ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Aberta recebe estudantes do SENAI

4 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem recebeu nesta quinta-feira, 3 de agosto, 50 alunos do curso de Técnico em Administração do SENAI, unidades Euvaldo Lodi e Alvimar Carneiro Rezende (ACR). A visita técnica faz parte do projeto Câmara Aberta, que busca aproximar os jovens do poder Legislativo a partir de visitas técnicas guiadas pela Casa, palestras e simulações da reunião plenária.

Presidente Alex Chiodi (SD) recebe os estudantes.

Na oportunidade, os estudantes foram acolhidos pelo presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), e pelo vereador José Carlos (Avante). “Esta iniciativa amplia a participação popular e contribui para o despertar da consciência política. É a partir da política que transformamos a vida das pessoas”, disse o presidente. Já José Carlos ressaltou que o poder Legislativo é a “Casa do povo” e que iniciativas como o Câmara Aberta e o Vereador Mirim são fundamentais para formação cidadã.

Plenária simulada

Estudante Ariel Lemos preside plenária simulada.

Depois do lanche no refeitório, os estudantes se dirigiram para a Plenária, onde assistiram um vídeo sobre as atribuições do poder Legislativo municipal. Na sequência, elegeram os colegas que os representariam como vereadores na plenária simulada. Um dos mais animados era Ariel Lemos, que presidiu uma sessão marcada pela discussão de temas como educação financeira nas escolas, meio ambiente, segurança e trânsito. “A gente teve uma noção do que pode e do que não pode ser cobrado dos vereadores e entendeu melhor como é o trabalho deles, as regras, como eles conseguem elaborar um projeto de lei, como é a votação”, comentou o jovem.

A ida à Câmara de Contagem faz parte de um conjunto de visitas técnicas escolhidas pelas unidades do SENAI juntamente com os alunos. De acordo com o professor Júlio César Silva, do SENAI ACR, a experiência teve grande importância para a formação dos estudantes. “A gente leva conhecimento de competências comportamentais para que o nosso aluno entenda a vida pública, como funciona essa Casa democrática. Assim, estamos formando mulheres e homens com muita visão do que é o poder público”, revelou.

Participe do Câmara Aberta

O Câmara Aberta é realizado pela Escola do Legislativo desde 2017. Em 2020, foi agraciado com o Prêmio Cidades Inteligentes durante o Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. Segundo Eliane Oliveira, coordenadora da Escola, a participação é aberta a todos os alunos de escolas e universidades da região. Para fazer uma visita, é necessário entrar em contato pelo telefone 3198-8688. As atividades ocorrem sempre às quintas.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem