denilson da Juc, Edgard Guedes, Pastor Itamar e Arnaldo de Oliveira. Do Executivo, estiveram presentes, ainda, o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Governo, Pedro Amaral; e a controladora-geral, Nicolle Bleme.

* Foto de Capa: Lucy Sallum/PMC

Veja mais notícias

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza

PL inclui Feira Mercado Afro no calendário do município

5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC).  A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa

Nome de UPA do Nacional prestará homenagem à técnica de enfermagem

A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem