A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promove, no próximo dia 23 (segunda-feira), das 9h às 12h, no Plenário da Casa, o primeiro Aulão Solidário de Redação para o Enem. As inscrições podem ser feitas pelo email escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3359-8751.
Como meio de despertar a prática da solidariedade e da cidadania, os participantes do Aulão são convidados a colaborar com entidades assistenciais da cidade, doando um quilo de alimento não perecível, exceto fubá e sal. As doações serão repassadas a entidades que desenvolvam trabalhos sociais em Contagem.
O professor Éverlan Stutz, ministrante do Aulão Solidário, explica que a ação pretende orientar os estudantes de todas as escolas. Para isso, ele desenvolveu uma metodologia específica, centrada na estrutura do argumento e nas cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com peso de 50% na nota final dos candidatos.
“O Aulão faz uma abordagem muito prática das cinco competências, focando, sobretudo no argumento da redação, que é visto por muitos alunos como um bicho de sete cabeças. Vamos tentar desmistificar isso, apontando alternativas, estratégias e práticas para a construção do argumento”, diz.
O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), um dos responsáveis pela retomada em ritmo acelerado das atividades da Escola do Legislativo, argumenta que a iniciativa é uma maneira de aproximar ainda mais o cidadão contagense do Legislativo. “Sempre nos preocupamos em ir além dos muros da Casa. A Câmara precisa estar presente no dia a dia das pessoas, de todas as maneiras possíveis, e esta é uma oportunidade única de cumprimos nosso papel social”, destaca.
O diretor da Escola do Legislativo, vereador Léo Motta (PSDC), ressalta que ao firmar uma parceria como esta, ela cumpre sua missão institucional “ao mesmo tempo em que constrói cidadania, gera oportunidades para os jovens do Município na conquista de sua formação acadêmica e amplia os horizontes de muitas famílias”.
O projeto do Aulão, desenvolvido pelo professor Éverlan, já ocorreu em outros municípios em anos anteriores, como na cidade de Ouro Preto, onde os alunos gostaram tanto da iniciativa e colheram tão bons resultados, que o professor acabou recebendo uma homenagem na Câmara Municipal. “Foi extremamente gratificante esse reconhecimento por parte da comunidade, fico lisonjeado, mas a alegria maior mesmo e ver nossos alunos conquistando uma boa nota e a tão sonhada vaga em uma universidade pública. Como professor, conheço muito de perto as lutas e os sonhos destes estudantes, e isso, foi a minha inspiração, o subsídio para a elaboração desse projeto”, diz.
A iniciativa, segundo ele, chega para somar ao trabalho já desenvolvido anteriormente por outros tantos professores. “A proposta é agregar, ser mais um tijolinho no desafio gigante da construção do conhecimento necessário para se fazer uma boa prova, uma boa redação, com qualidade e tranquilidade. Estamos aqui para dar mais este impulso, abrir mais uma fresta na travessia para o futuro de todos eles. O País está precisando muito de seus novos talentos”, enfatiza.
Serviço:
Aulão Solidário de Redação para o Enem
Data: 23 de outubro (segunda-feira)
Horário: de 9 às 12 horas
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Contagem
Endereço: Praça São Gonçalo,18 – Centro
Informações e inscrições pelo e-mail escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br
Tel: (31) 3359-8751
Realização: Câmara Municipal de Contagem e Escola do Legislativo
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...