Alex Chiodi (Solidariedade) foi eleito, por unanimidade, presidente do Legislativo para o biênio 2021/2022.
A Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta sexta-feira (01/01), a cerimônia de posse dos 21 vereadores da 19a Legislatura (2021/2024), da prefeita Marília Campos e do vice-prefeito Ricardo Faria.
Seguindo as medidas recomendadas de prevenção à Covid-19, a solenidade teve público restrito, e foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook. O deputado estadual Professor Irineu e o deputado federal Leo Motta estiveram presentes, prestigiando seus respectivos filhos, Daniel do Irineu (PP) e Abne Motta, empossados como vereadores de Contagem.
Na ocasião, foi realizada também a eleição da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2021/2022. A única chapa concorrente foi eleita por unanimidade pelos parlamentares. Presidida pelo vereador Alex Chiodi (Solidariedade), é composta, ainda, por Zé Antônio do Hospital (PT) como 1o vice-presidente, Glória da Aposentadoria (PSDB) como 2a vice-presidente, José Carlos Gomes (Avante) como 1º secretário, e Pastor Itamar (PSC) como 2º secretário.
Após a posse dos vereadores e da mesa diretora, Carlin Moura (PDT) quebrou o protocolo para enaltecer o papel do Legislativo Municipal no desenvolvimento das políticas públicas e destacou a composição da 19a Legislatura. “O vereador Alex Chiodi vai presidir uma Câmara Municipal que tem a maior bancada feminina dos últimos anos, com a maior composição de negros e negras da história de Contagem, na qual tenho a honra de representar a pessoa com deficiência, e que tem grande representação da juventude”.
O vereador ressaltou a expectativa por ações da nova administração municipal em relação ao enfrentamento à pandemia da Covid-19. E aproveitou para já solicitar a formação de uma comissão parlamentar com o objetivo de debater ações de defesa civil para minimizar os impactos das chuvas no município. O pedido foi prontamente atendido pelo presidente Alex Chiodi, que prometeu criar a comissão já na próxima semana, além de nomear vereadores para acompanhar as políticas e ações municipais de combate ao novo coronavírus.
Posse do Executivo
Após os vereadores, foi a vez da prefeita Marília Campos (PT) e do vice-prefeito Ricardo Faria (MDB) serem empossados na Câmara Municipal.
O novo presidente do Legislativo abriu os trabalhos agradecendo a Deus por sua eleição, cumprimentou cada um dos vereadores e lembrou sua mãe, Maria José Chiodi, “primeira mulher a presidir a Câmara de Contagem”. Em seguida, ressaltou a necessidade de parceria entre os poderes para lidar com os desafios que a cidade enfrenta e dar as respostas que a população precisa.
“A Câmara tem e terá papel fundamental. Terá uma parceria grande com a Prefeitura, mas não se omitirá em cobrar e fiscalizar, para que possamos alcançar todos os objetivos que, tenho certeza, são os mesmos de sua gestão. Esta Casa irá ajudar a construir políticas públicas importantes, necessárias e que realmente atinjam as expectativas da nossa população”, disse Chiodi.
De acordo com o parlamentar, é hora de deixar as disputas eleitorais para trás e pensar no futuro. “Não tenho dúvidas de sua capacidade, Marília, e de que o vice-prefeito Ricardo terá um papel fundamental nessa gestão. E não tenha dúvidas de que os 21 vereadores torcem pelo sucesso de seu governo, pois o sucesso de sua gestão é o sucesso do povo de Contagem”, completou Chiodi, acrescentando que “há temas a serem debatidos, como o IPTU, o retorno presencial das aulas, obras em andamento, entre outros”.
Em seguida, Ricardo Faria agradeceu a confiança dos eleitores e de Marília Campos e enalteceu a trajetória da prefeita, assim como suas características. Em sintonia com Chiodi, propôs “um pacto social pela nossa cidade”.
A chefe do Executivo, por sua vez, agradeceu à Justiça Eleitoral e às polícias, bem como a todos os candidatos do pleito de 2020, enaltecendo a bancada feminina da Câmara. Marília falou ainda da honra e orgulho em assumir, pela terceira vez, a terceira maior economia do Estado.
“Tenham a certeza de que vou trabalhar de forma incansável para que a nossa cidade se reencontre com ela mesma e volte a ser, como repetimos várias vezes durante a campanha, feliz de novo. Apesar da crise econômica e sanitária que atravessamos, estou otimista, pois acredito em nossa gente e na soma dos nossos esforços para vencer os obstáculos e enfrentar a pandemia de forma firme, coerente e atenta aos avanços da ciência”, destacou a prefeita.
Em seu discurso, Marília Campos se comprometeu a potencializar as ações para aquecer a economia e gerar empregos, reforçar a transparência e a participação popular, e governar para toda a população de todas as regiões.
Após a posse, em solenidade na Prefeitura de Contagem, Marília Campos, acompanhada de seu vice e do presidente da Câmara, anunciou seu secretariado e reafirmou o desejo de caminhar em parceria com Legislativo.
Vereadores eleitos para a 19a Legislatura
Até a próxima terça-feira, 30 de junho, a fachada do prédio da Câmara Municipal de Contagem estará iluminada de azul. A iniciativa tem relação com ...
Projeto de recomposição salarial para os procuradores pode entrar na pauta do Legislativo nas próximas semanas. Os vereadores de Contagem recebera...
Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 067/2026, que institui diretrizes para incentivar a participaçã...