ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo e Câmara de Contagem promovem Aulão Solidário de Redação para o Enem

11 de outubro, por lorena.carazza

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promove, no próximo dia 23 (segunda-feira), das 9h às 12h, no Plenário da Casa, o primeiro Aulão Solidário de Redação para o Enem. As inscrições podem ser feitas pelo email escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3359-8751.

Como meio de despertar a prática da solidariedade e da cidadania, os participantes do Aulão são convidados a colaborar com entidades assistenciais da cidade, doando um quilo de alimento não perecível, exceto fubá e sal. As doações serão repassadas a entidades que desenvolvam trabalhos sociais em Contagem.

O professor Éverlan Stutz, ministrante do Aulão Solidário, explica que a ação pretende orientar os estudantes de todas as escolas.  Para isso, ele desenvolveu uma metodologia específica, centrada na estrutura do argumento e nas cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com peso de 50% na nota final dos candidatos.

“O Aulão faz uma abordagem muito prática das cinco competências, focando, sobretudo no argumento da redação, que é visto por muitos alunos como um bicho de sete cabeças. Vamos tentar desmistificar isso, apontando alternativas, estratégias e práticas para a construção do argumento”, diz.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), um dos responsáveis pela retomada em ritmo acelerado das atividades da Escola do Legislativo, argumenta que a iniciativa é uma maneira de aproximar ainda mais o cidadão contagense do Legislativo. “Sempre nos preocupamos em ir além dos muros da Casa. A Câmara precisa estar presente no dia a dia das pessoas, de todas as maneiras possíveis, e esta é uma oportunidade única de cumprimos nosso papel social”, destaca.

O diretor da Escola do Legislativo, vereador Léo Motta (PSDC), ressalta que ao firmar uma parceria como esta, ela cumpre sua missão institucional “ao mesmo tempo em que constrói cidadania, gera oportunidades para os jovens do Município na conquista de sua formação acadêmica e amplia os horizontes de muitas famílias”.

O projeto do Aulão, desenvolvido pelo professor Éverlan, já ocorreu em outros municípios em anos anteriores, como na cidade de Ouro Preto, onde os alunos gostaram tanto da iniciativa e colheram tão bons resultados, que o professor acabou recebendo uma homenagem na Câmara Municipal. “Foi extremamente gratificante esse reconhecimento por parte da comunidade, fico lisonjeado, mas a alegria maior mesmo e ver nossos alunos conquistando uma boa nota e a tão sonhada vaga em uma universidade pública.  Como professor, conheço muito de perto as lutas e os sonhos destes estudantes, e isso, foi a minha inspiração, o subsídio para a elaboração desse projeto”, diz.

A iniciativa, segundo ele, chega para somar ao trabalho já desenvolvido anteriormente por outros tantos professores. “A proposta é agregar, ser mais um tijolinho no desafio gigante da construção do conhecimento necessário para se fazer uma boa prova, uma boa redação, com qualidade e tranquilidade.  Estamos aqui para dar mais este impulso, abrir mais uma fresta na travessia para o futuro de todos eles. O País está precisando muito de seus novos talentos”, enfatiza.

 

 

Serviço:

Aulão Solidário de Redação para o Enem

Data: 23 de outubro (segunda-feira)

Horário: de 9 às 12 horas

Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Contagem

Endereço: Praça São Gonçalo,18 – Centro

Informações e inscrições pelo e-mail escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br

Tel: (31) 3359-8751

Realização: Câmara Municipal de Contagem e Escola do Legislativo

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem