ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Setembro Amarelo: Conheça as leis de atenção à saúde mental em Contagem

1 de setembro de 2025, por Leandro Perché

A depressão e outros problemas de saúde mental tiram a vida de mais de 700 mil pessoas todos os anos no mundo, segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que uma pessoa morra por suicídio a cada 45 minutos, números que reforçam a urgência de ampliar o diálogo sobre o tema. Com esse objetivo, em 2015, foi criada a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

A cor amarela foi escolhida em alusão à história de Mike Emme, um jovem norte-americano que, aos 17 anos, tirou a própria vida em 1994. Após sua morte, familiares e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio a quem pudesse estar em sofrimento. A ação se transformou em símbolo mundial de esperança e incentivo à vida, dando origem ao movimento que, atualmente, mobiliza governos, instituições e sociedade civil em diversos países.

No Brasil, ao longo do mês de setembro, monumentos e prédios públicos recebem iluminação amarela, incluindo a Câmara Municipal de Contagem, e diversas atividades são realizadas para estimular a conversa franca sobre saúde mental. Palestras, rodas de conversa e campanhas em escolas e locais de trabalho buscam desmistificar o suicídio, combater o preconceito e mostrar que pedir ajuda é fundamental. O objetivo é quebrar o silêncio que ainda cerca o tema e criar uma rede de apoio acessível a quem mais precisa.

Especialistas reforçam que a escuta atenta e o acolhimento podem salvar vidas. Procurar profissionais de saúde, manter vínculos afetivos e identificar sinais de sofrimento psíquico são passos essenciais para a prevenção. O Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua há mais de 60 anos no Brasil, oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia. O Setembro Amarelo lembra, assim, que cuidar da saúde mental é um ato de responsabilidade coletiva e que sempre existe saída para além da dor.

Legislação

Em Contagem, a Lei 5298/2022, originária de um projeto do vereador Daniel Carvalho (PSD), instituiu a campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio em âmbito municipal. Mas, mesmo antes da aprovação desse projeto, o tema já vinha sendo amplamente debatido na Câmara Municipal, com o desenvolvimento de políticas públicas de cuidado à saúde mental e ações de conscientização nas escolas e outras instâncias.

Confira outras leis voltadas para o cuidado com a saúde mental aprovadas pela Câmara de Contagem nos últimos anos:

  • Lei 5150/2021 – Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto.
  • Lei 5296/2022 – concessão de auxílio alimentação para os servidores plantonistas dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
  • Lei 5275/2022 – Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.
  • Lei 5312/2022 – Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Depressão.
  • Lei 5376/2023 – Política Municipal de Saúde das Mulheres.
  • Lei Complementar 349/2023 – reajuste salarial de psicólogos e assistentes sociais.
  • Lei Complementar 365/2023 – aumento do quantitativo de vagas de psicólogo e assistente social na rede pública.
  • Lei 5495/2024 – Campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização do Transtorno de Ansiedade e da Síndrome do Pânico.
  • Lei 5586/2025 – “Maio Furta-Cor”, que terá como objetivos a conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

Veja mais notícias

Projeto amplia proteção dos animais contra abandono temporário

Foi aprovado em Plenário, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 418/2025, de autoria do vereador Léo da Academia (PDT), que proíbe o aband...

23 de junho, por Lorena Carazza

Câmara forma mais uma turma de Libras

Formar para incluir. Com esse princípio, a Câmara de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, promoveu mais uma edição do curso Libras Comunica...

23 de junho, por Marco Túlio de Sousa

CCJ da Câmara recebe PGM para discutir Programa de Residência Jurídica

Os vereadores receberam, na manhã desta sexta-feira (19/06), representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) na Presidência da Câmara. O en...

22 de junho, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem