Ouvidoria Cidadã oferece serviços para milhares de contagenses na Praça da Jabuticaba

Milhares de pessoas prestigiaram o lançamento da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem no último sábado (29), na Praça da Jabuticaba, quando puderam registrar, obter informações e orientações sobre suas dúvidas e reclamações em relação aos serviços públicos e ao trabalho dos vereadores.

Na ocasião, foram oferecidos serviços gratuitos, incluindo ações do SINE, entrada no seguro-desemprego, confecção do cartão Ótimo, orientações jurídicas da OAB, doação de animais pela ONG Proteger e de mudas pela Conparq, cadastro no Bolsa-Família, aferição de pressão arterial e glicemia, confecção de carteira de trabalho e carteira de identidade, barbearia, corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Até o mês de dezembro, a “Ouvidoria Cidadã” pretende levar às ruas e praças de todas as regionais de Contagem seu trabalho itinerante, recolhendo as demandas da população e dando a elas o encaminhamento adequado. Posteriormente, o cronograma das visitas às outras sete regionais da cidade será divulgado.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), ressaltou que o objetivo da iniciativa é ampliar a participação popular, a transparência e a comunicação com a população.  “Hoje, é um dia de cidadania. A Câmara se propôs a sair de seus muros para vir às ruas tentar ajudar o cidadão contagense que não tem acesso a diversos serviços. Esse é o primeiro de muitos, pois a Ouvidoria Cidadã vai percorrer toda a cidade, levando a todos os serviços, mas também ouvindo a população, para que possamos fazer algo diferente para o cidadão”, destacou.

O vereador Daniel do Irineu (PP) aplaudiu a iniciativa e ressaltou que será uma ferramenta importante para aproximar a população de seus representantes, para a ocupação do espaço público com qualidade e para manter os vereadores informados das principais demandas das comunidades.

Participantes aprovam

Além dos serviços oferecidos, os participantes contaram com apresentações culturais de membros da Orquestra Jovem de Contagem, da banda da Guarda Municipal de Contagem (GMC), apresentação do canil da GMC e do Grupo de Zumba Movimenta Contagem. Houve ainda palestra com o engenheiro agrônomo Renato Mafra sobre conscientização ambiental, e brincadeiras para as crianças.

E o dia de cidadania foi aprovado pelos participantes. Maria de Lourdes da Silva e José Oliveira, duas das quase 100 pessoas que aproveitavam os serviços do Instituto Embeleze, saíram satisfeitos. “Não é todo dia que podemos fazer sobrancelha e maquiagem gratuitamente. Está tudo muito bom”, destacou a primeira. Elisabeth Rodrigues, que estava fazendo a aferição de pressão e glicemia, destacou que o evento foi uma “oportunidade para todos cuidarem bem da saúde”.

Os parceiros também exaltaram a iniciativa da Câmara. O cardiologista Frederico Penna, diretor clínico da Clínica Viver Bem destacou que foram realizados mais de 300 atendimentos de saúde, com aferição de pressão, glicemia, índice de massa corporal e orientações. “Esse tipo de evento é importante, pois coloca a população em sintonia com o poder público e, com isso, conseguimos ajudar as pessoas. No nosso caso, é mais importante a prevenção de doenças, para que as pessoas vivam mais e melhor”, destacou o médico.

Juceliany do Carmo promotora de vendas do Instituto Embeleze, destacou o caráter beneficente da iniciativa. “É importante para trazer reconhecimento para a nossa escola, mas principalmente para ajudar as famílias carentes da cidade com serviços gratuitos”, concluiu.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Contagem – por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, de Governo, de Saúde, de Trabalho e Geração de Renda, de Obras e Serviços Urbanos, Fundac, Transcon e Conparq. Também foram parceiros a Clínica Viver Bem, a OAB Contagem, o Instituto Embeleze, a ONG Proteger, a Copasa, a Guarda Municipal, as polícias Militar e Civil, o Samu, o Projeto Filhos de Contagem, Projeto Pão Nosso da Paróquia São Gonçalo, Associação de Diaconia da Pessoa Idosa e Comunidade Evangélica Batalhão de Regate.

13 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *