ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Aberta recebe prêmio “Cidades Inteligentes”

18 de março, por Leandro Perché

Nesta terça-feira (17/03), a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, recebeu o prêmio “Cidades Inteligentes”. O projeto “Câmara Aberta – O Legislativo vai até você” foi agraciado na categoria Educação, durante a realização do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, que acontece anualmente em Belo Horizonte.

Pela terceira vez consecutiva, Escola do Legislativo é premiada, tendo sido agraciada em 2018 pelo “Encontro da Consciência Negra – Que Contagem Quebre as Correntes”, e em 2017 pelo Aulão Solidário de Redação para o Enem.

Símbolo de conhecimento, a estatueta da paz foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, representado pela equipe da Escola do Legislativo. “Ficamos muito honrados em receber, mais uma vez, um prêmio que valoriza o trabalho desenvolvido com foco na educação. O reconhecimento nos motiva a continuar aperfeiçoando nossos projetos e, claro, atender o maior número de alunos contagenses”, comemora a coordenadora do projeto, Cristyany Meireles.

Câmara Aberta – O Legislativo vai até você

Iniciativa da atual gestão, o Câmara Aberta é considerado um elo para aproximar o estudante do poder Legislativo e despertar nos jovens o interesse pela política e a consciência cidadã. O projeto tem como tarefa mostrar a rotina parlamentar, por meio de visitas guiadas pela Casa, palestras e simulações da reunião plenária.

Diante da dificuldade das escolas públicas de transportar seus alunos, a Câmara de Contagem ampliou o projeto e passou a levar as atividades às escolas. Além dos debates sobre o Poder Legislativo, assuntos da atualidade, da vivência escolar, tecnologia, cidadania, inclusão e demais interesses da comunidade escolar foram tratados.

Em 2019, o projeto atendeu aproximadamente 7.400 mil alunos. De acordo com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, a iniciativa visa apresentar as atividades parlamentares realizadas dentro da Câmara de Contagem e ainda abordar temas relevantes aos alunos. “Nosso objetivo é entender a necessidade da comunidade escolar e atendê-la, pois acreditamos que é fundamental que nossos estudantes tenham conhecimento sobre política na expectativa de que eles conheçam o poder Legislativo e suas atribuições e, ainda, tenham acesso a assuntos pertinentes à idade escolar”, explica.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem