Nesta terça-feira (17/03), a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, recebeu o prêmio “Cidades Inteligentes”. O projeto “Câmara Aberta – O Legislativo vai até você” foi agraciado na categoria Educação, durante a realização do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, que acontece anualmente em Belo Horizonte.
Pela terceira vez consecutiva, Escola do Legislativo é premiada, tendo sido agraciada em 2018 pelo “Encontro da Consciência Negra – Que Contagem Quebre as Correntes”, e em 2017 pelo Aulão Solidário de Redação para o Enem.
Símbolo de conhecimento, a estatueta da paz foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, representado pela equipe da Escola do Legislativo. “Ficamos muito honrados em receber, mais uma vez, um prêmio que valoriza o trabalho desenvolvido com foco na educação. O reconhecimento nos motiva a continuar aperfeiçoando nossos projetos e, claro, atender o maior número de alunos contagenses”, comemora a coordenadora do projeto, Cristyany Meireles.
Câmara Aberta – O Legislativo vai até você
Iniciativa da atual gestão, o Câmara Aberta é considerado um elo para aproximar o estudante do poder Legislativo e despertar nos jovens o interesse pela política e a consciência cidadã. O projeto tem como tarefa mostrar a rotina parlamentar, por meio de visitas guiadas pela Casa, palestras e simulações da reunião plenária.
Diante da dificuldade das escolas públicas de transportar seus alunos, a Câmara de Contagem ampliou o projeto e passou a levar as atividades às escolas. Além dos debates sobre o Poder Legislativo, assuntos da atualidade, da vivência escolar, tecnologia, cidadania, inclusão e demais interesses da comunidade escolar foram tratados.
Em 2019, o projeto atendeu aproximadamente 7.400 mil alunos. De acordo com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, a iniciativa visa apresentar as atividades parlamentares realizadas dentro da Câmara de Contagem e ainda abordar temas relevantes aos alunos. “Nosso objetivo é entender a necessidade da comunidade escolar e atendê-la, pois acreditamos que é fundamental que nossos estudantes tenham conhecimento sobre política na expectativa de que eles conheçam o poder Legislativo e suas atribuições e, ainda, tenham acesso a assuntos pertinentes à idade escolar”, explica.
* Por Natália Rosa
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...