ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projetos de Lei pretendem aumentar segurança em estacionamentos de shoppings e supermercados

1 de julho, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou nesta semana, em segundo turno e redação final, dois projetos de autoria do vereador Beto Diniz (PCdoB) que estabelecem normas voltadas para a segurança e o bem-estar dos usuários de estacionamentos de grandes estabelecimentos comerciais.

O Projeto de Lei 032/2013 obriga os shoppings, supermercados e estabelecimentos similares que tenham estacionamento a anexarem um aviso em local visível alertando os pais ou responsáveis para que não deixem as crianças no interior dos veículos. O autor explica que o “objetivo é alertar os condutores para esse fato, que tem se tornado corriqueiro, pois nos últimos anos observamos vários casos em que a criança era esquecida no interior do automóvel e chegava a óbito”.

Uma emenda aprovada junto com o projeto estabelece que o poder Executivo deverá regulamentar a nova lei em 90 dias, o que incluiria instituição da fiscalização e possíveis punições para os estabelecimentos que descumprirem a determinação.

Já a segunda proposta, PL 039/2014, obriga que os mesmos estabelecimentos comerciais utilizem, em seus estacionamentos, sistemas de vigilância motorizada e de vídeomonitoramento, além de iluminação adequada. “Não basta apenas o estabelecimento comercial oferecer a comodidade do estacionamento para clientes, mas que o local destinado à guarda de veículos proporcione reais condições de segurança para os consumidores”, explica Beto Diniz.

Apesar desse projeto ter sido classificado pela Procuradoria Geral da Câmara como inconstitucional e de não ter recebido pareceres das comissões permanentes da Casa, ele foi aprovado em dois turnos pelos vereadores, e, assim como o PL 032/2013, segue para apreciação da Prefeitura de Contagem. Caso ambos sejam aprovados pelo Executivo, entram em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem